Home / Cidades do Brasil / Campinas
Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Campinas

Campinas

Campinas se destaca como centro industrial e tecnológico, atrás apenas da região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro. Possui uma população de 1.194.000 de habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

#1 Bosque dos Cambarás
Ocupando uma área de 58.300 metros quadrados, o bosque foi estruturado a partir de um fragmento de mata nativa remanescente em terreno com características arenosas. Para complementar a vegetação natural, foram plantadas 10 mil mudas de árvores nativas e exóticas, muitas delas típicas de serrados, como o próprio Cambará, que deu nome ao bosque. O bosque possui parque infantil, quadras poliesportivas, campos de futebol e pista de cooper.

#2 Bosque dos Jequitibás
O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade de Campinas, visitada anualmente por aproximadamente 1 milhão de pessoas. Atualmente o Bosque possui 10 hectares de reserva florestal nativa com várias espécies de plantas cadastradas e um zoológico com 300 espécimes de aves, répteis e mamíferos, uma pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground, a Casa do Caboclo (réplica em pau-a-pique de moradia rural), o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia.

#3 Bosque Yitzhak Rabin
Com uma área de aproximadamente 65 mil metros quadrados em desnível acentuado, o parque possui uma pista para caminhadas em torno de uma mata natural, contribuindo para o desenvolvimento de lazer e práticas esportivas em ambiente agradável. Possui lago com queda d’água, playground, pista de corrida, quadras esportivas, mesas de dama e xadrez, mini campo de futebol e sanitários.

#4 Parque Ecológico Monsenhor José Salim
Área da antiga fazenda Mato Dentro, possui uma área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 m2 – com 1.100.000 m2 aberta ao público, com espécies da flora brasileira, espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras. O Parque Ecológico abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles, o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental e o desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental. O Parque possui ainda 7 quadras poliesportivas, campos de futebol soçaite, quadra de bocha e malha, trilhas para caminhadas, pista de cooper, playground, áreas para piquenique, anfiteatro, e dois estacionamentos com capacidade para 1.000 carros.

#5 Parque Ecológico Bosque Hermógenes de Freitas Lei
Inaugurado em dezembro de 1996, o bosque possui uma área de 135 mil metros quadrados, com uma lagoa, pista para corridas e caminhadas, bancos para descanso, quiosques com churrasqueiras, mesas e cadeiras, playground, equipamentos para ginástica. O parque possui uma vegetação nativa e exótica e fauna diversificada que permite momentos agradáveis em especial ao entardecer.

#6 Lagoa do Taquaral
A área popularmente conhecida como “Lagoa do Taquaral”, constitui-se um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Com cerca de 33 alqueires que compõem esta área foram transformados em Parque no ano de 1972. O parque Portugal é um dos principais parques municipais da cidade de Campinas. Área ricamente arborizada com quadras de esportes, pistas para corrida, lago com pedalinho, e uma réplica de uma nau portuguesa.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
De São Paulo, seguir pela SP-348 (Bandeirantes) até a saída 47 e SP-330 (Anhanguera) pela pista central até a saída 90 já chegando ao município de Campinas

De Ônibus:
Terminal Multimodal Ramos de Azevedo
Endereço: R. Dr. Pereira Lima, 85 – Vila Industrial, Campinas – SP
Empresa: Viação Cometa

Terminal Rodoviário Tietê
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 1800 – Santana, São Paulo – SP, 02011-500
Empresa: Viação Cometa

De Avião:
Aeroporto Internacional de Viracopos
Endereço: Rodovia Santos Dumont, km 66 – Parque Viracopos, Campinas – SP, 13055-900
(19) 3725-5000

■ MAPA DA REGIÃO