Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Agudos

Agudos

Agudos fica localizado no centro-oeste do estado de São Paulo, distante 320 km da capital, sua população é estimada em 38.000 habitantes. Agudos possui uma economia que se destaca pela indústria com a produção madeireira e cervejeira, além da agricultura de cana-de-açúcar, milho e mandioca.

o município de Agudos é banhado por diversas nascentes do Aquífero Guarani. Além de possuir a Serra de Agudos, privilegiando ainda mais o turista com diversos atrativos para quem deseja aproveitar a natureza da região.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz
Inicialmente uma pequena capela construída era o espaço reservado para sacerdotes e fiéis de São Paulo dos Agudos, chamada de Largo da Capela. Em 1899 recebeu a denominação de Largo de São Paulo.

Depois de perceber as condições da Matriz, o Padre Xavier Arella, primeiro vigário paroquial da cidade, solicitou a construção de um novo prédio e com condições de conforto para os fiéis durante os atos de sacramento. O início das obras foi registrado no ano de 1905.

# 2 Seminário Santo Antônio

Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Agudos

O Convento Santo Antônio de Agudos foi construído na lateral direita do complexo arquitetônico do Seminário. O primeiro bloco do convento, ao longo do corredor central foi construído no período de agosto de 47 a janeiro de 50: o térreo e o 1º andar (celas). Já em outubro de 1953, foi feito o ajardinamento do pátio do convento e, em 55, era concluída a biblioteca do convento. As obras do Seminário, a igreja e o convento terminaram em dez anos depois, em 1957. Quando o Seminário foi planejado foi decidido reservar uma área de 350 metros quadrados para instalações de um Museu Escolar.

# 3 Associação do Hospital de Agudos
Inaugurado em 1909 o primeiro hospital de Agudos provisoriamente localizado na Praça da Bandeira. Com a evolução da cidade, o local se tornou inadequado para a realização das atividades, foi quando o Cel. Leite e alguns outros benfeitores cederam verbas para a construção do local que foi inaugurado em 1929. O evento ficou marcado pela presença de Júlio Prestes, presidente do estado. O hospital permanece no mesmo local até os dias atuais.

# 4 Espaço Histórico Plinio Machado Cardia
Inaugurado o ano de 1993, o conhecido museu da cidade detém uma série de arquivos, fotos e objetos que fazem uma verdadeira viagem ao passado. O local leva o nome de Plínio Machado Cardia, filho de Benedito Otoni e soldado constitucionalista na revolução de 1932.

# 5 Rio Lençóis
O Rio Lençóis é um dos mais importantes afluentes do lado esquerdo do Rio Tietê e o mais importante do município. Possui aproximadamente 46km de extensão, nasce na Fazenda São Benedito, Serra de Agudos, município de Agudos, e desemboca nas águas do Rio Tietê, no município de Macatuba, após atravessar Lençóis no sentido Oeste-Leste.

# 6 Rio Batalha
O Rio Batalha nasce em Agudos na Serra de Agudos, sendo que sua Bacia Hidrográfica integra 11 municípios (Agudos, Piratininga, Bauru, Avaí, Duartina, Reginópolis, Presidente Alves, Uru, Pongai, Balbinos e Pirajuí). É um dos mais importantes afluentes do Rio Tietê, integrando a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Tietê-Batalha.

# 7 Parque Ecológico Municipal Açucena da Serra
Com área de 16,75 ha. e próximo ao perímetro urbano, o Parque Ecológico Municipal Açucena da Serra tem seu acesso por meio da rua José Salmen. Inserido na área da antiga Fazenda São Luis, cujo terreno foi doado ao Município por meio do
Decreto nº 2.665 de 08 de dezembro de 1984, a área apresenta elevado potencial no que diz respeito à educação ambiental, ao lazer da população e ao turismo. A vegetação nativa cobre a maior parte do parque, enquanto a mata ciliar ocupa os primeiros 50m em ambas as margens do Ribeirão Agudos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso para Agudos é feito pela Rodovia Marechal Rondon, que liga a cidade ao estado de São Paulo com a Rodovia Castelo Branco.

De Ônibus:
N/D

De Avião:
Está há 15 km do aeroporto de Bauru.

De Navio:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO