Rio Claro

Rio Claro é um município do estado do Rio de Janeiro, na região do Médio Paraíba, a uma altitude de 446 metros. A população aferida na contagem de 2010 foi de 17.401 habitantes.

Na cidade ainda se encontram as ruínas do antigo município fluminense de São João Marcos, que na década de 1940 foi evacuado para dar lugar à represa de Ribeirão das Lages, pertencente à concessionária de energia elétrica Light S.A.. Entretanto, o local não foi submerso e Rio Claro era a ele subordinada como distrito, com o nome de Itaverá Velho.

Rio Claro é uma linda e bucólica cidade, que além do antigo casario, também possui inúmeros atrativos naturais, como a Pedra do Bispo e a Pedra do Rastro e a Gruta, no centro da cidade, que despertam várias lendas no imaginário popular.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

O local que hoje abriga o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos era sede do município que originou seu nome e teve o seu auge durante o ciclo do café, época em que residiam no local cerca de 18 mil habitantes, desses, 8 mil eram escravos que trabalham nas fazendas. Em 1940 a cidade foi destruída, através de uma inundação, para dar lugar a Usina de Fontes Nova. Já no ano de 1990 as ruínas do centro histórico de São João Marcos, que fazem parte do parque, foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

■ COMO CHEGAR

De Carro:
nd

De Ônibus:
nd

De Avião: 
nd

■ MAPA DA REGIÃO