Home / Cidades do Brasil / Visconde de Mauá
Foto: Divulgação

Visconde de Mauá

A região de Visconde de Mauá fica no alto no alto da Serra da Mantiqueira e abrange três vilas: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá. Visconde de Mauá, é distrito do município de Resende e distante cerca de 36 km do centro urbano de Resende. Possui locais esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas, mountainboard e mountain bike.

O acesso a estas vilas é difícil e se dá por meio de estradas que necessitam de manutenção e ampliação. A principal atividade econômica da região é o turismo, com mais de 100 estabelecimentos de hospedagens, além de boa infraestrutura de bares e restaurantes. Os turistas são atraídos pelas cachoeiras, rios e piscinas naturais do local, sendo que alguns destes atrativos fazem parte do Parque.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Centro Cultural Visconde de Mauá
Criado em 2005, o Centro Cultural Visconde de Mauá já abrigou mais de 60 exposições de artes plásticas. Ponto de leitura desde 2009 e de cultura desde 2010, o CCVM oferece aulas de flauta, violino, violão, artesanato, artes plásticas, percussão e teatro para crianças, jovens e adultos. Em oito anos, um dos maiores feitos do CCVM foi o Salão do Pinhão, uma coletiva de artes plásticas que ganha público e adesão de artistas a cada ano. A sexta edição foi realizada em 2011. Os artistas plásticos são desafiados a criar uma obra em torno do tema, e toda a comunidade local pode participar da votação popular, escolhendo sua obra preferida.

■ CACHOEIRAS

Cachoeira Escorrega do Maromba
Mais famoso atrativo da Região de Mauá, o Escorrega atrai grande número de visitantes para contemplar a cachoeira, nadar no poço ou escorregar no tobogã natural no leito rio.

Cachoeira dos Macacos
Localizada a 6 km da Vila da Maromba, bem próxima à cachoeira do Escorrega encontra-se a cachoeira dos Macacos. Ela é acessada por meio de uma pequena trilha envolvida por uma vegetação densa. É uma cachoeira pequena, mas, pela proximidade com a cachoeira do Escorrega, possui grande potencial para implantação de um atrativo que conecte as duas por meio de passarelas elevadas.

Cachoeira Santa Clara
A cachoeira Santa Clara é uma das mais conhecidas da região de Visconde de Mauá. Após a queda d´água tem uma piscina natural e uma prainha, muito boa para banho. A cachoeira é utilizada para prática de rapel.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem de São Paulo ou do Rio de Janeiro é pela Via Dutra (BR-116). No Km 311, entrar na RJ-163 (entre as cidades de Itatiaia e Resende) e seguir as placas para Visconde de Mauá. São 29 km asfaltados de subida de serra até a vila de Mauá. As vilas de Maringá e Maromba ficam a 5 km e 8 km, respectivamente, de Mauá e são acessíveis pela estrada Mauá x Maromba;

De Ônibus:
Para quem vem do Rio, a empresa Cidade do Aço leva a Visconde Mauá. Vindo de São Paulo, é preciso pegar outra condução na rodoviária de Resende. A Viação Cometa faz a linha São Paulo x Resende e a Resendense até Visconde de Mauá;

De Avião:
O aeroporto mais próximo fica no Rio de Janeiro, a 176 quilômetros de distância;

■ MAPA DA REGIÃO