Tocantins

Axixá do Tocantins

Axixá do Tocantins é um município do estado do Tocantins. Sua população estimada em 2010 era de 10.675 habitantes. A economia da cidade é baseada na agricultura familiar, comércio, programas governamentais e turismo. O turismo na cidade de Axixá do Tocantins é principalmente no verão, com a prática de ecoturismo …

Ver Mais

Taipas do Tocantins

Taipas do Tocantins está a uma altitude de 407 metros. Sua população estimada em 2012 era de 2100 habitantes. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 Serra Testa Branca Está localizada a 6 km de Taipas do Tocantins, onde pode fazer trilha, rapel, escalada entre outros esportes. ■ COMO CHEGAR De Carro: …

Ver Mais

Xambioá

Xambioá fica às margens do Rio Araguaia, no norte do Tocantins. O município tem belezas naturais, como as praias e corredeiras, eventos populares como o Carnaxam, o carnaval fora de época, e um fato histórico de interesse nacional: a Guerrilha do Araguaia. Os primeiros habitantes de Xambioá chegaram por volta …

Ver Mais

Filadélfia

Filadélfia possui passagem marcante na história do estado do Tocantins. No interior do município, especificamente no distrito de Bielândia está localizada a Reserva Estadual das Árvores Fossilizadas, que apresenta um dos maiores registros de flora fossilizada do mundo. Outro fator que atrai os turistas é a praia fluvial, que se …

Ver Mais

Araguanã

Araguanã fica localizada a 459 km da capital Palmas, no estado do Tocantis. A cidade de Araguanã fica às margens do rio Araguaia. Nos meses de junho a setembro, formam-se uma variedade de ilhas e praias fluviais, com areias brancas ao longo do rio, atraindo muitos turistas para a cidade. …

Ver Mais

Taguatinga

Taguatinga se destaca na região sudeste por seus casarões em estilo colonial, suas festas religiosas, incluindo a mais famosa: as Cavalhadas, uma encenação épica da batalha religiosa entre mouros e cristãos, cheia de simbolismo, cores e luxo. Entre majestosas serras, rios e cachoeiras as belezas naturais também são marcas de …

Ver Mais

Paranã

Paranã, fica entre a foz do rio Palma e Paranã, importantes afluentes do rio Tocantins que também margeia o município. A cidade foi o berço dos movimentos de emancipação do estado do Tocantins. Paranã atualmente é movimentada pela criação de gado e comércio de produtos regionais. Paranã é uma cidade …

Ver Mais

Natividade

Natividade preserva a arquitetura colonial, festas religiosas tradicionais, folclore, gastronomia típica e atrativos naturais que encantam os turistas. O município de Natividade remonta às origens do Tocantins, ao ciclo do ouro, quando os bandeirantes enfrentaram a resistência dos índios Xavantes e ocuparam a região Norte de Goiás, entre 1724 e …

Ver Mais

Dianópolis

A cidade de Dianópolis, ou “Terra das Dianas“, é uma das mais antigas do Estado do Tocantins. Descoberta em meados de 1750, quando foi rota de lavradores, pecuaristas, mineradores e jesuítas em plena corrida do ouro. Dianópolis também foi sede de grandes aldeias indígenas como os Gueguês, Acroás e Xerentes. …

Ver Mais

Aurora do Tocantins

É a única cidade do Tocantins onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas em volta do seu território, criando uma luminosidade especial. Daí a origem do nome. A cidade é pequena, mas com uma longa história, iniciada por volta de 1818, com a instalação da Fazenda Barreira …

Ver Mais

Arraias

A formação de Arraias se deu em plena exploração do ouro, no início do século XVIII.Num gigantesco garimpo, conhecido como Chapada dos Negros,  foi onde tudo começou. O local chegou a ter 10 mil garimpeiros, sendo na sua maioria composta de negros.Arraias possui lindas planícies, cortadas por cursos d’águas. A …

Ver Mais

Almas

A cidade foi fundada em 14 de novembro de 1958 e segundo dados do IBGE/2010, Almas possui pouco mais de 7.500 habitantes. A história da cidade remonta ao ano de 1734 com a chegada dos primeiros moradores, portugueses vindos em busca de ouro, período em que o País era colônia …

Ver Mais

Tocantinópolis

Tocantinópolis tem uma história que envolve missionários religiosos e já alcançou sucesso econômico no século XIX, quando integrava a rota que ligava Goiás e o Norte do país. O babaçu foi um dos primeiros produtos explorados. As belas paisagens, terra fértil – repleta da palmeira babaçu –, e a visão …

Ver Mais

Esperantina

Esperantina no extremo norte do estado do Tocantins, quando o assunto é belezas naturais ainda tem muitas surpresas para revelar ao Brasil. Local onde as águas dos grandes Rios Araguaia e Tocantins se encontram. É também a única cidade tocantinense que tem praias às margens dos dois Rios em seu …

Ver Mais

Augustinópolis

Augustinópolis é considerado o portão de entrada do extremo Norte do Tocantins e fica localizado a 512 km de Palmas. A cidade é um importante polo econômico e centro de expressões artísticas populares. Augustinópolis costuma sediar grandes eventos políticos, econômicos e culturais, pois oferece boa rede hoteleira, possui bares, restaurantes …

Ver Mais

Araguatins

Unindo aspectos dos biomas cerrado e Amazônia na vegetação, o município de Araguatins encanta os turistas do Tocantins e de outros estados, como Maranhão e Pará, com as praias de água doce banhadas pelo rio Araguaia. Com uma paisagem única, moradores e turistas se hipnotizam com as águas calmas do …

Ver Mais

Pium

Pium foi importante centro de garimpo de cristal de rocha e teve momentos importantes na história da emancipação do Estado. Depois de abrigar um dos maiores garimpos de cristal de rocha, na década de 1940, a cidade de Pium se abre para ser a nova fronteira do turismo ecológico tocantinense. …

Ver Mais

Monte do Carmo

Monte do Carmo fica distante apenas 89 km de capital do estado Palmas. O turismo religioso atrai muitos visitantes devido seu calendário de festas e eventos em volta da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A Igreja de São Gonçalo que ficava no pé da serra do Carmo, era a …

Ver Mais

Paraíso do Tocantins

Nascida às margens da Rodovia BR-14, hoje Belém-Brasília ou BR-153, Paraíso do Tocantins, localizada a 60 km de Palmas, não tem este nome à toa. As belezas naturais da região, com seus córregos, a Serra do Estrondo e a exuberante vegetação típica do cerrado, tornam o lugar um verdadeiro paraíso …

Ver Mais

Lajeado

Lajeado fica distante apenas 54 km de Palmas, na cidade o visitante encontrará serras, diversas cachoeiras e balneários. A diversão do visitante começa já na estrada, de onde se pode começar a apreciar monumentos como o Morro do Leão e o Morro do Segredo. É também a caminho da cidade …

Ver Mais

Porto Nacional

O município de Porto Nacional está localizado a 52 km da capital Palmas. A história de Porto Nacional está ligada à navegação pelo rio Tocantins e à extração de ouro que trouxe muitos garimpeiros para morar na região. O rio Tocantins, por sua vez, apesar das mudanças decorrentes da construção …

Ver Mais

Taquaruçu

A apenas 32 km do centro de Palmas existe um lugarzinho aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais pessoas: o distrito de Taquaruçu. O nome indígena significa Taboca Grande e foi dado originalmente ao rio que banha a região. É …

Ver Mais

Novo Acordo

As águas cristalinas do Rio Sono com suas corredeiras ideais para prática de rafting, também passam por Novo acordo, cidade localizada a 116 km de Palmas. Aqui, os visitantes também podem desfrutas das belezas da Praia do Borges e se encantar com a Morro do Gorgulho. ■ PONTOS TURÍSTICOS # …

Ver Mais

São Félix do Tocantins

O município de São Félix do Tocantins está localizado a 263 km de Palmas, capital do Tocantins. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736. Geograficamente é o mais central do Jalapão, limitando-se ao Norte com o …

Ver Mais

Mateiros

Localizada na região leste do Estado do Tocantins, a cidade de Mateiros, a 310 km da capital, Palmas, é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural do município que está localizado o Povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo onde se originou a produção das peças …

Ver Mais

Ponte Alta do Tocantins

Portal sul de entrada do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins fica a 152 km de Palmas. O nome da cidade remete a uma árvore caída à margem do rio, usada como ponte para pedestres. É aqui que está localizado um dos atrativos mais interessantes do Jalapão, o Cânion Sussuapara, com …

Ver Mais

Peixe

Peixe fica a 310 quilômetros de Palmas e localizada na região sul do Tocantins. A influência dos colonizadores à procura de ouro deixou costumes, lendas e tradições marcantes na cidade. Reza a lenda que uma cheia provocada pelas águas do Rio Tocantins atingiu uma grande lagoa a 2 km do …

Ver Mais

Lagoa da Confusão

Lagoa da Confusão é a porta de entrada para a Ilha do Bananal e o Parque Nacional do Araguaia, é conhecida também por sua grande e famosa lagoa de mesmo nome. Suas belezas naturais lhe conferem um dos maiores potenciais turísticos do Estado. Banhada pelos rios Urubu, Formoso, Javaé e …

Ver Mais

Gurupi

Localizado no sul do Tocantins, a 230 km de Palmas, Gurupi é a maior cidade da região e terceira maior cidade do Estado. Sua história está intimamente ligada à construção da Belém-Brasília, marco do desenvolvimento de muitas outras cidades, ao longo de sua extensão. O turismo de negócios é um …

Ver Mais

Formoso do Araguaia

Formoso do Araguaia é o maior município tocantinense em área, com 13.480 km2, está a 327 km de Palmas. A observação de pássaros, a pesca esportiva, trilhas, praias, lagos naturais e artificiais, reservas indígenas e o maior projeto de irrigação em terras contínuas da América Latina compõem o roteiro ecoturístico …

Ver Mais