Home / Cidades do Brasil / Cambará do Sul
Foto: Divulgação / ICMBIO

Cambará do Sul

Cambará do Sul está localizado na Serra Gaúcha, famosa pelos seus cânions chegando até 900 m de altura. A região é conhecida como “Aparados da Serra“, e constitui a maior concentração de cânions do Brasil, o mais famoso chamado de “cânion do Itaimbezinho. Em Cambará do Sul é onde encontra-se o “Parque Nacional de Aparados da Serra” e “Parque Nacional da Serra Geral“.

Distante cerca de 190 km de distância da capital Porto Alegre, a cidade possui apenas 6.500 habitantes. Cambará do Sul é pequena, sendo possível fazer o deslocamento na cidade todo a pé. Já os passeios aos cânions é preciso contratar os serviços de uma agência de turismo ou de transporte como táxi, vans ou aluguel de carros.

A criação do parque é antiga de 1959, possuindo 13.060 ha e forma junto com o Parque Nacional da Serra Geral um importante corredor ecológico com pouco mais de 30.000 ha.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Nacional de Aparados da Serra
Situado junto à porção leste da divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na borda da Serra Geral, o Parque Nacional de Aparados da Serra está em uma das regiões de maior altitude do sul do País. Os locais mais visitados são as cachoeiras das Andorinhas e a do Véu de Noiva, que deságuam no fundo do abismo por onde corre o rio do Boi. A trilha do Vértice, com aproximadamente 500 metros de percurso, situada próximo ao centro de visitantes, pode ser percorrida sem o acompanhamento de condutores habilitados e permite observar, além da cachoeira das Andorinhas e o cânion Itaimbezinho.

# 2 Cachoeira dos Venâncios
Consiste em um excelente local para camping após a visita aos cânions. Está localizado a 17 km de Cambará do Sul, ao fundo do Capão Penso sobre o Rio Camisas. Esta cachoeira está dividida em quatro quedas e suas águas são cristalinas.

# 3 Igreja Matriz São José
Fica bem no centro da cidade. Sua arquitetura é em estilo barroco. No interior há pinturas feitas pelo assessor do pintor Aldo Locatelli. No altar há imagens do Monte Calvário e de diversos santos, como São José, Virgem Maria e Nossa Senhora do Rosário. A altura da torre da Matriz é de 32 metros de altura.

# 4 Parque Nacional da Serra Geral
O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992, com uma área de 17.300 ha. Suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.  Está situada na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Assim como seu vizinho Aparados da Serra, aqui também destaca-se formações geológicas bastante peculiares, caracterizada principalmente por paredões verticais de até 700 m de altura.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo de Porto Alegre, pela BR-290, entra-se à esquerda na BR-116, em direção a Canoas. Quando passar Novo Hamburgo entra-se à direita na RS-239. Chegando em Taquara dobra-se à esquerda, na RS-020, em direção a São Francisco de Paula. É preciso muita atenção nesta estrada. É sinuosa e sem acostamento. Chegando ao trevo de acesso a São Francisco de Paula dobra-se à esquerda, no Centro de Informações Turísticas em direção a Cambará do Sul.

De Ônibus
De Porto Alegre saem linhas de ônibus para Cambará do Sul diariamente. O ônibus é comum, faz paradas o tempo inteiro e leva 5h48min de viagem. Já de Caxias do Sul e São Francisco de Paula há mais opções de horários e ônibus.

■ MAPA DA REGIÃO