Aceguá

Em 4 de março de 1994, a partir de várias reuniões com moradores e lideranças dos distritos de Aceguá e Colônia Nova, através de consenso destes, foi formada uma comissão pró-emancipação, objetivando a formação do novo município de Aceguá. Esta comissão, a partir das exigências da legislação pertinente, após credenciar-se junto a Assembléia Legislativa, organizou o processo de emancipação encaminhando-o dentro dos prazos pré-estabelecidos, atendendo a todos os requisitos legais.

A consulta plebiscitária à população foi efetivada em 22/10/95, ocasião em que 84,8% dos moradores manifestaram-se desejosos de emancipar-se de criar o município de Aceguá o que foi ratificado pela Assembléia Legislativa através da lei nº10.766, de 16/04/96 que criou o novo município.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

Morro do Cavalo de Pedra
O Cavalo de Pedra fica no Cerro dos Quietos, localidade de Mina do Aceguá. O local se caracteriza por ser o ponto mas alto da topografia do município, que está a 276 metros acima do nível do mar. Do alto da pedra, visualiza-se toda a cidade e parte do interior. Para chegar ao local onde está o Cavalo de Pedra, partindo-se da estrada principal, segue-se uma verdadeira trilha ecológica, composta de formações rochosas, onde a natureza e a beleza da paisagem encantam os visitantes.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Vias de Acesso: Partindo de Porto Alegre – BR 153/473

De Ônibus:
Rodoviária São Mateus – ES
End.: Rua Dr. Arlindo Sodré, 267
Tel.: (27) 3763-2454
Empresa de Ônigus: Aguia Branca – www.aguiabranca.com.br

De Avião: 
Aeroporto Tancredo de Almeida Neves, é o segundo maior aeroporto do Espírito Santo.

■ MAPA DA REGIÃO