Araçatuba

Araçatuba é um município no interior do estado de São Paulo, distante 521 km da capital São Paulo. Sua população estimada pelo IBGE de 2020 era de 198.129 habitantes. A história de Araçatuba está ligada à pecuária, sendo conhecida como “Cidade do Boi Gordo“, atualmente o setor predominante é o sucroalcooleiro.

Araçatuba possui economia diversificada, o setor de serviços é predominante na cidade. Araçatuba caracteriza-se também por ser um polo universitário e gastronômico da região noroeste do Estado de São Paulo. Seus pratos típicos são o cupim casqueirado e o caldo do artista.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça Rui Barbosa
A Praça Rui Barbosa é uma praça histórica e nacionalmente conhecida por dar a alcunha de “Cidade do Boi Gordo” à Araçatuba, onde os pecuaristas se reuniam na praça negociando seus animais e também definiam o preço da arroba do boi em todo o Brasil. Fica na área central da cidade e possui grande circulação de pessoas.

# 2 Santuário de São João Batista e São Judas Tadeu
A construção da Igreja de São João Batista e São Judas Tadeu ou Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, foi concluída em 1951. A iniciativa deve-se ao então pároco, o padre Francisco Sersen. Antes de terminada a obra, as missas eram celebradas na Capela erguida no mesmo local. O Santuário possui arquitetura gótica, com estilos medievais e arquitetura românica. É uma réplica do Santuário de Maria Auxiliadora, na cidade de Liubliana, na Eslovênia, país de origem do padre Francisco Sersen.

# 3 Templo Budista Nambei Honganji
O primeiro templo budista de Araçatuba, o Honganji, foi concluído em 1951. Seus frequentadores supostamente eram os simpatizantes da Shindo Renmei, ou seja, aqueles que acreditaram na vitória do Japão na guerra. Em 1954, imigrantes liderados por Sakesuke Nó ergueram outro templo na rua Santos Dumont, o Higashi Honganji, devido ao Japão ter perdido a guerra.

# 4 Rio Tietê
Próxima do rio Rio Tietê, considerado limpo na região, é a primeira cidade não ribeirinha do Estado de São Paulo a captar água diretamente deste rio. Ainda está sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do mundo, e é cortada pelo ribeirão Baguaçú que abastece parte do município. Em Araçatuba, 100% do esgoto é tratado antes de ser lançado nos cursos de água.

# 5 Praia Municipal
Está praia de água doce, está localizada no Rio Tietê. No local ideal para praticar de esportes náuticos e mergulho, existem diversos quiosques para alimentação.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Possui duas estradas estaduais de ligação a SP-300 que liga Araçatuba até a capital São Paulo e a SP-463 que liga a cidade ao interior.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Aeroporto Estadual de Araçatuba
Está em quarto lugar no número de movimentação no interior do Estado de São Paulo, atrás dos aeroportos de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O Aeroporto de Araçatuba conta com voos regulares da Azul: com voos para Campinas(VCP), VOEPASS com voos para São Paulo (CGH) e Gol com voos para São Paulo (GRU).

■ MAPA DA REGIÃO