Pacaraima

Pacaraima é um município brasileiro localizado no norte do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela. Conhecido como “Polo Norte de Roraima”, pelo fato de suas temperaturas serem mais baixas que no resto do estado, por causa da altitude.  O município localiza-se ao norte do estado de Roraima, situando-se na zona conhecida geograficamente como planalto Parima apresentando as maiores altitudes do estado e de toda Região Norte do Brasil, com seus 920 m de altitude. Sua população, de acordo com estimativas de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 12.375 habitantes.  A fronteira com a Venezuela, e a grande depreciação da moeda deste país impõe um amplo movimento de pessoas na fronteira durante todos os dias, intensificando-se nos finais de semana quando milhares de boa-vistenses dirigem-se a cidade de Santa Helena de Uairen para realizarem compras ou apenas abastecerem seus automóveis.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Sítio Arqueológico da Pedra Pintada
Um dos cartões postais do Estado. O local é considerado sagrado na cultura indígena local, a formação rupestre contém pinturas datadas da pré história, tornando-se um verdadeiro arquivo a céu aberto.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso à cidade de Pacaraima se dá pela rodovia BR-174, que está pavimentada e com bom estado de conservação. A distância até Boa Vista é de cerca de 220 quilômetros.

De Ônibus:
Há um serviço regular de ônibus disponível para o município a partir de Boa Vista.

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO