Home / Cidades do Brasil / Dianópolis

Dianópolis

A cidade de Dianópolis, ou “Terra das Dianas“, é uma das mais antigas do Estado do Tocantins. Descoberta em meados de 1750, quando foi rota de lavradores, pecuaristas, mineradores e jesuítas em plena corrida do ouro. Dianópolis também foi sede de grandes aldeias indígenas como os Gueguês, Acroás e Xerentes.

Distante 342 km da Capital, com rodovia asfaltada, Dianópolis possui muitos atrativos naturais como cavernas, cachoeiras, nascentes, rios e corredeiras, mas também guarda muitas histórias. O centro histórico da cidade ainda exibe casarões da época colonial, testemunhos de uma história repleta de movimentos sociais e lendas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Vale Encantado
Encante-se pela travessia de um cânion, percorrendo trilhas em terra e por água, com intervalos para contemplação da natureza e banhos em piscinas naturais e cachoeiras. O percurso, que também passa por uma caverna, conclui dentro do cânion na cachoeira da Ré. Com vista incrível do local, o turista pode contemplar a formação de relevo, fauna e flora da região em um momento de descobertas e encontros inesperados com animais silvestres.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela TO-220 que liga Dianópolis a Natividade. Pista de pouso não pavimentado de 1.200 metros.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO