Foto: Divulgação / Min. do Turismo

Palmas

Palmas é a capital do estado do Tocantins, com avenidas largas dotadas de completo trabalho paisagístico e divisão urbanística caracterizada por grandes quadras comerciais e residenciais. Palmas está situada no centro geográfico de Tocantins. Apesar de jovem, o Tocantins é marcado por mais de 300 anos de ocupação, da exploração do ouro ao capim dourado, passando pelo agronegócio.

O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região.

A riqueza natural existente formada por rios, lagos, cachoeiras e serras. A cidade está situada numa planície situada em pleno Cerrado. De um lado, um imenso lago, do outro, a serra do Lajeado repleta de cachoeiras. O turismo de Negócios e Eventos é impulsionado pela realização de feiras e eventos que atraem tanto um público nacional, quanto internacional, merecendo destaque a Agrotins, a Fenepalmas, a Fecoarte e a ExpoBrasil.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Praias Graciosa, Prata, Arnos e Caju
As praias Graciosa, Prata, Arnos e Caju, localizadas na Capital, são as mais visitadas. Possuem infraestrutura de quiosques e barracas e são utilizadas para a prática de esportes náuticos.

Cachoeiras do Roncador e de Sambaíba
Próximo a capital localiza-se os poços para banho e prática de rapel e cachoeiras. Merece destaque as cachoeiras do Roncador e de Sambaíba no Distrito de Taquaruçu.

Capim Dourado
Em Mumbuco, comunidade quilombola de Mateiros, o artesanato é feito de um capim que reluz naturalmente e tem a colheita controlada. Depois de trabalhado, o capim resulta em semi jóias e peças de decoração que conquistaram o Brasil e o mundo. Em setembro, a comunidade que vive da atividade, realiza a festa da colheita. É uma homenagem ao símbolo da região e que só pode deixar o Tocantins em forma de artesanato.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso terrestre pela TO-O50 e TO-060 que bifurcam com a BR-153. Dela partem várias ramificações de rodovias estaduais, interligando Palmas ao restante do Tocantins.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO