Foto: Divulgação/SETUR RS

Caçapava do Sul

Caçapava do Sul  surgiu de um acampamento militar localizado no ponto mais estratégico da região. Em meados do século XIX a vila de Caçapava abrigou um arsenal e uma guarnição do Exército Imperial.

O cultivo de oliveiras proporciona ao município forte desenvolvimento econômico, agregando valores entre o cultivo e a geração de empregos e renda através do processamento e da comercialização.

Em Caçapava do Sul são quatro os bens tombados, três deles pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE) em razão de sua referência histórica com a Revolução Farroupilha: a Casa Ulhôa Cintra (ou Casa de Reunião dos Farrapos), a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção e o Fórum de Caçapava, este último tornou-se Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol que abriga o Museu Lanceiros do Sul e a Biblioteca Municipal Domingos José de Almeida.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 01 Pedra do Segredo
A Pedra do Segredo, que deve o nome às suas cavernas e labirintos, é um conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, que possui aproximadamente 160 metros de altura. O local é imperdível para os amantes da natureza e é muito procurado por alpinistas e montanhistas. As pedras gêmeas assemelham-se a duas cabeças de gorilas de rosto colado. O pôr do sol visto do alto da pedra é um espetáculo de grande beleza.

# 02 Forte Dom Pedro II
O Forte Dom Pedro II em 1938 tornou-se um bem tombado pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, considerada a única fortificação remanescente no estado do Rio Grande do Sul, embora suas muralhas de dimensões monumentais jamais tenham sido terminadas e nem guarnecidas. É um dos pontos turísticos mais visitados do município pela sua localização.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
É servida pela BR 392, ligando a Região das Missões ao porto de Rio Grande, fazendo a ligação norte/sul, – BR 290, de Uruguaiana a Porto Alegre – leste/oeste, BR 153, ligando a BR 290 à cidade de Bagé,

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
n/d

 

■ MAPA DA REGIÃO