(Vista da sede da cidade de Areia Branca - Foto: ASCOM Prefeitura de Areia Branca)

Areia Branca

Areia Branca é um município localizado no estado de Sergipe. Situada na região do Baixo São Francisco, é conhecida por suas belas praias e pelo turismo ecológico. O município faz parte da região da foz do rio São Francisco, um dos principais rios do país.

Areia Branca possui cerca de 17 mil habitantes e é um destino turístico popular, especialmente durante o verão. A cidade oferece diversas opções de lazer e entretenimento, como praias de águas calmas e areias claras, ideais para banho e práticas de esportes aquáticos.

Algumas das praias mais conhecidas em Areia Branca incluem a Praia de Atalaia, com sua extensa faixa de areia, e a Praia da Sereia, onde é possível encontrar piscinas naturais durante a maré baixa. Além disso, a região é conhecida por suas paisagens de manguezais e áreas de preservação ambiental.

A cidade também é famosa por suas festividades tradicionais, como a Festa de São Pedro, que ocorre anualmente em junho, celebrando o padroeiro da cidade. Durante a festa, há apresentações culturais, shows musicais, comidas típicas e procissões.

Areia Branca conta com uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, restaurantes e quiosques à beira-mar, onde os visitantes podem desfrutar da gastronomia local, que é marcada por pratos à base de frutos do mar.

Se você está em busca de um destino litorâneo com belas praias e natureza exuberante, Areia Branca pode ser uma ótima escolha para desfrutar do litoral sergipano.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Feira de Areia Branca
Quem visita a cidade de Areia Branca não pode deixar de visitar a feira da cidade. Ela ocorre há muitos anos sempre aos sábados. A feira que reúne uma diversidade de produtos alimentícios, atrai gente de cidades circunvizinhas que comercializam seus produtos.

# 2 Parque Nacional da Serra de Itabaiana
O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Areia Branca. Abrange uma área de 7.998,99 hectáres, destas apenas 3,5% são regularizadas. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque resguarda a Mata Atlântica e Caatinga. Além disso, abriga 16 espécies de répteis, 24 anfíbios, 62 mamíferos e 123 aves.

Turistas, estudantes e pesquisadores que exploram o local por meio de 12 trilhas com espaços que se dividem em cachoeiras, poços, riachos e penhascos, conhecidos como Poço das Moças, Gruta da Serra, Via Sacra, Caldeirão e Parque dos Falcões. Além destes, está também o mais conhecido: o alto da Serra, que chega aos seus 659 metros de altitude, sendo considerado o segundo ponto mais alto do estado de Sergipe.

# 3 Forródromo de Areia Branca
O forródromo é que um espaço dedicado exclusivamente ao ritmo mais característico da região Nordeste, o forró.

Este espaço, criado em 1992, garantiu a Areia Branca por muitos anos, o título de “Capital Sergipana do Forró”. Com uma pista de 54 mil metros quadrados, o forródromo da cidade chegou a ser intitulado pelo cantor Dominguinhos na década de 90 como o “Maracanã do forró”, título este em referência ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que por muitos anos foi considerado o maior campo de futebol do mundo.

O prefeito da cidade, Alan de Agripino vem resgatando não só os festejos juninos com o “São João Pé no Chão”, mas também promovendo cultura e lazer a população do município com atividades culturais e eventos festivos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A partir de Aracaju:

• Siga pela BR-101 em direção ao norte.
  • Continue na BR-101 por aproximadamente 57 km até chegar ao entroncamento com a SE-100.
  • Vire à direita no entroncamento e siga pela SE-100 em direção a Areia Branca.
  • Continue na SE-100 por cerca de 35 km até chegar à cidade de Areia Branca.

A partir de Maceió:

• Siga pela AL-101 em direção ao sul do estado de Alagoas.
  • Ao chegar em Penedo, entre na ponte sobre o Rio São Francisco para acessar o estado de Sergipe.
  • Já em Sergipe, siga pela SE-100 em direção a Areia Branca.
  • Continue na SE-100 por aproximadamente 35 km até chegar à cidade.

De Ônibus:
A partir de Aracaju:

• Vá até a Rodoviária de Aracaju.
  • Procure por empresas de ônibus que ofereçam linhas para Areia Branca.
  • Verifique os horários disponíveis e adquira sua passagem.
  • Embarque no ônibus com destino a Areia Branca.
  • Após a viagem, você chegará à cidade.

A partir de Maceió:

• Vá até a Rodoviária de Maceió.
  • Verifique se existem linhas diretas para Areia Branca ou se é necessário fazer uma conexão em Aracaju.
  • Consulte os horários e adquira sua passagem.
  • Embarque no ônibus com destino a Areia Branca.
  • Após a viagem, você chegará ao seu destino.