Home / Cidades do Brasil / Costa Marques
Foto: Divulgação / Pref. de Costa Marques

Costa Marques

Costa Marques é um município do Rondônia, localizado no Vale do Guaporé e possui cerca de 17.855 habitantes. A cidade fica a 713 quilômetro de distância de Porto Velho. Além de belas praias de água doce, um dos destinos mais procurados para a prática da pesca esportiva, também chama a atenção de turistas de todo o país o Real Forte Príncipe da Beira, a mais antiga edificação do Estado e maior obra de engenharia militar do Brasil-Colônia.

A cidade oferece hotéis e pousadas e, na praia, haverá um local destinado para acampamento e barracas comerciais, com pratos típicos da região, artesanatos confeccionados pelos seringueiros e passeios turísticos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Forte Príncipe da Beira

Foto: Divulgação / Gov. do Estado

O Real Forte do Príncipe da Beira é considerado uma das maiores obras da engenharia militar portuguesa do período colonial, tanto pela sua edificação como pela sua fundamental localização estratégica. O Forte está situado na margem direita do rio Guaporé, no município de Costa Marques, estado de Rondônia, na fronteira com a Bolívia. O início de sua construção completa neste ano 240 anos.

O rei de Portugal, D. João V (1706-1750) ordenou a construção de um forte para consolidar o domínio territorial, ao mesmo tempo em que assegurava a exploração do ouro na vastidão da pouco conhecida região amazônica. A estratégia para defender e, até mesmo expandir seu domínio territorial da coroa portuguesa ante a cobiça do império espanhol, foi confiada a dom Antônio Rolim de Moura Tavares, governador e capitão-general da Capitania do Mato Grosso.

Na primeira investida para assegurar a soberania na região, Rolim de Moura, em 1760, tomou as instalações de jesuítas espanhóis, que foram transformadas no Fortim de Nossa Senhora da Conceição. A obra suportou as investidas dos espanhóis. Algum tempo depois, vencidos pelas doenças, os invasores desistiram da empreitada. O fortim foi destruído por uma enchente em 1771.

Praia do Curralinho

Foto: Divulgação / Gov. do Estado

É uma praia de rio que fica a cerca de 2,5 Km do centro urbano e atrai além de gaivotas, tartarugas que aparecem casualmente. Anualmente acontece o Festival de Praia de Curralinho recebendo milhares de turistas.

Parque Estadual Serra dos Reis
O Parque Estadual da Serra dos Reis está inserido na parte sudoeste do estado de Rondônia, em uma área cuja rede de drenagem contribui para a bacia do Rio Guaporé. Sua extensão de 36.442, hectares, composta por uma floresta “ombrófilas”, caracterizada pelas chuvas intensas e constantes, rica também madeiras nobres, possuindo uma fauna registrada de 152 espécies de aves e 24 mamíferos, acabou se tornando uma unidade conservação da biodiversidade de todo o Norte brasileiro, representando um fator preponderante para o desenvolvimento do ecoturismo e educação ambiental.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO