São Félix do Tocantins

O município de São Félix do Tocantins está localizado a 263 km de Palmas, capital do Tocantins. O povoamento de São Félix do Tocantins surgiu com a migração de nordestinos oriundos, principalmente, do Piauí, Maranhão e
Bahia. São Félix do Tocantins situa-se na Chapada do Jalapão, a leste do Estado do Tocantins. Distante 270km
da capital do Estado.

O relevo distingue-se pela beleza cênica. A porção leste do Município é marcada pela presença da Serra Geral. Nas outras áreas do Município, podem ser observados chapadões e serras, planaltos e savanas. Da sede municipal visualizam-se as Serras da Jalapinha, do Espírito Santo, Cilécia e Morro do Mandacaru, dentre as principais formações da região. São comuns as ocorrências rochosas de arenito, com formas e dimensões variadas. Uma das mais conhecidas no Município é o Morro do Mandacaru ou da Catedral, por ter uma de suas encostas como se tivesse sido cortada verticalmente para nela se esculpir a fachada de uma igreja. Nesta rocha podem ser observadas inscrições rupestres.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Fervedouro do Alecrim
Tudo que envolve o fervedouro encanta. São as matas ciliares que moldam o lago de águas cristalinas e borbulhantes e o impacto de boiar nas águas, uma experiência inesquecível. Fervedouro do Alecrim, localizado a 1,7 km do Centro da cidade.

# 2 MONACC – Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono
O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins. Com 1457,60 km², foi criada em 2012 pelo Decreto nº 034, de 02/07/2012 com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono e a preservar e recuperar os remanescentes naturais marginais. Sua área está limitada ao norte pelas áreas de preservação permanente (APPs) associadas ao rio e ao longo do Rio Soninho; ao sul pelos limites do Parque Estadual do Jalapão, também coincidente com a divisão municipal de São Félix do Tocantins com o município de Mateiros; à leste pela Praia do Alecrim e à oeste pela confluência do Rio Soninho com o rio novo.

# 3 Praia do Alecrim
A Praia do Alecrim, em São Félix do Tocantins, situa-se a 1,7 km da sede municipal e a 500 metros do Fervedouro do Alecrim. Esta praia fluvial dispõe de uma extensão grande de areia e águas cristalinas rodeadas de vegetação, sendo propícia para tomar sol, banhos, e relaxar e observar a fauna e flora. No período de alta temporada, a praia recebe um palco para a realização de eventos culturais. São realizadas também atividades recreativas, sendo que a praia dispõe de um campo de vôlei e vários espaços de alimentação.

# 4 Serra da Catedral
Todo mundo que visita o Jalapão se impressiona com seus imensos horizontes. Vez ou outra, esses vazios infinitos são quebrados com a visão das serras. E uma delas chama atenção por ter o formato de uma fachada de Catedral. Ela fica entre São Félix e Novo Acordo. A partir de 2010 foi reconhecida pelo ICMBio como uma Reserva de Patrimônio Natural – RPPN.

# 5 Rafting no Rio Sono
O Rio do Sono é o maior rio localizado totalmente no Estado do Tocantins. Ele nasce nas serras de Mateiros e passa pelos municípios de São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
São Félix do Tocantins se liga a capital Palmas pela rodovia TO-030. A ligação de São Félix do Tocantins a Mateiros e Lizarda é feita por estrada de terra, a TO -110, em condições bastante rudimentares.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Também é possível chegar-se a São Félix em aviões de pequeno porte, pois o Município dispõe de uma pista de pouso de 800m de extensão.

Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO