Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Agudos

Agudos

Agudos fica localizado no centro-oeste do estado de São Paulo, distante 320 km da capital, com uma área de 968 km² sua população é estimada em 38.000 habitantes e sua economia se destaca pela indústria com a produção madeireira e cervejeira, além da agricultura de cana-de-açúcar, milho e mandioca e das micro e pequenas empresas cujas atuações são diversificadas.

o município de Agudos é banhado por diversas nascentes do Aquífero Guarani. Além de possuir a Serra de Agudos, privilegiando ainda mais o turista com diversos atrativos para quem deseja aproveitar a natureza da região.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz
Inicialmente uma pequena capela construída era o espaço reservado para sacerdotes e fiéis de São Paulo dos Agudos, chamada de Largo da Capela. Em 1899 recebeu a denominação de Largo de São Paulo.

Depois de perceber as condições da Matriz, o Padre Xavier Arella, primeiro vigário paroquial da cidade, solicitou a construção de um novo prédio e com condições de conforto para os fiéis durante os atos de sacramento. O início das obras foi registrado no ano de 1905.

Seminário Santo Antônio

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Agudos

Depois de inúmeras transferências dos Seminários de padres franciscanos, Pe. Aquino, prefeito da cidade na época recebeu a visita dos freis Heliodoro e Damasceno Venker que estavam à procura de terras. Agudos já possuía a casa das irmãs Franciscanas de Siessen que se empenharam para a vinda dos frades a cidade. Foi quando Pe. Aquino sugeriu a compra da Fazenda Santo Antônio que estava à venda pela viúva Maria Ornellas de Barros. O terreno era ideal para o que os freis, pois oferecia lucro de café, possibilidade de criação de pomares, tinha água, luz e o terreno plano para a construção.

Associação do Hospital de Agudos
Inaugurado em 1909 o primeiro hospital de Agudos provisoriamente localizado na Praça da Bandeira. Com a evolução da cidade, o local se tornou inadequado para a realização das atividades, foi quando o Cel. Leite e alguns outros benfeitores cederam verbas para a construção do local que foi inaugurado em 1929. O evento ficou marcado pela presença de Júlio Prestes, presidente do estado. O hospital permanece no mesmo local até os dias atuais.

Espaço Histórico Plinio Machado Cardia
O conhecido museu da cidade detém uma série de arquivos, fotos e objetos que fazem uma verdadeira viagem ao passado. O local leva o nome de Plínio Machado Cardia, filho de Benedito Otoni e soldado constitucionalista na revolução de 1932. O espaço histórico foi inaugurado em 1993 e mantém junto com a prefeitura da cidade, o projeto de iniciação a história do município intitulado “É preciso conhecer, para amar!”.

Rio Lençóis
O Rio Lençóis é um dos mais importantes afluentes do lado esquerdo do Rio Tietê e o mais importante do município. Possui aproximadamente 46km de extensão, nasce na Fazenda São Benedito, Serra de Agudos, município de Agudos, e desemboca nas águas do Rio Tietê, no município de Macatuba, após atravessar Lençóis no sentido Oeste-Leste.

Rio Batalha
O Rio Batalha nasce em Agudos na Serra de Agudos, sendo que sua Bacia Hidrográfica integra 11 municípios (Agudos, Piratininga, Bauru, Avaí, Duartina, Reginópolis, Presidente Alves, Uru, Pongai, Balbinos e Pirajuí). É um dos mais importantes afluentes do Rio Tietê, integrando a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Tietê-Batalha.

Parque Ecológico Municipal Açucena da Serra
Com área de 16,75 ha. e próximo ao perímetro urbano, o Parque Ecológico Municipal Açucena da Serra tem seu acesso por meio da rua José Salmen. Inserido na área da antiga Fazenda São Luis, cujo terreno foi doado ao Município por meio do
Decreto nº 2.665 de 08 de dezembro de 1984, a área apresenta elevado potencial no que diz respeito à educação ambiental, ao lazer da população e ao turismo. A vegetação nativa cobre a maior parte do parque, enquanto a mata ciliar ocupa os primeiros 50m em ambas as margens do Ribeirão Agudos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Agudos posiciona-se paralelamente a Rodovia Marechal Rondon e proporciona fácil comunicação com São Paulo, através da interligação com a Rodovia Castelo Branca. Está há 15 km do aeroporto de Bauru e a menos de 40 km do Posto Intermodal da Hidrovia Tietê Paraná, via de acesso ao Mercosul.

De Ônibus:
N/D

De Avião:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO