Almas

Almas o turista fará uma aventura de “volta ao passado”, nos tempos do Brasil colonial. A história da cidade remonta ao ano de 1734 com a chegada dos primeiros moradores, portugueses vindos em busca de ouro, período em que o País era colônia de Portugual. Naquela época os bandeirantes usavam seus escravos para garimpar ouro. Escavações nos arredores da cidade e a construção do velho templo católico pelos escravos comprovam o passado histórico e fascinante. Após o fim do ciclo do ouro, a economia da cidade foi retomada com o desenvolvimento da agropecuária na região. A cidade foi fundada em 14 de novembro de 1958. Segundo dados do IBGE/2010, Almas possui pouco mais de 7.500 habitantes.

Sendo uma das cidades mais antigas do Tocantins, Almas tem enorme potencial para o ecoturismo por suas muitas belezas naturais. Seus atrativos, ainda pouco conhecidos, compensam qualquer esforço.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Cânion Encantado
São quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70 m de altura. Na base, as águas formam um pequeno lago ao redor de uma prainha. Em volta, as águas minam das veredas e se encontram no fundo do cânion, formando um córrego que alimenta a vegetação. Devida a força da queda d’água não é permitido tomar banho no local.

Para conhecer há opções de trilhas aquática e por terra adentrando o cânion de rara beleza com paradas para contemplação e banhos (piscinas naturais e cachoeiras). A beleza do local compensa o esforço para chegar ao Cânion Encantado, que exige caminhada de mais de duas horas.

Localizado na comunidade Serra Negra, o roteiro proporciona grandes emoções com a oportunidade de conhecer fauna e flora exuberantes e preservadas com imensos pés de Pau Brasil. O Vale do Encantado está localizado a 70 km do centro da cidade de Almas.

# 2 Cidade de Pedras
Trilha até a concentração de formações rochosas esculpidas pelo tempo que remete a formação de uma cidade com edificações de tamanhos variados. Localizada na comunidade Serra Negra, distante em média 70 km da cidade de Almas.

É como se uma grande serra (bloco de arenito) houvesse sofrido um processo erosivo no qual se formaram torres de pedra espalhadas em bloco por uma extensa área de aproximadamente 15 km². Esculpidas através do tempo, as formações rochosas tomam formas indefinidas, que, usando a imaginação podem se identificar com imagens cotidianas.

A região é amplamente coberta por laje de pedra e também possui veredas de onde mina um pequeno veio d’água que divide a região em lado sul (acesso – chegada e saída) e lado norte (ponto mais distante).

# 3 Fazenda Aldeia
Oportunidade de ver de perto o Capim Dourado em um passeio divertido, encantador e cheio de aventura. As trilhas passam por três cachoeiras percorrendo às margens de veredas do famoso Capim, com paradas para banhos e muita integração com a natureza totalmente preservada. Há grande concentração de araras no final do dia e também presença de animais da fauna local. A fazenda fica localizada na comunidade Serra Negra, distante 70 km da cidade de Almas.

Na região da Serra Negra, com altitude média de 550 metros, se concentram a maioria dos atrativos do município de Almas. A natureza do local está em ótimo estado de conservação, com amplos horizontes de veredas, lagoas, córregos, cânions, cachoeiras e formações rochosas, como a Pedra Furada.

# 4 Vale dos Pássaros
Em um ambiente totalmente preservado, os turistas poderão fazer trilhas ecológicas e banhos em cachoeiras integrando-se à natureza e ao modo de vida dos nativos, que mantém compromisso com a preservação ambiental utilizando técnicas de bio construção e produção em horta orgânica. Conhecedores da fauna e flora, os nativos favorecem reflexões de vida inesquecíveis. Localizado na comunidade Serra Negra, distante 70 km da cidade de Almas. Cachoeiras visitadas: do Urubu Rei e Cortina.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela TO-050, Rod. Coluna Prestes, BR-010 e TO-280 até TO-040 em Almas.

De Ônibus:
Terminal Rodoviária de Palmas
Endereço: Av. Hélio, 125 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO

De Avião:
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Estação Sul, Palmas – TO
(63) 3219-3700

■ MAPA DA REGIÃO