Home / Cidades do Brasil / Filadélfia

Filadélfia

Filadélfia possui passagem marcante na história do estado do Tocantins. No interior do município, especificamente no distrito de Bielândia está localizada a Reserva Estadual das Árvores Fossilizadas, que apresenta um dos maiores registros de flora fossilizada do mundo. Outro fator que atrai os turistas é a praia fluvial, que se forma no Rio Tocantins nos meses de estiagem, fazendo com que haja um fluxo consideravelmente maior que o de costume, com a presença de turistas e filhos da terra vindos de todas as regiões e estados do Brasil.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins
O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO) completou 15 anos de existência em 2015 e é uma unidade de conservação ambiental do estado que foi criada pela lei 1.179 de outubro de 2000. Localizado no distrito de Bielândia, a 50 km de Filadélfia, região norte do Tocantins, o local abriga a mais completa floresta fossilizada do mundo.

O monumento abriga a mais completa floresta fossilizada do mundo. Esta floresta viveu no Período Permiano da Era Paleozóica, entre 250 e 295 milhões de anos, sendo, assim, anteriores aos dinossauros. Chamados de “paus de pedra” pelos moradores da região, os fósseis são caules de árvores que foram se decompondo e, com o tempo, foram preenchidos com minerais e assim se tornaram pedras.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela BR-010/TO-050. Pegue a TO-010, BR-226 e TO-335 até TO-010 em Filadélfia.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO