Home / Ceará / Aracati

Aracati

Aracati é cercada de belezas naturais, seu litoral é famoso no mundo inteiro principalmente pela internacionalmente conhecida praia de Canoa Quebrada, atraindo turistas do mundo inteiro. Além de seu litoral a cidade possui um conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, testemunho da época em que o porto natural recebia comerciantes portugueses e de outros estados brasileiros em busca da carne de sol.

A beleza das dunas e das falésias faz o pano de fundo perfeito para passar o dia sob o sol, saboreando uma água de coco ou aproveitar uma das noites mais animadas de todo o estado do Ceará, com restaurantes de diversas especialidades internacionais, bares e boates.

Canoa foi descoberta para o turismo nas décadas de 60 e 70 – época em que o local era habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Lá, hippies (a maioria de países europeus) encontraram um lugar quase inacessível, com povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a vila de pescadores com as mesmas casas do passado feitas de barro, onde muitas vezes serviu de hospedagem para os visitantes. De lá pra cá, a região mantém a sua beleza, mas sua estrutura receptiva evoluiu e muito.

As jangadas percorrem o litoral utilizando na pesca artesanal o seu principal sustento e agora também servem aos diversos restaurantes e bares da cidade. Além destas, destaca-se ainda o rio Jaguaribe que passa ao lado da cidade, formando um cenário de belezas encantadoras.

■ PONTOS TURÍSTICOS

O conjunto arquitetônico do Aracati é todo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – (IPHAN). A beleza de suas ruas, casas e sobrados marcam sua importância histórica e artística. Suas construções datam dos séculos XVIII, época do Ciclo do Gado; século XIX ciclo comercial e do algodão, e século XX, ciclo industrial.

Rua da Broadway
Principal rua de Canoa Quebrada, onde possui muita agitação noturna. É na Broadway, que se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local.

Passeios de Bugue
Escolha entre diversos roteiros de passeios de bugue, grande meio de conhecer diferentes praias e também o ateliê dos artistas que fazem as famosas garrafinhas de areias coloridas.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário: É uma construção dos primeiros anos do século XVIII, concluída na segunda metade do século XIX. Segundo o livro da Irmandade do Santíssimo Sacramento, uma capela deu origem à igreja. Era coberta de palha, tinha a fachada de tijolos e as paredes laterais de taipa. Em sua estrutura física encontra-se uma porta central ladeada por duas outras entalhadas a ponta de faca e com almofadas em relevo. Na fachada pode-se observar os sinos, o relógio carrilhão e o registro da data de sua edificação escrita em romanos o ano de 1785. Seu interior é rico em obras de talha e imagens dignas de apreciação. Á sua frente se localiza o grande cruzeiro, com os símbolos dos sofrimentos da paixão.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim
Edificada em 1772, por Pedro Ferreira de Almeida, inaugurada em 1774, por Manuel da Fonseca vigário de Russas. É de grande importância para a cidade, pois é lá que se comemora a cada 1º de janeiro a festa do Senhor do Bonfim, um dos maiores eventos religiosos do município. Sua arquitetura barroca leva uma pintura de azul e branco dando um contraste perfeito. Atrás da Igreja encontra-se o cemitério da Irmandade do Bonfim, o local que durante muito tempo foi reservado às pessoas de grande poder aquisitivo e que pagavam altos preços para serem enterrados dentro das igrejas. Os túmulos foram construídos em mármore da qualidade carrara.

Cruz das Almas
Fundado em 1748 é o espaço urbano mais antigo da cidade. Diz a tradição popular que o mesmo está edificado no lugar onde foram enforcados os primeiros escravos condenados á morte. Em tempos mais recuados nas segundas-feiras, dia das almas, o povo costumava ir rezar terços, fazer novenas e romarias ao monumento. Essas noites eram iluminadas com lanternas multicores e velas dos devotos pagadores de promessas.

Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada
É uma unidade de conservação com 4.000 hectares que pretende regular a exploração e ocupação da região. Sua extensão vai de Porto Canoa à foz do Rio Jaguaribe. A APA inclui as mais variadas paisagens de rio, manguezal, dunas, praias, picos e falésias. Por trás das falésias, as dunas brancas e móveis encontram a vegetação interior. As lagoas e os alagados em meio ao carnaubal e coqueiros complementam a paisagem. A praia fica em frente à pequena enseada situada na base de falésias.

■ PRAIAS

Praia de Canoa Quebrada
Localizada a 12 km da sede do município e está situada sobre falésias avermelhadas de até 30 metros acima do nível do mar e por trás das falésias dunas brancas compõem o lugar, é sede de uma Colônia de Pesca também conhecida pela industria de rendas, labirintos e pela confecção de objetos de tartarugas e aruanãs. Possui bastante infra-estrutura com diversos bares, restaurantes e pousadas.

Praia do Cumbe
Localizado a 14 km da sede do município, este lugar é cercado por mangues, dunas, lagoas e o rio Jaguaribe. Chegando-se a este local de buggy pelas dunas o turista deslumbra-se com uma vista única onde se pode ver ao mesmo tempo mar, dunas, manguezais e o Rio Jaguaribe. A vila dispõe de um pesque-e-pague com restaurantes onde, camarões, peixes, caranguejos, ostras e outros frutos do mar são os pedidos ideais. O local ainda possui banho de chuveirão e piscina natural, alem de uma loja de artesanato em coco, com peças criadas por um artista local premiado em varias exposições. Na região pode visitar criatórios de camarão, atividade predominante na vila.

Praia da Majorlândia
Local ao qual se deve a origem do artesanato em areia colorida. Distante a 12 km do distrito situa-se em meio a denso coqueiral, possui lindas falésias e fontes naturais. Oferece várias pousadas, restaurantes e barracas à beira-mar. Na vila, bonitos artesanatos em areias coloridas e labirintos podem se adquiridos nas lojas de souvenires. Outras atrações imperdíveis são as esculturas gigantes feitas por Toinho de Carneiro, artista da terra. É também ponto de encontro no carnaval para foliões e banda, tendo assim o carnaval de praia.

Praia de Quixaba
A 15 km da sede do município por rodovia pavimento, esta enseada pontilhada de barcos de pesca encantada aos olhos. A vila é um labirinto de areia, onde a surpresa são as fontes de água que nascem no pe da encosta, escorrendo ate o mar. Durante a Semana Santa transforma-se em um imenso teatro ao ar livre para a representação da Paixão de Cristo, um espetáculo imperdível. Nativos e visitantes fazem durante a temporada carnavalesca um batuque de praia.

Praia da Lagoa do Mato
A 20 km da sede do município com acesso através de 6 km em estrada de terra com boa conservação, é considerada uma das praias mais bonitas e tranqüilas do nosso município. Lagoa do Mato ainda guarda toda a cultura da autêntica aldeia de pescadores do Nordeste. Possui restaurante e pousada adaptada ao local.

Praia da Fontainha (Garganta do Diabo e Banho da Toá)
Uma seqüência de falésias esculpidas pelo vento é uma atração do lugar. Fontes naturais de água doce formam canyons de rara beleza. O turista terá oportunidade de encontrar no banho do toá, areias com características esfoliantes, próprias para a limpeza da pele e dos cabelos.

Praia do Retirinho
A 25 km de estrada de terra, possui uma pousada e um restaurante muito simples e rústico, de acordo com o local. Tudo compensado pelo delicioso e refrescante banho em piscina de água doce corrente de frente para o mar. Lugarejo humilde e risonho situado na enseda de Retiro Grande. Os seus moradores vivem da pesca e da agricultura. As suas terras prestam-se admiravelmente ao cultivo da cana de açúcar, do feijão e da mandioca.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para se chegar lá de carro tome a CE 004. Siga sempre em frente passando pelo Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Sucatinga, Parajuru e Fortim. Depois do posto da Polícia Rodoviária, pegue à esquerda na BR 304, passando pela ponte por sobre o Rio Jaguaribe. Depois de Aracati há uma saída à esquerda que leva para Canoa Quebrada, Quixába e Majorlândia.

De Ônibus:
Se preferir ir de ônibus, a empresa São Benedito faz a rota para Canoa Quebrada todos os dias.

De Avião:
Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza
Av. Senador Carlos Jereissati, 3.000 / Bairro: Serrinha Fortaleza-CE
CEP: 60.741-900
PABX: (85) 3392-1030
FAX: (85) 3392-1132 / (85) 3392-1127
Distância do Centro: 6 km


■ MAPA DA REGIÃO