Home / Destinos pelo Brasil / Rondonópolis

Rondonópolis

Rondonópolis se localiza no vale do rio São Lourenço, à leste do Estado e com população de 222.316 mil habitantes. Está localizada estrategicamente no entroncamento das Rodovias BR-163 e BR-364. É a ligação entre as regiões norte e sul do país. Por estas vias são transportadas toda a produção agrícola e industrial para os grandes centros metropolitanos e portos do Brasil.

A cidade é rica em belezas naturais, é conhecida nacionalmente pelo seu excelente desempenho agropecuário, que lhe garante a liderança do ranking de exportações do estado.

Com uma importante localização geográfica, a cidade tem na industrialização um novo salto de crescimento. Hoje, a diversificação de segmentos industriais tem gerado títulos importantes para o município: maior pólo de esmagamento, refino e envaze de óleo de soja do Brasil, maior pólo misturador de fertilizante do interior brasileiro, maior produção estadual de ração e suplementos animais, frigoríficos com padrões internacionais e prepara-se para se consolidar como um dos principais pólos têxteis do centro-oeste, através do incentivo e investimento na indústria de tecelagem e confecções. Mais recentemente, Rondonópolis começa a receber investimentos no setor de metalurgia.

O turismo de Rondonópolis é movimentado pelo agronegócio e suas feiras agropecuárias como a Agrishow Cerrado, que acontece em abril e a Exposul, atraem milhares de pessoas de todo o Brasil para o município.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz Paróquia Sagrado Coração de Jesus
A construção atual foi coordenada pelos freis franciscanos alemães, que iniciaram as atividades na Paróquia. A sua pedra fundamental foi lançada por volta do final de 1963. A arquitetura, ainda hoje arrojada, é inspirada na cultura alemã, tendo o formato de uma barca. Antes dela, houve dois outros templos mais humildes no local. Um crufixo com Cristo negro, ganho pelos freis e vindo do exterior, é uma das particularidades do seu interior. Os vitrais coloridos na parte da frente dão um destaque ao templo. É a primeira paróquia da cidade, sendo localizada na Rua Arnaldo Estevan, Centro.

Templo Metodista
A construção do templo atual, em estilo gótico e inspirada nos tradicionais templos europeus, foi iniciada em 1986. O reverendo Nicanor Lopes e o leigo José Antônio Martins Sanchez foram os idealizadores da obra, que levou nove anos até sua conclusão, sendo inaugurada em 1995. É um majestoso edifício com capacidade para 500 pessoas, adornado com dezenas de vitrais artísticos que contam histórias bíblicas. É um espaço amplamente usado pela comunidade de Rondonópolis para cultos, casamentos, formaturas e solenidades cívicas.

Parque Estadual Dom Osório Stoffel
O parque criado em 2002, possui área de 6.422, que protege uma região que abrange tanto a nascente como a calha do rio Ponte de Pedra até seu encontro com o rio Vermelho, no município de Rondonópolis. O parque é rico em rios, cachoeiras e animais silvestres, além de ser considerado um berçário para a reprodução de peixes durante a piracema.

RPPN Parque Ecológico João Basso
Localizado no Parque Ecológico João Basso, uma área de preservação particular, consiste num complexo rochoso com milhares de anos de processo de formação. O parque possui inúmeras cachoeiras, furnas, grutas e cerca de 90 sítios arqueológicos. Este complexo está em processo de pesquisa com missões franco-brasileiras. As inscrições e desenhos rupestres datam quatro mil anos e recentemente foi identificado o sítio arqueológico “Caverna do Cipó”, local que detém enterramentos históricos que estão sendo catalogados. O Rio Ponte de Pedra, que corta o parque, é uma atração à parte.

Cidade de Pedra é um dos atrativos existentes na RPPN Parque Ecológico João Basso, e consiste num complexo rochoso com cerca de mil hectares. O local, também denominado de selva de pedra, tem a formação mais peculiar e conhecida do município, com formações de cerca de 100 m de altura.

Casario/Parque das Águas
Nessa região foi iniciado o povoamento da cidade no século XX. O Casario e o Parque das Águas fazem parte hoje de um conjunto de atrativo turístico, ambos localizados no Cais. Localizado às margens do Rio Vermelho, o Casario existe no município desde o ano de 1930, porém, como complexo histórico cultural, foi inaugurado no dia 10 de dezembro do ano de 2004 em memória a Marechal Rondon. A primeira parte do Parque da Águas foi inaugurado ano passado, contando com ampla área de lazer, como quadras esportivas, pista de caminhada e de skate.

Horto Florestal
O horto florestal, com 17,3 hectares, é uma área verde localizada na região central de Rondonópolis, sendo uma excelente alternativa para quem não quer sair da cidade para desfrutar de um local cercado pela natureza. O horto dispõe de pista de cooper de 1,6 mil metros de extensão, ao seu redor, e uma trilha ecológica com 2,4 mil metros de extensão, percorrendo o interior da mata, além de aparelhos de ginástica, banheiros, parque para as crianças e quiosque. Muitos animais vivem no local. É um local em que a população conta para usufruir de bons momentos de contemplação e calma, em contato com a natureza.

Estádio Luthero Lopes/UNI-GRÃO
É palco do maior clássico de futebol de Mato Grosso, o UNI-GRÃO, jogo no qual se confrontam os dois principais times da cidade: União e Tigrão. O estádio é proveniente de um permuta feita com uma empresa, no qual o município deu a área do antigo estádio. Em contrapartida, a empresa deu ao município o novo estádio, com capacidade para cerca de 16,5 ,mil torcedores. O estádio foi inaugurado no ano 2000, numa partida entre o Grêmio (RS), contra o União, valendo pela Copa do Brasil. O time gaúcho venceu por 4 a 0, tendo como Ronaldinho Gaúcho o autor do primeiro gol no novo estádio. O clássico, por si, só, faz do local especial para cidade.

Praça Brasil/Ipê Amarelo
A Praça Brasil é a mais cuidada de Rondonópolis, sendo uma das primeiras áreas de lazer da cidade. O local, palco de festas, movimentos, jogos, entre outros, foi motivo de recomendação de tombamento, devido ao seu valor histórico da área para o Patrimônio de Rondonópolis. Dentre as recomendações para o tombamento da praça está o Ipê Amarelo que, desde a década de 70, encanta a população rondonopolitana e seus visitantes. A sua florada é uma atração à parte. Foram inclusos como uma única opção por estarem muito próximos um dos outros e, dessa forma, muitas pessoas acabam associando um local ao outro.

Rio Vermelho
O rio Vermelho, é o principal rio do município. Faz parte da história da cidade, já que Rondonópolis iniciou seu povoamento a partir das suas margens. É este rio, que deságua no Pantanal, que abastece de água grande parte da população, que os pescadores profissionais tiram seu sustento e que pescadores amadores se divertem com a pesca esportiva. O rio é motivo de eventos ecológicos para sua preservação, bem como utilizado por parte da população para o desenvolvimento de atividades náuticas e contemplação.

Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias
O parque possui uma área cercada, urbanizada e asfaltada de 500 mil m², com 5,5 mil m² de curralama calçada e piquetada em ferro galvanizado, capaz de receber mais de 3,5 mil animais. A isto somam-se cinco pavilhões de baias cobertas para bovinos de elite e leite e, mais dois, para eqüinos e pequenos animais. É um dos maiores e mais estruturados do Brasil. Já sediou a Exposição Internacional do Nelore, a Expoinel. É sede da Exposul, a maior festa popular da cidade, e da Agrishow Cerrado, que se figurou como uma das principais feiras agrícolas do Brasil.

Caiçara
É um dos maiores e mais estruturados clubes da Região Centro-Oeste do Brasil, possuindo em torno de 1600 sócios. Fundado em 23 de fevereiro de 1979, por um grupo de 21 idealizadores/fundadores, o Caiçara Tênis Clube é hoje uma opção de lazer com qualidade de vida, distribuído numa área de 70.000 m², dividida entre piscinas, parquinho aquático Infantil, campos de futebol, quadras poliesportivas, quadra de tênis, quiosques, pista de caminhada, academia, sauna, moderno salão de festas, amplo estacionamento e muito verde.

Shopping/Av. Rotary Internacional
O Rondon Plaza Shopping, o maior do interior de Mato Grosso, foi fundado em 07 de maio de 2001. Atualmente, conta com uma área construída de 21 mil m², com um fluxo médio de 150 mil pessoas por mês. Ao todo, 439 empregos diretos são gerados. É um dos principais centros de lazer, diversão e compras da região, com suas lojas, área de alimentação, quiosques, três salas de cinema e supermercado. O canteiro central da Avenida Rotary Internacional, que dá acesso ao Shopping, passou por recente processo de arborização, recebendo mudas de coqueiros em sua extensão.

■ COMO CHEGAR

De Carro:

MT 130 – Rondonópolis / Poxoréo / Primavera do Leste; MT 270 – Rondonópolis / São José do Povo / Guiratinga; BR 364 – Rondonópolis / Pedra Preta / Brasília / Uberlândia e Rondonópolis / Jaciara / Cuiabá; BR 163 – Rondonópolis / Itiquira /Campo Grande / São Paulo

De Ônibus:
N/D

De Avião:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO