Home / Cidades do Brasil / Água Doce
Foto: Divulgação / Pref. Mun. de Água Doce

Água Doce

Água Doce é um município do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma altitude de 969 metros e sua população em 2018 foi estimada em 7.138 habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, foi construída por moradores locais e inaugurada em 16 de agosto de 1956 pelo Bispo Dom Daniel Hostin. Apresenta traços semi góticos e linhas da arquitetura moderna, sendo que no seu interior podem-se observar a Via Sacra e as imagens dos santos trabalhadas em gesso, como os Padroeiros Nossa Senhora da Paz e São Roque, além dos belíssimos vitrais.

# 2 Monumento ao Tropeiro
Construído no ano de 2005 pelo artista plástico Cristóvão Batista, o mesmo está localizado ao lado da Casa da Cultura Maria Imaculada Brunner Beal, no acesso ao município de Treze Tílias.

# 3 Praça João Macagnan
Localizada no centro da cidade, a Praça João Macagnan foi construída em 1970 e abriga hoje várias espécies que representam a flora do Município. Nela situa-se o Monumento da Imbuia, árvore nativa da região com mais de 100 anos, além da Locomóvel da marca Lanz Mannhein, fabricada na Alemanha no ano de 1900, a qual era utilizada na Serraria Luchesi para corte de madeira.

# 4 Complexo eólico de Água Doce
O município é hoje reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do Estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores. Localizado na região dos campos de altitude, os oito parques – Horizonte, Água Doce, Amparo, Aquibatã, Campo Belo, Cascata, Cruz Alta e Salto – produzem energia suficiente para abastecer um contingente de aproximadamente 500 mil habitantes. A iniciativa de gerar energia elétrica por meio da força dos ventos surgiu no ano de 2002, quando a empresa estatal Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc, realizou um levantamento no Estado a fim de averiguar as áreas com potencial eólico. Deste estudo, três municípios catarinenses apresentaram as condições de vento adequadas para a implantação de uma usina eólica, estando entre estes Água Doce. O investimento iniciou no ano 2003, quando a empresa Cenaeel (Central Nacional de Energia Eólica) – atual Energia de Portugal Renováveis (EDP) – implantou o Parque Eólico Horizonte, composto por oito aerogeradores. Dois anos depois, a mesma empresa instalou as quinze máquinas que fazem parte do Parque Eólico Água Doce. Os aerogeradores medem entre 48 e 63 metros de altura e produzem 0,5MW/hora de energia cada. Toda a geração é vendida para a Celesc e Copel (Companhia Paranaense de Energia), responsáveis pela distribuição. Os bons ventos de Água Doce motivaram a expansão do conjunto pela empresa argentina Impsa, que realizou a construção de mais 86 aerogeradores, distribuídos em seis parques eólicos. Medindo 100 metros altura, cada máquina tem a capacidade de geração de 1,5MW. A obra teve um custo estimado em 790 milhões de reais e foi concluída em dezembro de 2012.

# 5 Capela de Nossa Senhora Aparecida
Símbolo de fé e devoção, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Distrito de Herciliópolis, é reconhecida também por abrigar a representação de um importante ícone da história regional. Em 1850, o monge eremita João Maria d’ Agostini – personagem de grande relevância no conflito do Contestado – passou pela comunidade, abençoando a fonte de água hoje situada na parte interna da capela. De acordo com os moradores locais, a fonte nunca secou, suscitando a crença no poder dessa água na realização de milagres, entre esses, a cura de doenças físicas e psíquicas.

# 6 Mirante do Morro São José

O Mirante do Morro São José está localizado no bairro de mesmo nome, a uma altitude de 1199 metros acima do nível do mar. Teve sua origem quando um grupo de moradores da cidade de nomes “José”, resolveram criar o monumento. Construído em 1998, serve hoje como destino de procissões e pagamento de promessas. Além disso, oferece uma vista privilegiada de toda a cidade e seu entorno.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
De carro acesso pela SC-135, SC-350.

De Ônibus:
Viação Planalto em www.planalto.com.br

■ MAPA DA REGIÃO