Home / Cidades do Brasil / São Félix do Tocantins

São Félix do Tocantins

O município de São Félix do Tocantins está localizado a 263 km de Palmas, capital do Tocantins. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736.

Geograficamente é o mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com o município de Lizarda, ao Sul com Mateiros, a Oeste com Novo Acordo e a leste com o Estado do Maranhão.

São Félix sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. No município você pode conferir atrativos incríveis e praticar o rafting no Rio Novo, modalidade que cresce a cada dia na região. Entre os atrativos, estão a Praia do Alecrim, o Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Fervedouro do Alecrim
Tudo que envolve o fervedouro encanta. São as matas ciliares que moldam o lago de águas cristalinas e borbulhantes e o impacto de boiar nas águas, uma experiência inesquecível. Fervedouro do Alecrim, localizado a 1,7 km do Centro da cidade.

# 2 MONACC – Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono
O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins. Com 1457,60 km², foi criada em 2012 pelo Decreto nº 034, de 02/07/2012 com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono e a preservar e recuperar os remanescentes naturais marginais. Sua área está limitada ao norte pelas áreas de preservação permanente (APPs) associadas ao rio e ao longo do Rio Soninho; ao sul pelos limites do Parque Estadual do Jalapão, também coincidente com a divisão municipal de São Félix do Tocantins com o município de Mateiros; à leste pela Praia do Alecrim e à oeste pela confluência do Rio Soninho com o rio novo.

# 3 Praia do Alecrim
A Praia do Alecrim, em São Félix do Tocantins, situa-se a 1,7 km da sede municipal e a 500 metros do Fervedouro do Alecrim. Esta praia fluvial dispõe de uma extensão grande de areia e águas cristalinas rodeadas de vegetação, sendo propícia para tomar sol, banhos, e relaxar e observar a fauna e flora. No período de alta temporada, a praia recebe um palco para a realização de eventos culturais. São realizadas também atividades recreativas, sendo que a praia dispõe de um campo de vôlei e vários espaços de alimentação.

# 4 Serra da Catedral
Todo mundo que visita o Jalapão se impressiona com seus imensos horizontes. Vez ou outra, esses vazios infinitos são quebrados com a visão das serras. E uma delas chama atenção por ter o formato de uma fachada de Catedral. Ela fica entre São Félix e Novo Acordo. A partir de 2010 foi reconhecida pelo ICMBio como uma Reserva de Patrimônio Natural – RPPN.

# 5 Rafting no Rio Sono
O Rio do Sono é o maior rio localizado totalmente no Estado do Tocantins. Ele nasce nas serras de Mateiros e passa pelos municípios de São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO