Boa Vista

Boa Vista foi o primeiro povoado de Roraima, localizada na margem direita do rio Branco, possuindo hoje 399,2 mil habitantes. A cidade de Boa Vista possui uma orla chamada de A Orla Taumanan é um lugar especial para admirar outras atrações como a Ponte dos Macuxi, a Praia Grande. A biodiversidade da região também pode ser contemplada no rio Branco, que também é procurado para a prática de esportes, como a natação e o kitesurf, e no Parque Nacional do Monte Roraima, localizado no extremo norte do estado.

Nas áreas próximas ao rio, estão os principais registros do passado de Boa Vista, com construções em estilo neoclássico que relembram o auge da cidade.

A cidade abriga a Estação Ecológica de Maracá, que além de ser um trecho de floresta preservada, conta com espécies como a onça-pintada, as ariranhas e as guaribas. O Monumento ao Garimpeiro, principal estátua da cidade, fica na Praça do Centro Cívico e homenageia os trabalhadores que extraíam ouro na região quando a atividade era liberada. A influência indígena é muito forte na mesa dos roraimenses.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Orla Taumanan
Fica localizada as margens do Rio Branco, que banha Boa Vista, recentemenete urbanizada, conta com duas plataformas: Weikepá (Nascer do Sol), na parte inferior, voltada para o Monumento aos Pioneiros e Meremê (Arco-Íris), na parte superior e voltada para a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a primeira igreja do estado. É um dos melhores lugares da cidade para se apreciar o nascer do sol ou aproveitar o dia e o anoitecer nas áreas de lazer e quiosques com comidas e bebidas variadas. No período de seca, durante o verão amazônico, de setembro a fevereiro, as águas baixam, diminuindo a navegabilidade do rio Branco e formando belas praias fluviais, bastante frequentadas pela população e turistas.

# 2 Praça das Águas
A Praça das Águas é um convite à apreciação de fontes luminosas em Boa Vista, capital de Roraima. Os símbolos do local são diversos chafarizes de água que proporcionam um belo espetáculo. Um de seus principais monumentos é o Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Com 16m de altura, o Portal simbolizou a passagem para um novo tempo e, alegoricamente, para uma nova cidade. Uma praça de alimentação e barracas de artesanato também fazem parte do local, que serve de encontro de amigos e casais.

# 3 Centro de Artesanato e Turismo Velia Coutinho
Artesanatos finos estão entre os destaques do Centro de Artesanato e Turismo Velia Coutinho, que conta com lojas administradas por artesãos de Boa Vista, no Estado de Roraima. No local, são comercializados produtos confeccionados por indígenas, como cestarias e colares.

O espaço é um tributo à artesã roraimense Velia Sodré Coutinho, pelo seu engajamento comunitário e pelos 20 anos devotados ao artesanato no Estado.

Com capacidade para receber até 8 mil pessoas, o Centro reúne barracas de produtos artesanais, além de um espaço de exposições e um palco coberto para espetáculos. Ali, cerca de 30 artesãos podem expor e vender seus trabalhos. Para dar oportunidade a todos, é feito um rodízio mensal de forma que todos os interessados tenham a sua vez de mostrar seu trabalho.

# 4 Vila Olímpica Roberto Marinho
Complexo é o maior centro de prática esportiva do estado e oferece quadras poliesportivas, dois campos de futebol de areia, seis quadras de vôlei de praia, três quadras de tênis, campo de futebol gramado.

# 5 Parque Nacional do Monte Roraima
Criado em 28 de junho 1989, o Parque Nacional do Monte Roraima fica no extremo norte de Roraima, mais precisamente no município de Pacaraima, a cerca de 190 km da capital Boa Vista, e abrange uma das montanhas mais antigas do planeta.

A formação rochosa do Monte Roraima tem idade estimada em mais de 2 bilhões de anos e tem a forma de uma mesa, denominada pelos povos indígenas locais de tepuí. Com 2.875 m de altitude e uma paisagem recortada por rios, cascatas e formações rochosas, o Monte pode ser acessado sob orientação de guias locais. O Parque ocupa cerca de 116 mil hectares e conta com diversas espécies de samambaias e bromélias.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A única ligação por terra é pela BR‑174 a partir de Manaus.

De Ônibus:
O Terminal Rodoviário de Boa Vista recebe linhas intermunicipais e interestaduais.

De Avião:
O aeroporto fica perto do centro e recebe as principais companhias aéreas do país.
Aeroporto Internacional de Boa Vista
Endereço: Aeroporto, Boa Vista – RR
Telefone: (95) 3198-0144

■ MAPA DA REGIÃO