Home / Destinos pelo Brasil / São Mateus

São Mateus

O segundo município mais antigo do estado do Espírito Santo, a cidade de São Mateus foi onde os primeiros colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil por volta de 1544, travaram sangrentas batalhas contra os Índios que habitavam a região. Período histórico que o município passou deixando um casario colonial e igrejas bastantes preservadas. Até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil.

Hoje sua economia é baseada na exploração de Petróleo que década de 1970, foram descoberto vários campos de petróleo em seu rico litoral.

A cidade está situada ao norte do Estado e 220 Km da capital Vitória, hoje possui pouco mais de 100 mil habitantes. Com praias belíssimas e a mais famosa chamada de praia de Guriri, onde na época do Carnaval torna-se o principal balneário do município, e um dos mais animados do estado e recebendo muitos turístas do estado de Minas Gerais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Porto de São Mateus
Situado na parte baixa de São Mateus, possui prédios do final do séc. XVIII, em estilo Colonial Civil Português. O andar térreo era destinado ao comércio e o andar superior para moradia dos proprietários.

O porto de São Mateus representa a pujança e importância deste para a região, pois através dele se faziam os transportes de carga para Salvador, Vitória e Rio de Janeiro, de tudo o que era produzido na região. Vale a pena visitar.

Museu Histórico
A antiga Casa de Câmara e Cadeia, sua construção data de 1764. Na parte superior ficava a sede da câmara e, na inferior a cadeia. O pelourinho ficava nas proximidades. A cadeia ficou ali instalada até metade do século XX e a sede municipal, até a década de 1980. O Museu Histórico está ali alojado desde 2001, lá podem ser encontradas urnas funerárias de cerâmica de origem tupi, documentos e móveis de época.

Ruína da Igreja Velha
Situada na praça Anchieta, Centro, a Igreja Velha é uma ruína da que seria a maior igreja do município. Por falta de recursos do tesouro municipal, a Câmara decidiu, paralizar a obra e aplicar o dinheiro no término da reforma da Igreja Matriz de São Mateus. Em sua construção foram usadas pedras que serviam de lastro nas embarcações, óleo de baleia e cal.

Igreja Matriz
Localizada na praça municipal, centro, foi construída pelos jesuítas antes de 1764. Depois de um incêndio no altar-mor , em 1949, um novo altar foi construído nos moldes do anterior. Sob a torre, está localizado o túmulo de Dom José davit, primeiro bispo de São Mateus.

Igreja de São Benedito
Construção jesuítica localizada n praça com o mesmo nome, no Centro.adata provávelde sua construção e do início do século XVIII. Até o final do séc.XIX era chamada de capela de Nossa Senhora do Rosário. No sécuo XX passou a ser conhecida como Igreja de São Benedito. Nesta igreja são realizadas celebrações afros, sendo a mais importnate a do dia 27 de de dezembro, feriado municipal.

■ PRAIAS

Praia de Guriri
Guriri (cujo significado é côco pequeno) está localizado a 12 Km de São Mateus, tem como via de acesso a rodovia Othovarino Duarte Santos.

Guriri é frequentada por milhares de turistas que que vem todas as partes do país, sendo o seu carnaval um dos mais animados do Espírito Santo. Nas marés baixas formam-se em sua extensão, grandes piscinas naturais.

Praia da Barra Nova
À 25 km de Guriri está a praia de Barra Nova, um dos mais belos locais da costa mateense. Pode-se chegar à Barra Nova indo pela estrada do Ranchinho (estrada à direita, depois da ponte do rio Marirucu ). A estrada tem cobertura de barro. Com maré baixa também é possível ir de bugre pela beira da praia de Guriri; Outra opção é eguir de canoa pelos manguezais da localidade de Nativo.

Barra Nova possui uma característica peculiar: a formação de pedras que favorecem a produção de sururu. Também são encontrados peixes e mariscos em abundância. Em Barra Nova pode-se encontrar inúmeros, bares pousadas para seu decanso e lazer.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
São apenas 215 km, em 2 horas 47 minutos de duração, saindo da capital Vitória pela seguindo pela BR-101 até a cidade de São Mateus.

De Ônibus:
Rodoviária São Mateus – ES
End.: Rua Dr. Arlindo Sodré, 267
Tel.: (27) 3763-2454
Empresa de Ônigus: Aguia Branca – www.aguiabranca.com.br

De Avião: 
Aeroporto Tancredo de Almeida Neves, é o segundo maior aeroporto do Espírito Santo.


■ MAPA DA REGIÃO