Home / Cidades do Brasil / Victor Graeff
Foto: Divulgação / Pref. Mun.

Victor Graeff

Victor Graeff é um município com uma população de apenas 3.315 habitantes. Conhecido nacionalmente pela beleza da Praça Municipal Tancredo Neves, mais conhecida como a “Mais Bela Praça do Estado do Rio Grande do Sul”, com mais de 200 esculturas em ciprestes, podados em forma de pessoas, pássaros, animais e paisagens arquitetônicas.

A economia é baseada na agricultura, pecuária e turismo. A praça, seis propriedades rurais que compõem o caminho dos Jardins são atrativos para turistas. O artesanato também é importante fonte de receita, além do Festival Nacional da Cuca com Linguiça. Ela acontece anualmente no mesmo período que a Expo-Direto Cotrijal de Não-Me-Toque.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Balneário, Camping e Pesque e Pague Kronbauer
Localizado em São José da Glória, interior de Victor Graeff, distante 20Km da sede do município, você encontrará uma completa infra-estrutura com cabanas, quadras esportivas, açudes, piscina natural e camping.

# 2 Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Conta com um acervo de aproximadamente 16.000 títulos, divididos em: infantis, pesquisa, literatura, enciclopédias, dicionários, romances e demais estórias. Lá você ainda encontra: jornais, periódicos e uma videoteca de pesquisa e cultural.

# 3 Caminho das Topiarias, Flores e Aromas
Roteiro Turístico Rural formado por um passeio que inicia na Praça Tancredo de Almeida Neves e segue por nove propriedades rurais modelos, onde as agricultoras embelezaram seus jardins com flores, folhagens, ervas medicinais, cascatas, quiosques e ciprestes, tornando os maravilhosos.

# 4 Casa do Artesão
Mantida pela Associação de Artesões do município, funciona no prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Victor Graeff, junto a Praça Municipal Tancredo Neves. Lá você encontrará diversos tipos de artesanatos que são confeccionados no município.

#  5 Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes localiza-se na Rua Afonso Raimundo Rauber, em Victor Graeff-RS e além de receber romeiros diariamente, acontece em fevereiro a Procissão de Nossa Senhora de Lourdes que reúne centenas de fiéis, que lá se dirigem para orar e beber as suas águas, que para os fiéis, “ajuda no tratamento de qualquer problema e limpa as impurezas do corpo”. A Gruta Nossa Senhora de Lurdes faz parte dos pontos de turismo religioso da região da AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí do RS).

Foto: Divulgação / Pref. Mun.

# 7 Praça Municipal Tancredo Neves
Conhecida como a “Mais Bela Praça do Estado do Rio Grande do Sul”, com mais de 150 esculturas de ciprestes, todos podados artesanalmente até o mês de maio de 2005 pelo Topiário Fredolino Selmiro Schimdt, idealizador de local e que se aposentou aos 70 anos de idade. Fundada em janeiro de 1982, a Praça começou a ser atração na região apenas a partir de 1989, quando o então agricultor Fredolino, conhecido por Mirio, mudou-se para a cidade e desde então dedicou sua vida a cuidar deste local que é o ponto turístico mais visitado de toda a região.

# 8 Roteiro Turístico de Jardins
Formado por 6 propriedade rurais e mais a Praça Municipal Tancredo Neves: Floricultura de Anigrid dos Santos, Ione Koech (São José do Umbu), Diva Vollmer ( São José da Glória), Sirlei Schröpel (São José do Umbu), Delci Worst (São José da Glória/Faxinal), Rejane Schultz (São José da Glória), Márcia Worst (Faxinal). O roteiro pode ser visitado com agendamento, onde são observados os mais variados tipos de flores e folhagens, em perfeita sintonia com o ambiente ao qual estão inseridos.

# 9 Usina Hidrelétrica Ecológica Cotovelo do Jacuí
Única usina ecológica da América Latina, localizada em Linha Jacuí, interior de Victor Graeff, gerando energia para mais de 7.000 famílias de 15 municípios da região. É considerada ecológica pois não agride a natureza, nem causou inundação. Foi construída cavando-se um túnel com desnível de 13m no cotovelo formado pelo Rio Jacuí, por onde passa a água que impulsiona as turbinas, gerando assim energia elétrica. A Usina Cotovelo do Jacuí (Coprel) entrou em funcionamento em dezembro de 2000. A Usina abastece as comunidades de Victor Graeff, Mormaço, Tio Hugo, Espumoso, Soledade, Tapera, Ibirapuitã, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Tunas, Selbach, Colorado, Ernestina, Ibirubá.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Vindo de Porto Alegre a Carazinho pela BR-386, no trevo do município de Tio Hugo, acesso à esquerda, mais 14 Km pela RS-223, acesso à direita pela RS 142 – 7 Km. Distância de Porto Alegre é de 263 Km.

De Ônibus:
Não disponível

De Avião:
Não disponível

■ MAPA DA REGIÃO