Home / Cidades do Brasil / Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena

Santa Maria Madalena está localizada na Região serrana do Estado do Rio, distante cerca de 223 Km da capital do Rio de Janeiro, 95 km de Nova Friburgo e 88 km de Macaé. O município faz divisa ao norte com São Fidélis, à Leste com Campos dos Goytacazes, ao Sul, Conceição de Macabu e Trajano de Moraes e à Oeste, São Sebastião do Alto.

Santa Maria Madalena é terra de grandes mulheres como a comediante Dercy Gonçalves, que nasceu em 1907 e morou na Estrada do Bizzo até fugir com a locomotiva para seguir carreira de atriz. Na zona rural, as opções de passeio e visitação estão espalhadas pelos distritos de Triunfo, Santo Antônio do Imbé, Dr. Loretti, Sossego do Imbé, além da própria sede.

O relevo do município é bastante acidentado e apresenta várias montanhas que, juntas, formam grandes serras, como as da Grama, de Triunfo, do Sossego, da Morumbeca, dos Pontes, da Fortaleza, do Macapá e do Fumal.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Praça Coronel Braz
Praça arborizada, com caminhos para passeio, onde se encontra em exposição o busto da atriz Dercy Gonçalves e o busto honorável médico madalenense Dr. Manoel Verbicário.


Praça Frouthé
Praça onde fica localizada a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, o obelisco em comemoração ao Centenário do Município, o Busto do Coronel Tude Teixeira Portugal e o Busto do Coronel Armando Fajardo (1º presidente do Lions Club do Brasil). Possui I parque infantil arborizado, quadra poliesportiva, área de lazer, feira de artesanato, quiosque- lanchonete, área, em areia, para eventos ao ar livre.

Morro da Torre
O morro é assim denominado em função de ser o local onde está instalado a Torre de Recepção que atende o município. Do topo se descortina a vista panorâmica da cidade e grande parte da zona rural. Quando o tempo está propício, pode-se ver além do Farol em Macaé, até as luzes das cidades de Macuco e Itaocara. A trilha que liga o morro da Estação ao topo do atrativo é considerada como caminhada leve, de 1h30min de duração. A caminhada ocorre numa paisagem composta de mata Atlântica de altitude.

Parque do Desengano
É a floresta mais densa do Município, num total de 25 hectares, situada a 12 Km do centro da cidade. A maioria das terras pertencentes ao Parque Estadual do Desengano, encontra-se no município de Santa Maria Madalena. Possui relevo ondulado, várias serras com altitudes que variam de 800 a 1600 metros. Animais em fase de extinção ainda são encontrados na região, como: onça, paca, capivara, cotias, preguiça, queixada, lontra, ariranha e o mono carvoeiro, o maior macaco da região. Diversas aves como: jacutinga, macuco, nhambu, uru, jacu, araponga, tucano, paca, periquito e outras aves canoras. A área é utilizada para acampamento, caminhadas e escaladas, muitos de difícil acesso.

Pedra Dubois
A 1200 metros de altura, é a formação mais famosa da região por se situar no centro urbano da cidade. Situado a 2 Km da sede. É uma subida de fácil acesso e no seu cume encontram-se flores silvestres de grande variedade e beleza. A vista do alto é maravilhosa, podendo ser apreciado a cadeia de montanhas da mata atlântica, praias de Campos e Macaé e, nas caminhadas ao seu topo há a presença de flores silvestres de grande variedade e rara beleza. O nome da Pedra Dubois se originou do antigo proprietário da região, francês Ernesto Dubois.

 

Mausoléu Dercy
O Mausoléu está localizado na entrada do Cemitério Municipal. Foi projetado por Roberto Candineli e construído em 1991. Em forma de pirâmide, com 3m de altura, todo em cristal e mármore, ocupando uma área de 120m² de construção, ao seu redor um gramado verde que ornamenta o mausoléu. O monumento é protegido por grades de ferro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Museu Dercy Gonçalves
O museu foi reinaugurado em 07 de setembro de 1996, em sua residência na Estrada do Bizzo. O seu acervo conta com objetos pertencentes à atriz e ao teatro. O museu retrata toda a vida da atriz em Madalena, quando menina. A mãe preta por quem foi criada, a pobreza e simplicidade de onde vivia. No salão principal há uma maravilhosa exposição de brilho, que está representada nas roupas usadas em cena. Os outros dois cômodos são cobertos de fotos que retratam todos os filmes e várias passagens de sua vida. No quarto em que dormia, foi conservado o mobiliário da atriz, onde estão suas roupas de dormir e a réplica de um camarim.

 

Horto Florestal
O Horto ocupa uma área de 12,5 hectares, tendo sido fundado em julho de 1932 por Joaquim dos Santos Lima Junior. Este Botânico fez expedições no Parque do Desengano classificando diversas espécies de orquídeas e bromélias. A qualidade de seu trabalho também é percebida pelo planejamento e construção do horto. Ainda se encontram no horto espécies e canteiros remanescentes daquele período. Seu portão em estilo neoclássico e os graciosos prédios da administração são o testemunho do cuidado na instalação do horto em 1932. A capacidade do Horto é de 100.000 mudas, possuindo hoje cerca de 15.000, entre espécies de árvores frutíferas, ornamentais e de reflorestamento para comercialização, além de um roseiral com matrizes e área de enxertos. Nele hoje funciona o INEA, o batalhão da Polícia Florestal e a secretaria municipal de agricultura e Secretaria municipal de meio ambiente.

 

 

 

 

■ CACHOEIRAS


Cachoeirão
Cachoeirão é um lugar de rara beleza natural, com corredeira de aproximadamente 50m. Termina em um lago em formato de S com uma queda de 6m. de largura por 1m de altura. Suas águas são frias e não muito claras. No lago sua profundidade vai até 3m. Na margem esquerda há um paredão rochoso. No local pode-se fazer piqueniques e até acampar. Sua vegetação é fechada, com árvores de médio e grande porte.

 

 

 

Cachoeira do Escorrega
Este escorrega é formado por uma queda d`água de aproximadamente 3m e logo após duas pequenas piscinas naturais e dois degraus formados pela erosão das rochas, com 1m de altura cada um. Após o último degrau tem-se a formação de um escorrega não muito íngreme e uma pequena piscina com águas tranquilas. Em seguida há um segundo escorrega, com 6m de altura e outra piscina com profundidade de 2,50m com águas frias e pouco escuras. Sua paisagem é formada por vegetação de pequeno e médio porte, se destacando lírios ao seu redor. Do escorrega é possível avistar-se a Pedra do Desengano.

 

Represa do Saudoso
Atenção quanto as condições da estrada, toda em terra batida, com um percurso de 12 km e com muitas subidas e descidas. Outra dica que vale a pena ser conferida, é quanto à opção de um almoço na base de uma deliciosa comidinha caseira feita no fogão à lenha, na “FAZENDA SAUDOSO”, onde o visitante tem ainda a opção de um inesquecível passeio de barco por uma das represas das PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) formadas pelas águas do Rio Grande.

 

Represa da Tudelândia
Formada pela união das águas dos rios Ribeirão Santíssimo e Vermelho, este atrativo é conhecido como Represa de cima e Represa de Baixo. A Represa de Cima é formada por águas cristalinas, propícias ao banho, nascida na região do Vermelho, em torno do parque do Desengano. Esta água, rica em minerais, faz parte do excedente da água que abastece o município de Santa Maria Madalena. A Represa de Baixo é formada pela união dos rios Ribeirão Santíssimo e Vermelho. No final desta queda, encontra-se a ruína da antiga casa de Forças da Usina de Energia Elétrica, utilizada pelo município em 1922.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo do Rio de Janeiro ou de Niterói, existem duas opções: a primeira (e mais rápida) é pela BR-101 Norte até o trevo de acesso à Conceição de Macabu, já na RJ-182. O segundo caminho é pela RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Laje do Muriaé) até a entrada de Macuco. Dali deve-se seguir pela RJ-172 até o trevo da RJ-146, rodovia que dá acesso ao centro de Madalena. De ônibus, o trajeto Rio-Madalena oferece dois horários diários, com partidas das rodoviária Novo Rio e de Niterói.

De Ônibus:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO