Home / Cidades do Brasil / Trajano de Morais

Trajano de Morais

Trajano de Moraes é uma típica cidade do interior, com uma praça principal chamada de Nilo Peçanha, que é o ponto de encontro para os moradores e turistas. Trajano de Moraes dispõe de inúmeras potencialidades, como trilhas para caminhadas ecológicas e locais ideais para prática de mountain bike, cavalgada e parapente. Trajano de Moraes é considerado o segundo melhor ponto para salto do Estado do Rio de Janeiro. A região conta com cachoeiras e a exuberante paisagem da Represa da Tapera.

A região possui fazendas centenárias do período imperial, preservando a arquitetura e objetos de época que valem uma visita.

Conhecer o trabalho desenvolvido pelo núcleo de artesanato local que conta com belos trabalhos em fibra de bananeira e experimentar a banana passa, doce típico da cidade.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Represa da Tapera
Conhecida também como barragem de Sodrelândia, muito usada para pratica esportiva como Jet-sky é um dos pontos turísticos mais visitados na região. A geografia privilegiada destaca Tapera entre os roteiros turísticos de famílias, amigos e amantes do esporte radical.

# 2 Capela Senhor dos Passos
A construção da Capela, em 1848, coincide com o povoamento da região. Ainda se mantém em pau-a-pique, com a base em pedra e madeira.

Seu interior possui pia em mármore carrara rosa, pequeno lustre com pingentes de cristal e altar de madeira com imagens de Nosso Senhor dos Passos, Santo Antônio e Nossa Senhora de Paula, esta de madeira folheada a ouro.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Graças a Deus
Localizada no distrito de Sodrelândia, com queda de 80 metros, tem duchas e piscina natural. Acompanhando o curso do rio, encontram-se mais piscinas, quedas e duchas, com ótimos locais para banhos. Ela tem esse nome porque a íngreme trilha de acesso leva os visitantes a exclamarem “Graças a Deus” quando chegam ao local.

# 2 Cachoeira das Neves
Localizada na Fazenda das Neves, distrito de Visconde de Imbé, tem queda d’água de 30 metros e formação de um pequeno toboágua. Conta com quiosque que promove shows musicais nos finais de semana.

# 3 Cachoeira do Poço Fundo
Com 60 metros de altura e piscina natural.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), entrar na RJ-182 em Conceição de Macabu e continuar pela RJ-174, até o centro de Trajano de Moraes.

De Ônibus:
Viação 1001 em www.autoviacao1001.com.br/, possui linha que sai da Rodoviária Novo Rio na capital do Rio de Janeiro.

■ MAPA DA REGIÃO