Bom Retiro

Bom Retiro, fica no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. A cidade possui paisagens bucólicas e uma natureza exuberante.

Bom Retiro está localizada na altitude de 890 metros e o ponto culminante está a 1.827 m no Morro da Boa Vista, na região dos Campo dos Padres na Serra Geral.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu da Memória dos Imigrantes Alemães de Entrada – Johann Deucher
Contém registros de imigrantes alemães que se fixaram na localidade de Entrada, formando um dos primeiros núcleos da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil. Bem próximo ao local, no Morro do Trombudo, há um marco de madeira que serviu no passado como limite das províncias de Santa Catarina e de São Paulo.

# 2 Estátua do Capitão Arzão
Monumento erguido em homenagem ao colonizador da cidade.
Jardim Hercílio Luz, Centro

# 3 Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
BR-282, Km 137, Santa Clara.

# 4 Igreja Nosso Senhor Bom Jesus

Construída em 1948, possui uma forma arquitetônica única, a qual pode ser apreciada pelos visitantes. Pintura nas paredes e tetos com perfeição única, destacando as estações de Cristo.

# 5 Morro da Cruz
Com 1.340 m de altura, possui uma linda vista da região. Também é ponto de peregrinação na Sexta-feira Santa. Localizado a 10 km do Centro.

# 6 Morro do Trombudo
No cume do morro em 1790 o Capitão Antonio Marques de Arzao afixou um marco de carvalho delimitando a província de São Paulo da província de Santa Catarina, ao subir ao Morro o aventureiro pode ver o marco afixado no mesmo local.

# 7 Calçada e Costão do Frade
Situada no interior de uma mata, tornou-se local de interesse turístico devido a presença de vestígios de uma calçada de pedra feita por escravos no século XVIII. Na região há uma gruta natural que virou ponto de peregrinação de fiéis.

# 8 Capela Três Pontas
A igreja foi construída na década de 50, a Capela possui pinturas nas paredes e tetos com perfeição única. Encontra-se na localidade de Três Pontas, o percurso de ida até a Capela Três Pontas do centro da cidade tem um total médio de 22 km, ideal para os amantes de história contemporânea.

# 9 Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Costão do Frade
Gruta de 15 metros de largura com a água descendo e formando uma cortina d’água sobre as 3 imagens sacras existentes. Por sua beleza natural, os moradores a 70 anos resolveram utilizar o local para reflexão e começaram a utilizar para rezar.

# 10 Calçada de pedras
Calçada de pedras, construída por escravos em 1790, com uma engenharia única. O quartel de Arzão, capitão da cavalaria, onde percurso de seis quilômetros construiu-se uma estrada feita de pedras de denominada calçadas, cujos vestígios ainda hoje são encontrados entre a vegetação. No local observa-se os detalhes desta que é uma das mais antiga construções do Estado de Santa Catarina.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Costãozinho e Corredores de Pedra
Encontra-se na localidade de Guarda Velha, o percurso ida e volta até a cachoeira e/ou corredores de pedra saindo do centro da cidade tem um total médio de 20 km, ideal para os amantes do ciclismo e do trekking. Para chegar até a cachoeira precisa andar em torno de 100 metros de trilha em uma bela clareira com esculturas naturais de pedra e um lindo poço que pode chegar até 3 metros de profundidade para refrescar-se com um banho em águas naturais.

# 2 Cachoeira e Sítio da Serrinha
Encontra-se na localidade de Guarda Velha ou também conhecido por Costãozinho, o percurso de ida até a Cachoeira e Sítio da Serrinha saindo do centro da cidade tem um total médio de 12 km, ideal para os amantes do ciclismo, trekking e/ou apenas um passeio para descansar e vislumbrar a belíssima cachoeira ou tomar um delicioso café colonial. No verão o local é propício para piqueniques e um trekking pelo percurso que leva da Cachoeira do Costãozinho até a Cachoeira da Serrinha. Agende uma tarde de aventura com um delicioso café colonial com a Família do Sítio da Serrinha.

# 3 Cachoeira do Ubiratã
Encontra-se na localidade de Paraíso da Serra, o percurso de ida até a Cachoeira do Ubiratã saindo do centro da cidade tem um total médio de 27 km, ideal para os amantes do ciclismo e/ou apenas um passeio para descansar e vislumbrar a belíssima cachoeira. No verão o local é propício para piqueniques e banhar-se nas águas límpidas e naturais que chegam das nascentes do Campo dos Padres.

# 4 Cachoeira do Barbaquá
Encontra-se na localidade de Barbaquá em torno de 80 metros da estrada principal que atravessa a localidade. Próxima a cachoeira encontra-se um belo estabelecimento para descanso. O percurso até a cachoeira ida e volta saindo do centro da cidade tem um total médio de 35 km, ideal para o ciclismo, todo o trajeto passa por belíssimas paisagens e montanhas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A distancia entre Porto Alegre e Aceguá pela estrada é de 433.6 km, 5 h 13 min via BR-290 e BR-153;

De Ônibus:
Viação Ouro e Prata, Une Sul

■ MAPA DA REGIÃO