Home / Cidades do Brasil / Araguacema

Araguacema

Araguacema figura entre as cidades mais antigas do Tocantins. Seu povoamento começou por volta de 1812, com a criação do Presídio de Santa Maria. Araguacema nasceu com uma política nacional de proteção do território brasileiro, sendo implantados na cidade presídios militares. A cidade abrigava um dos 21 presídios construídos às margens do Rio Tocantins e Araguaia, sendo que um dos mais importantes era o presídio de Santa Maria do Araguaia.

Outro marco importante da história do município são as ruínas de um antigo frigorífico, implantado em 1943, cuja finalidade era abastecer as Forças Armadas Brasileiras, no final da Segunda Guerra Mundial.

No Tocantins, entre junho e setembro, período das águas baixas, lindas praias se formam às margens dos rios do Estado, apresentando um cenário único no interior do Brasil. É só decidir e elas estão lá, de norte a sul, em meio a uma natureza deslumbrante para seus momentos de total lazer. E um dos municípios que detém as praias mais bonitas e badaladas da temporada é Araguacema, às margens do Araguaia, a quase 300 Km de Palmas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praia da Gaivota
As praias de Araguacema se destacam entre dezenas de ilhas e lagos que se formam no Araguaia. A principal delas é a Praia da Gaivota, de frente para a cidade, que oferece serviços de restaurantes, bares, artesanato e shows artísticos, banheiros químicos e barracas para aluguel.

# 2 Romaria do senhor do Bonfim
A Romaria Senhor do Bonfim de Araguacema acontece às margens do Rio Piranhas, afluente do Rio Araguaia, a 40 Km de Araguacema. Lá no distrito de Bonfim, as celebrações começam com um novenário e culminam com a missa campal em 15 de setembro, com a participação de cerca de 12 mil romeiros, anualmente, que vão pagar suas promessas. A Romaria ao Senhor do Bonfim de Araguacema ocorre desde 1932.

# 3 Ruínas da igreja Nossa senhora da Divina Providência
As ruínas da igreja Nossa senhora da Divina Providência mostram a antiga edificação que também foi construída com a finalidade original de servir como presídio. Hoje as instalações da Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência são amplas e modernas, mas as ruínas permanecem logo ao lado do prédio atual, tornando viva e eternizando a história de um período marcante para a região.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO