Home / Ceará / Trairi

Trairi

O município de Trairí está a uma distância de 124,5 km da capital Fortaleza, possui atualmente uma população de 44.527 habitantes. Sua principal economia é o plantio de coco, que ocupa 50% da área total do município que possui  belíssimas praias.

Com 36 quilômetros divididos em quatro praias, o município de Trairi é um dos pontos mais atraentes do litoral cearense. As praias são Guajiru, Fleicheiras, Emboaca e Mundaú, todas com acesso fácil e infra-estrutura compatível com o lugar, que preserva suas características rústicas para manter o ambiente natural de colônia de pescadores. É fácil percorrer o caminho ecológico que une as praias, por via asfaltada, e escolher a melhor pousada para ficar em harmonia com a natureza. É um destino para românticos, ecologistas ou pessoas que querem apenas descansar num lugar calmo.

Vive-se o dia intensamente e curte-se a noite da melhor forma: numa rede na varanda, contemplando a lua ou contando as estrelas em total calmaria.Trairi fica no litoral oeste do Ceará, a 120 quilômetros de Fortaleza. Um litoral com recorte singular, englobando enseadas, manguezais, foz de rio e fauna onde se destacam pássaros exóticos. O cenário oferece dunas branquíssimas, lagoas de águas límpidas e coqueiral.

As praias são ligadas por via asfaltada e podem ser curtidas sem grandes deslocamentos ou longos períodos de permanência. Na chegada ao litoral do Trairi, a estrada se divide em duas. À esquerda ficam as praias de Emboaca e Mundaú. À direita, estão Fleicheiras e Guajiru. O ambiente é de plena harmonia com a natureza, habitado por gente simples e hospitaleira.

Quem já conhece as praias do Trairi garante: vale a pena desbravar a região, em especial nas férias, com tempo de sobra para se divertir ou simplesmente descansar. Trairi é um dos lugares do mundo que se encontra mais próximo do Equador e por isto ainda oferece aos seus habitantes menor amplitude térmica, durante todo o ano, com sua temperatura variando de 24° C a 32° C. Por este motivo é um município bastante procurado, tanto pelo turista europeu como também pelo turista vindo do sul do País.

■ PONTOS TURÍSTICOS

APA do Estuário do Rio Mundaú
A APA do Estuário do Rio Mundaú, unidade de conservação de uso sustentável, criada por meio do DECRETO Nº 24.414, de 29 de março de 1999, abrange uma área de 1.596,37 hectares e localiza-se na divisa dos Municípios de Trairi e Itapipoca, na costa oeste do Estado do Ceará, a aproximadamente, 165 Km de Fortaleza. O acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela CE 085 (Estruturante) e a seguir pela Rodovia CE 163.

O Estuário do Rio Mundaú é um local de extrema beleza cênica, onde começa a se formar a planície flúvio-marinha que tem como vegetação predominante, espécies que compõem o ecossistema manguezal.

As dunas desta área apresentam feições de barcanas (formato de meia lua) com altura variando de 10 a 15 metros, onde se tem uma visão panorâmica privilegiada do oceano, da foz do rio, das próprias dunas, da vegetação e do pôr do sol e propicia a formação de lagoas compondo uma belíssima paisagem.

■ PRAIAS

Praia de Fleixeiras
O grande atrativo são as piscinas naturais formadas pelos arrecifes em maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada. O mar calmo se alia ao vento constante e oferece as condições ideais para a prática de esportes náuticos, em especial o windsurf.

O turista pode aproveitar a presença na praia para subir as dunas e apreciar o visual, além de descobrir pequenas e grandes lagoas no meio do areal. Fleixeiras tem mar calmo e vento constante que favorece a prática de esportes náuticos. Outra opção são os passeios de jangadas e paquetes. Com maré baixa, há formação de piscinas naturais, ideal para um banho de mar tranqüilo. Para variar a diversão, há passeios orientados por trilhas ecológicas. As dunas são um convite à contemplação do pôr-do-sol.

Praia de Mundaú
O paraíso pode estar mais perto do que se imagina. A 140 km de Fortaleza, e a apenas 17 km do centro da cidade de Trairi, no litoral oeste do Ceará, está a praia de Mundaú. Ali, a natureza promoveu um encontro de rara beleza: a união entre o rio e o mar, as dunas e os coqueirais. Mundaú é um lugarejo que nasceu da pesca.

O distrito de Trairi cresceu, ganhou movimentação turística, mas não perdeu o ar pacato. Um passeio de barco pelo rio Mundaú é uma boa maneira de conhecer as belezas da região. Quem preferir, pode passear de carro e contemplar de perto as lagoas e a vegetação que acompanha o litoral. Pode admirar a grandiosidade das dunas e, quem sabe, desvendar alguns mistérios da natureza. Em Mundaú, as belezas estão por toda parte e, em meio aos nativos da região, tem sempre alguém disposto a falar do lugar, a revelar os encantos de uma das praias mais bonitas do Ceará.

Praia de Guajiru
Praia a apenas 18 km do centro da cidade de Trairi, por estrada asfaltada e de excelente qualidade. Com vasta faixa de areia e emoldurada por verdejante coqueiral. O lugar é ideal para o lazer de famílias. Pode-se passear pelas dunas brancas. Com o apoio dos pescadores, é possível realizar pesca artesanal. O turista pode aproveitar para conhecer o trabalho dos artesãos de Guajiru, que inclui belas peças para decoração de ambientes diversos.

Em Guajiru, a sensação é de que o tempo parou. A combinação natural de areia e coqueiros não só enche os olhos como liberta o corpo dos hábitos urbanos. É gostoso caminhar na praia com os pés descalços, curtindo a imensidão da paisagem.

Praia da Emboaca
Excelente praia a apenas 10 km do centro da cidade de Trairi, por estrada asfaltada e de qualidade. Contando com diversas pousadas. Habitada em sua maioria por pescadores.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Rodoviário – Saindo de Fortaleza há duas opções: a primeira é pegar a CE-085 (128 km). Chegando até Caucaia, continuar em frente até chegar na CE-163, em Trairi. Depois completar os 14 km até a praia. A segunda opção é pegar a BR-222. Quando passar o município de São Luís do Curu, entrar à direita na CE-163 e seguir em frente.

De Ônibus:
n/d

De Avião:

n/d


■ MAPA DA REGIÃO