Peixe

Peixe fica localizada na região sul do Tocantins, já carrega em si curiosidades a serem desvendadas pelo turista. A influência dos colonizadores à procura de ouro deixou costumes, lendas e tradições marcantes na cidade. Reza a lenda que uma cheia provocada pelas águas do Rio Tocantins atingiu uma grande lagoa a 2 km do povoado. Com a baixa das águas, ficou preso na lagoa um peixe de tamanho nunca visto na região. Daí o nome. Mas o que atrai o turista para Peixe são suas belas praias, às margens do Rio Tocantins.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Arquipélago do Tropeço
O Arquipélago do Tropeço é reduto da pesca esportiva e 3º maior arquipélago fluvial do mundo. Mas quem acha que seus atrativos se resumem à pesca precisa conhecer as opções de diversão desse conjunto de 366 ilhas, no Rio Tocantins. O Arquipélago é ponto ideal pra todos os estilos, desde os que curtem praia, passando pelos pescadores, aventureiros ou amantes da natureza. São lagoas, canais e rios disponíveis para o deleite do turista. É possível montar acampamento ou apenas divertir-se com a pesca.

As águas são multicolores. Ora verdes, ora azuis e prateadas, depende do horário, da luz e do reflexo que nelas se revela. O céu, a mata, as nuvens, animais silvestres e pássaros: tudo se transfigura no Arquipélago do Tropeço e faz da paisagem uma pintura única, inesquecível.

# 2 Praia da Tartaruga
Se a intenção é um visual paradisíaco, a Praia da Ilha da Tartaruga tem que estar no topo da lista. Essa praia é avaliada pelos turistas como uma das melhores do Estado. Suas águas transparentes e uma faixa de 225 mil m2 de areias brancas são convites para banhos e práticas de esportes aquáticos. Surge daí um complexo turístico e de lazer a céu aberto.

Na Praia da Tartaruga durante a alta temporada, em julho, a infraestrutura é montada para receber visitantes de todo o país: são minimercado, pousada, área de camping, bares, sorveterias, parque inflável, lojinhas, apresentações teatrais, oficinas de pinturas, shows musicais, entre outras opções. Os bares e restaurantes servem a comida típica e cardápios variados, como o famoso peixe frito – caranha, tucunaré e corvina – até o carneiro assado na brasa.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO