Home / Ceará / Caucaia

Caucaia

Caucaia está a 30 km de Fortaleza, é umas das maiores cidades do Nordeste com 325 mil habitantes, suas praias estão entre as mais freqüentadas do estado, quer pelas suas amenas e límpidas águas do atlântico sul, quer pelas suas dunas de areia fixas e móveis, seus coqueirais, mangues e lagoas naturais que fazem deste lugar um paraíso de beleza indescritível. Sua natureza exuberante favorece aos esportes de aventura.

O centro histórico de Caucaia, é bastante visitado pela sua arquitetura antiga e peculiar. O turismo é uma importante fonte de renda devido os atrativos naturais, arquitetura colonial, cultura indígena e locais de peregrinação que atraem milhares de turistas todos os anos. 

■ PONTOS TURÍSTICOS

Lagoas do Cauípe
As duas Lagoas que formam o complexo do Lagamar do Cauípe e inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe, protegendo 1.884 hectares e são formadas pela pelas águas do rio Cauípe, sendo a menor lagoa e mais próxima do mar a mais procurada pelos praticantes de windsurf e kitesurf, onde possui uma pequena vila de pescadores. As dunas móveis na margem direita do rio, as dunas fixas na margem esquerda e o sangradouro do rio em direção à costa atrai muitos visitantes, principalmente nos finais de semana.

■ PRAIAS

Praia dos Dois Coqueiros
De acesso fácil pela capital, passando pela ponte do rio Ceará, com faixa de areia mais larga e com muitas pedras na água, No canto direito da praia, na foz do rio, fica uma grande quantidade de barracas que vendem desde peixe até lanches.

Praia de Iparana
A praia é famosa por suas piscinas naturais formadas pelas pedras que protegem avanço do mar e possui poucas dunas, sendo muito procurada por turistas devido ao SESC Iparana.

Praia do Pacheco
Praia com diversas casas de veraneio, sendo algumas debruçadas ao mar e não possui estrutura turística no local. Faixa de areia bem estreita e com muro de pedras fazendo a divisão e proteção da praia e casas locais.

Praia de Icaraí
Praia de grande extensão com 9 Km de orla com areias brancas, coqueiros e algumas lagoas. Sua praia possui ondas fortes sendo ideal para a prática de surf e abriga diversos condomínios residenciais e casas de veraneios.

Praia da Tabuba
Esta praia possui dunas e muitos coqueiros em seu litoral, cortada por muitos córregos que formam a Lagoa de Parnamirinzinho. É separada das outras praias pelo rio Barra Nova.

Praia do Cumbuco

Divulgação / Gov. do Ceará

Excelente local para a prática do Windsurf, praia de areias brancas, fofas e com muitas dunas sendo uma das mais frequentadas do município. Possui grande infraestrutura com restaurantes e bares, também abriga a Lagoa do Banana e a de Parnamirim.

Praia da Barra do Cauípe
É a última praia e mais deserta de Caucaia, possui diversas dunas e coqueiros, onde encontra-se a foz do rio Cauípe que após formar a segunda lagoa, deságua no mar.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A cidade está bem próxima da capital Fortaleza, acesso ao centro do município pela Av. Mr. Hull – Pista Central, trajeto com 15,2 km e 23 min de duração.

Para acessar as praias o acesso pela Av. Leste – Oeste passando pela ponte do rio Ceará já chegando na Av. Ulisses Guimarães pela orla de Caucaia, trajeto com 17,5 km e 27 min de duração.

De Ônibus:
Melhor opção pegar ônibus até o Terminal Rodoviário de Fortaleza e pegar ônibus da empresa Vitória até Caucaia.
Rodoviária Engenheiro João Thomé – Fortaleza
Endereço: Av. Borges de Melo, 1630 – Fátima / Fortaleza – CE
Tel (85) 3230-1111

De Avião:
O aeroporto mais próximo é o da capital Fortaleza com vôos vindos de todo Brasil e Exterior.
Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza
Endereço: Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000 – Bairro Serrinha – Fortaleza/CE
CEP: 60.741-900
Tel.: (85) 3392-1200

■ MAPA DA REGIÃO