Foto: Divulgação / Gov. do Estado de São Paulo

Campos do Jordão

Campos do Jordão fica a 1,7 mil metros de altitude, sendo a cidade mais alta do Brasil, o que fez com que recebesse o título de “Suíça Brasileira“. Distante cerca de 195 km de São Paulo, possui uma beleza natural que é um convite às caminhadas e passeios de bicicleta, com ar puro e temperaturas amenas durante o verão.

O teleférico da cidade leva o turista da Vila Capivari ao Morro do Elefante. De onde se tem a vista de todo o centro da cidade. O Palácio da Boa Vista, antiga residência do governador, reúne obras de artistas como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

A cidade é sobretudo procurada no inverno por pessoas que buscam o frio da serra, quando acontece o Festival Internacional de Inverno, que chega a receber mais de um milhão de turistas.

Quem quiser emendar as compras, encontra diversas opções no centro de Capivari. Há uma grande variedade de lojas, malharias, lanchonetes e restaurantes. O clima e o estilo arquitetônico alemão das lojas da vila fazem com que o visitante se sinta na Europa.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual Campos do Jordão

Foto: Divulgação / Gov. de São Paulo

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. Atualmente, possui uma área de 8.341 hectares e ocupa um terço da superfície do município da região serrana do Estado. O Parque abriga área remanescente importante da Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

# 2 Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão

Foto: Divulgação / Gov. do Estado de São Paulo

O Parque Estadual dos Mananciais de Campos do Jordão foi criado em 1993, com uma área que totaliza 502 hectares, no município de Campos do Jordão. O grande destaque dessa área de preservação é a Represa do Salto, que chega a abastecer até 30% da demanda hídrica da cidade. Além disso, o Parque abriga uma extensa plantação de Pinus no entorno da Represa e diversas espécies da fauna e flora nativas da região.

# 3 Parque do Capivari
Em Campos do Jordão, no ponto final da estrada de ferro, situa-se o Parque do Capivari, conjunto com mais de 40 mil m² que oferece diversas opções de lazer para adultos e crianças. Suas principais atrações são o teleférico, que transporta os visitantes até o topo do Morro do Elefante, passeios no lago com pedalinhos, e os chalés, que vendem malhas, chocolates caseiros, produtos artesanais e souvenir. No parque há também um dos Centros de Memória Ferroviária com diversos objetos que contam a história da ferrovia.

# 4 Palácio da Boa Vista
Com mais de 1800 peças, que vão de mobiliário, tapeçarias a obras de arte, o Palácio da Boa Vista é uma das atrações da cidade. O espaço possui 105 cômodos e localiza-se em uma área de 95 mil m2, a maioria composta por jardins que circundam a residência. Aberta ao público desde 1970, o palácio se transformou em um museu com vasto acervo de artistas brasileiros. Durante a visita, que passa pelos principais cômodos do local, monitores falam sobre obras de nomes como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.

# 5 Auditório Cláudio Santoro
Outro espaço cultural da cidade é o Auditório Cláudio Santoro. O centro de convenções foi construído para receber o Festival Internacional de Inverno. Nomes como Tom Jobim, Guiomar Novaes e Nelson Freire já se apresentaram no espaço. Fora da temporada de inverno, o auditório é usado para shows, concertos, convenções e outras manifestações culturais.

# 5 Estrada de Ferro
Até a década de 70, a ferrovia era uma das principais formas de chegar em Campos. Com o crescimento das rodovias, a estrada de ferro virou uma charmosa atração turística que leva os visitantes para apreciar as lindas paisagens da cidade. Uma das paradas mais aguardadas é a no Alto do Lageado, considerado o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1743 m de altitude. No local, é possível avistar o Palácio Boa Vista e a Pedra do Baú, localizada no alto da Serra da Mantiqueira.

# 6 Morro do Elefante
O Morro do Elefante também é outro ponto alto da cidade. Seus 1800 metros de altitude permitem um dos mais belos panoramas de Campos do Jordão. A forma mais divertida de chegar ao morro é pelo teleférico, que parte da Estação Emílio Ribas. A estação também é ponto de partida para passeios turísticos de trem e de bondinho. Lá, o visitante também conta com uma área de lazer com playground, lojas de malhas e artesanatos.

■ CACHOEIRAS

# 1 Ducha de Prata
A Ducha de Prata, por exemplo, atrai por sua queda d’água. A cachoeira canalizada forma diversos jatos de água que permitem aos visitantes tomar banho frio nas águas. Para chegar até a ducha, usa-se uma plataforma de madeira.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso para Campos do Jordão pode ser feito pelas rodovias (SP-123), ou pela (BR-116).

De Ônibus:
-Rodoviária: R. Benedito Lourenço, 285 – Vila Jaguaribe, Tel. (12) 3662-1995

De Avião:
Aeroporto: Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf (SJK) – Av. Brig. Faria Lima, s/nº – São José dos Campos, Tel. (12) 3946-3001 (83,8 km); Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos (GRU) – Rod. Hélio Smidt, s/nº – Guarulhos, Tel. (11) 2445-2945 (169 km)

■ MAPA DA REGIÃO