Foto:Divulgação

Natal

Natal é capital do Rio Grande do Norte, a cidade é cercada por diversos atrativos. Natal tem a praia de Ponta Negra como a mais movimentada da região. É lá que se encontra o Morro do Careca, uma duna que possui mais de 100 metros e que se tornou o ponto turístico mais famoso da cidade. Além disso, os turistas podem desfrutar de passeios de buggy (carros abertos com pneus adaptados para as dunas) com visitas as lagoas de Genipabu, Pitangui e Jacumã. Todas entre as dunas e o mar ao norte de Natal.

Natal também oferece aos turistas, uma variedade de pratos típicos e sua culinária diversificada, é líder na produção de camarão. Muitos dos pratos típicos de Natal são baseados em peixes e frutos do mar, levam temperos e ingredientes diferentes. Alguns outros pratos são tipicamente nordestinos, sem similares nas culinárias do sul.

Na culinária, a capital Natal é conhecida por ser a “Terra do Camarão“. Mas, nem só do fruto do mar é feito os pratos locais. Existe a carne de sol, a paçoca, a tapioca, o baião de dois… tudo com tempero inigualável e ingredientes como, o leite de coco e o azeite de dendê. Eles são guarnecidos acompanhados com o feijão verde e a macaxeira. Quanto aos doces, quem aí ainda não provou o “mungunzá”? O prato, que é conhecido nas demais regiões do país como Canjica, tem que ser provado por quem vai à capital do Rio Grande do Norte.

O artesanato é outro ponto forte de Natal. A cidade é cheia de locais onde os turistas podem encontrar um pouco da cultura natalenses e levar para casa, como a Casa de Incentivo ao Artesão e o Shopping do Artesanato Potiguar. A capital, também, é sede da Feira Internacional de Artesanato, que traz produtos de diversas partes do país e do mundo. Em 2020, o evento completou 25 anos com uma extensa programação, que incluía a exposição dos artesanatos, cultura e gastronomia.

■ PRAIAS

# 1 Praia de Ponta Negra
Localizada à 14 Km do centro onde encontra-se o Morro do Careca, um dos mais belos cartões postais da cidade, com uma excelente infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. A orla, é utilizada pelos visitantes que desejam caminhar, descansar ou apenas bater um papo com os amigos.

Localizado na área urbana de Natal, a praia de Ponta Negra possui a formação de uma descida de areia entre matas chamada “Morro do Careca” que está a 120 m de altura. O Morro do Careca com suas areias brancas e sempre em movimento, é contemplado com uma vegetação própria e enriquecido com uma pequena enseada, sendo conhecido como o principal cartão postal da cidade. É a primeira praia do litoral Sul e o inicio da Rota do Sol.

# 2 Praia da Via Costeira
Localizada na região Central no Litoral Sul, são 9 km de praias e dunas preservadas em plena cidade. Ao lado direito, concentram-se, a beira-mar, hotéis com arquiteturas arrojadas. Ao lado esquerdo da Via, fica o Centro de Convenções. Acessos pela praia de Areia Preta ou pela Estrada de Ponta Negra.

# 3 Praia Areia Preta
Fica distante 4 Km do Centro sendo imprópria para o banho, local de maior valorização de prédios. Visitação: Possui uma bela formação rochosa na areia formando grutas.

# 4 Praia dos Artistas
Localizada na região Central, sendo propícia para a prática do surf, com vida noturna bastante agitada.

# 5 Praia do Forte
Localizada na região Central , ondas calmas, com piscinas naturais. Propícia para a prática do windsurf e banhos. Encontra-se o Forte do Reis Magos, erguido sobre recifes na foz do Rio Potengi.

# 6 Praia Redinha
Está localizada no Litoral Norte. Duas maneiras de acesso: Pela estrada (RN 302), em curtos 15 Km, ou pela balsa, atravessando o Rio Potengi, 7 Km. De onde partem os famosos passeios de bugre pelas praias e dunas do Litoral Norte.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Fortaleza dos Reis Magos
Construído sobre os recifes e banhado pelo rio Potengi e pelo Oceano Atlântico, é o marco inicial da história da cidade do Natal. Foi ocupado pelos holandeses, quando tomou o nome de Kastell Keulen. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é um dos principais pontos de visitação turística do Estado.

# 2 Maior Cajueiro do Mundo
Com sua copa esparramada por cerca de 10 mil metros quadrados.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Pela BR-101 vindo de vários estados litorâneos. Do litoral norte pela Ponte Newton Navarro. Do litoral sul pela Rota do Sol.

De Ônibus:
Existem diversas empresas que fazem o trajeto de diversas capitais do país como a Viação Gontijo, (www.gontijo.com.br) e (www.viacaonacional.com.b).

De Avião:
Aeroporto Internacional de Natal
Endereço: Av. Dr. Ruy Pereira dos Santos, 3100 – Aeroporto, São Gonçalo do Amarante – RN, 59290-000
Telefone: (84) 3343-6060

■ MAPA DA REGIÃO 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *