Home / Cidades do Brasil / São Sebastião do Alto
Foto: Divulgação

São Sebastião do Alto

São Sebastião do Alto é um município do estado do Rio de Janeiro. Fica a 575 metros de altitude. Conta com uma população de 8906 habitantes (2008).

Sua sede fica no alto da “Serra do Deus Me Livre“, e revela uma pequena cidade onde a tranquilidade é excessiva, sem barulhos e trânsito da capital. Foi colonizada por imigrantes italianos e suíços, que foram para a região atraídos pelo cultivo do café. Atualmente, o município de São Sebastião do Alto destaca-se como um dos maiores fornecedores de leite para cooperativas da região.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Estádio do Altense Clube
Complexo de quadras de futebol, ambiente tranquilo para prática de esporte e lazer com a família.

# 2 CAPELA DE SANTA IRENE
Construída em 1963, está localizada em uma elevação de onde se pode ver a Pedra de Santa Irene, onde os moradores dizem ter aparecido a imagem da santa. Há uma nascente, que é canalizada para um tanque e uma bica de água benta, segundo os devotos.

# 3 Horto Florestal
Com área de 25 hectares, o Horto Florestal tem seu patrimônio ambiental preservado devido à existência de grande variedade de espécies vegetais. Ele ocupa uma mata nativa com matrizes de plantas qualificadas para produção de sementes e é habitat de vários pássaros e animais silvestres. Também funciona como unidade demonstrativa em reflorestamento de eucaliptos e seringueiras. Integra ainda o Programa Profloresta, que prevê a distribuição gratuita de mudas de eucaliptos a pequenos e médios produtores rurais.

# 4 IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO DO ALTO
O livro de registro mais antigo da igreja data de 24 de agosto de 1855 e era exclusivo das pessoas livres. O livro com a presença dos escravos data de 1857. A igreja foi construída no século XIX. Quase sem ornamentos, abriga as imagens de Nossa Senhora das Dores e a de São Sebastião. A torre possui dois sinos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acessar a BR-116, seguir pela RJ-116 e posterior a BR-492 até chegar em Macuco.

De Ônibus:
O município é bem servido de ônibus, com linhas regulares para as cidades vizinhas e para Nova Friburgo.

■ MAPA DA REGIÃO