Foto: Divulgação / Min. do Turismo

Palmas

Palmas é a capital do estado do Tocantins, com avenidas largas dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais. Palmas está situada no centro geográfico de Tocantins. Apesar de jovem, o Tocantins é marcado por mais de 300 anos de ocupação, da exploração do ouro ao capim dourado, passando pelo agronegócio.

O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região.

A riqueza natural existente formada por rios, lagos, cachoeiras e serras. A cidade está situada numa planície situada em pleno Cerrado. De um lado, um imenso lago, do outro, a serra do Lajeado repleta de cachoeiras. O turismo de Negócios e Eventos é impulsionado pela realização de feiras e eventos que atraem tanto um público nacional, quanto internacional, merecendo destaque a Agrotins, a Fenepalmas, a Fecoarte e a ExpoBrasil.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Avenida JK
A Avenida Juscelino Kubitschek, ou avenida JK, localiza-se na área central da cidade e atravessa a capital de leste a oeste, ligando a TO-050 ao lago formado pela UHE Luis Eduardo Magalhães. Ela é uma das principais avenidas de Palmas, juntamente com a Avenida Teotônio Segurado, que corta a cidade de norte a sul, e é muito importante para os palmenses, pois está inserida no cotidiano da população que utilizam a avenida para trabalhar, realizar comprar ou apenas passear.

A Avenida JK é o principal centro comercial, institucional e prestador de serviços da cidade e possui um grande fluxo de pessoas. É a mais tradicional via da cidade e uma das primeiras a receber infra-estrutura básica, cortando as mais antigas áreas residenciais da cidade, além de concentrar grandes lojas e agências bancárias. Devido ao grande fluxo de veículos e à quantidade insuficiente de vagas nos estacionamentos, a prefeitura adotou o estacionamento rotativo para tentar diminuir o congestionamento da região.

# 2 Bosque dos Pioneiros
Localizada na Praça Bosque dos Pioneiros, região sul de Palmas, a Feira do Bosque acontece todos os domingos, a partir das 16 horas. Criada em 1995, ela é uma das mais antigas feiras da cidade e está consolidada no roteiro das famílias palmenses e também de visitantes e turistas. A produção artesanal comercializada na Feira do Bosque inclui uma variedade de peças à base de capim dourado, produtos em couro, renda, vidro, tecido, bordado, entre outros, além de comidas típicas da região. O local também é palco de manifestações culturais, com apresentações livres de dança, capoeira e shows com artistas regionais.

# 3 Centro de Convenções Parque do Povo
Espaço destinado à realização de grandes eventos, o Centro de Convenções Parque do Povo é palco de feiras, shows e exposições, como a Feira de Folclores, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte), a Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas) e a Feira da Beleza. O espaço é composto por 10 mil m² de área construída e conta com camarotes, camarins, palco, mezaninos, além de dois auditórios com capacidade de 700 e 400 lugares cada.

# 4 Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Construído em linhas de arquitetura moderna por Paulo Henrique Paranhos, o Espaço Cultural foi nomeado em homenagem ao poeta José Gomes Sobrinho. Ele dispõe de um teatro com capacidade para 500 pessoas, uma sala de cinema, uma biblioteca, um centro de criatividade e uma grande praça, palco de feiras, shows e eventos culturais.

# 5 Ilha Canela
Banhos tranquilos e uma encantadora paisagem são as principais atrações da Ilha Canela, uma grande praia artificial, com uma extensão de 45 mil m², distante 3 Km da margem direita do Lago de Palmas. É uma propriedade particular, que dispõe de área para camping, atracadouro para grandes embarcações, salva-vidas, posto de bombeiros, restaurante e três quiosques. Para banho, a área da ilha contempla 9 mil m².

# 6 Feira da 304 Sul
A Feira da 304 Sul é uma dos lugares que mais chamam a atenção de quem visita a cidade de Palmas. Como qualquer feira, ela comercializa frutas, legumes, verduras, comidas típicas e produtos diversos, mas tem uma característica específica que chama a atenção: o horário de funcionamento. Ela ocorre todas terças e sextas-feiras, no período noturno, com as atividades iniciadas a partir das 17h, e também aos sábados a partir das 7 horas. São várias bancas que atraem pelas cores, cheiros e sabores regionais.

# 7 Museu Histórico do Tocantins (Palacinho)
O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da cidade. Hoje em dia, o museu apresenta uma importante coleção de objetos característicos do estado: elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais.

# 8 Lago de Palmas
O imenso lago de 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²) se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d’água, onde também estão presentes, o ano inteiro, ótimas praias de águas doces. As praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela são praias permanentes e contam com infraestrutura e barracas, onde o turista pode desfrutar de incríveis opções culinárias, como o tradicional tucunaré frito ou assado; além de apreciar umas das características mais marcantes da cidade: o pôr do sol incomparável.

Uma vez no lago, as alternativas de diversão são muitas. O stand up paddle, a canoagem, os passeios de lancha e flutuante estão entre os mais pedidos. Outra opção são os passeios de lancha, que levam cerca de 20 pessoas por um passeio de duas horas. Em toda a sua extensão, o lago também é o destino dos amantes da pesca esportiva, pela diversidade de espécies encontradas, como tucunarés, piaus, caranhas, mandis, entre outras.

# 9 Parque Cesamar e Casa Suçuapara
Criado em 1998, o Parque Cesamar proporciona à população de Palmas um espaço de convívio para a melhoria da qualidade de vida. Possui pista para caminhadas, equipamentos para a prática esportiva e espaços de diversão para crianças e adultos. Ainda no parque fica a Casa Suçuapara, que foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas. Hoje, no local, funciona um museu – a Casa da Cultura – que abriga o acervo histórico de Palmas como fotografias, documentos e mapas que retratam vários momentos históricos da capital. A Casa abriga também a Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas (AAPCP) e a Academia Palmense de Letras (APL).

# 10 Ponte Fernando Henrique Cardoso
Com 8 km de extensão, a Ponte Fernando Henrique Cardoso ou Ponte Amizade e da Integração, foi construída entre 1998 e 2002 e é um dos principais cartões postais de Palmas. Ela corta o lago formado pela Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, ligando a Capital ao distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional; a Paraíso do Tocantins e à BR-153. Além de bela, é uma das maiores pontes do país, e por ela circulam, diariamente, centenas de motoristas. Também é utilizada por praticantes de ciclismo e adeptos da caminhada.

# 11 Praça dos Girassóis
Com 571 mil metros quadrados, a Praça dos Girassóis é a maior da América latina e a segunda maior praça urbana do mundo, sendo superada apenas pela Praça Merdeka, que fica em Jacarta, na Indonésia. Começou a ser construída em 18 de outubro de 1999 e contou com 800 operários trabalhando para erguer o cartão postal da capital Palmas.

A Praça dos Girassóis foi inaugurada no dia 7 de setembro de 2000 com algumas obras ainda em andamento. A praça é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais: o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), além das Secretarias de Governo que estão distribuídas nas alas leste e oeste da praça.

Completam a estrutura da Praça dos Girassóis dezenas de monumentos e obras de arte que homenageiam o povo tocantinense e ajudam a contar a sua história.

# 12 Praia do Prata
Se está passeando por Palmas, a Praia do Prata é parada obrigatória para quem quer aproveitar um ambiente familiar às margens do lago e se deliciar com a boa gastronomia tocantinense. A Praia, que recebe turistas e visitantes desde julho de 2003, é a mais frequentada da cidade, principalmente nos finais de semana, e está localizada a nove quilômetros da Praça dos Girassóis.

Sua infraestrutura dispõe de estacionamento, banheiros, telefones, quadra para a prática de esportes, área para acampamento, serviços de restaurantes e bares e barracas de palha distribuídas na orla do lago, que protegem os visitantes do calor do sol. O local também é muito utilizado como ponto de realização de eventos culturais e esportivos de médio porte, sendo uma ótima opção de descontração e lazer.

Nossa dica gastronômica para quem resolver passar o dia na praia: provar a deliciosa moqueca de peixe e o famoso tucunaré frito, servidos nos bares e restaurantes do lugar. Algumas barracas têm acesso à internet e aceitam cartões de diversas bandeiras.

# 13 Praia da Graciosa
Palmas possui várias opções de praias, como a Praia Graciosa que é muito utilizada para realizar eventos culturais, de lazer, esportivos e náuticos. A praia dispõe de uma extensa orla dotada de boa estrutura como banheiros, quadras de esportes, parques infantis, área de camping, posto policial, marina com atracadouro, além da oferta serviços de bares e restaurantes.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso terrestre pela TO-O50 e TO-060 que bifurcam com a BR-153. Dela partem várias ramificações de rodovias estaduais, interligando Palmas ao restante do Tocantins.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO