Home / Cidades do Brasil / Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul é um município do estado de Santa Catarina. Possui uma população estimada, em 2018, de 174.158 habitantes. Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Itajaí, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como “Capital Nacional da Malha”.

O ecoturismo é a grande atração de Jaraguá do Sul. O município é cercado por morros de Mata Atlântica, cachoeiras e picos de grande altitude (até 1.176 m) que favorecem a prática do voo livre, rapel, canyoning, cascading, trekking, escalada, arvorismo e canoagem. Colonizada por imigrantes alemães, italianos, húngaros e poloneses, Jaraguá do Sul é também um importante polo têxtil e industrial e oferece boas opções de compras, lazer e negócios.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Arena Jaraguá
Capacidade para 17 mil pessoas em área interna e para mais de 40 mil pessoas em área externa. Há 22 camarotes, 8 bares, restaurante, ampla praça de alimentação, 24 banheiros, área de exposição, estacionamento com mais de 1.500 vagas e diversas lojas.

# 2 Casa Vitório Schiochet
Edificação de tijolos à vista, com forro em estuque e varanda em arcos. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

# 3 Casa Eurides Silveira
Moinho movido a roda d’água e uma pequena coleção de objetos coloniais são as atrações dessa residência tipicamente italiana, construída em 1912.

# 4 Casa do Colonizador/Museu do Imigrante
O museu, que retrata a rotina dos primeiros colonizadores, está instalado em casa de estilo enxaimel construída no início do século XX. Há também um posto de informações turísticas no local.

# 5 Praça do Expedicionário
Destaque para o Depósito Breithaupt, em estilo enxaimel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nas proximidades existem prédios em estilo Bauhaus, como os Correios e o Terminal Rodoviário Urbano. Um memorial na praça homenageia os participantes da II Guerra Mundial.

# 6 Parque Malwee
Área verde preservada com 17 belos lagos (o maior com mais de 100 mil m2), ideais para esportes náuticos. O parque dispõe de pista de bicicross, praças esportivas, recantos ecológicos, 2 restaurantes (sendo um tipicamente alemão), um museu, e abriga a Casa de Cultura Popular.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO