Home / Cidades do Brasil / Pereira Barreto

Pereira Barreto

Pereira Barreto, hoje é considerada um paraíso ecológico. Pereira Barreto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fundado oficialmente em 11 de agosto de 1928. Sua população estimada em 2016 é de 25.779 habitantes. Pereira Barreto é um dos 67 municípios paulistas considerados estâncias turísticas.

Pereira Barreto ainda guarda fortes traços de seus fundadores, os imigrantes japoneses, que podem ser facilmente observados na cozinha, nos costumes e nos monumentos públicos da cidade. Posteriormente, vieram para cá, também imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, sírios, libaneses e muitos brasileiros vindos de várias regiões do País, principalmente do Nordeste.

Pereira Barreto conta com vários pontos turísticos  a maioria em homenagem aos imigrantes japoneses, sendo destaque para o Obelisco de Pedra, a Praia Municipal Pôr do Sol, o Relógio de Quatro Faces (Relojão), o Canal de Pereira Barreto, Espaço da Melhor Idade, Megumi Kai, a Praça Carlos Kato, GO-JU-NO-TO, a Praça da Bandeira Comendador Jorge Tanaka, as festas típicas japonesa e a Usina Hidrelétrica 3 Irmãos, a maior usina construída no Rio Tietê, e os eventos culturais como o Festival Bon-Odori, MPB, Festa das Nações, Concurso Interestadual de Bandas, Pesca Esportiva do Tucunaré, Carnaval e o circuito das Águas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Pista de skate de Pereira Barreto
Pista grande para prática de skate, patins e bmx.

# 2 Ginasio De Esportes
Excelente lugar para a prática de esportes, com várias variedades e ao lado o encontra-se o Recinto De Exposições “Heitor Bereta”, onde acontece sempre shows ao vivo e a Praça “Espaço da Melhor Idade”.

# 3 Praia Municipal Pôr-do-sol
A praia de Pereira Barreto é um ponto turístico da cidade e está localizada no rio Tiête. No local pode praticar esportes, caminhada, fazer churrasco nos quiosques, além de aproveitar as águas limpas do Rio Tietê para um se refrescar ou praticar esportes náuticos. Tem bares e restaurantes para alimentação.

# 4 Go-Ju-No-To
É um marco histórico na cidade de Pereira Barreto, representando a cultura japonesa.

# 5 Rio Tietê
É conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km, praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a capital paulista. Ao contrário de outros rios, o Tietê se volta para o interior e não corre para o oceano.

Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1 120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura e Castilho, cerca de cinquenta quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.

Diferentemente da Grande São Paulo o Tietê em Pereira Barreto tem águas cristalinas, própria para o banho e pescaria e esportes náuticos, o Tietê passa pertinho da cidade, quem passa por aqui impressiona-se com o tamanho do rio, e quão limpas são suas águas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO