Home / Cidades do Brasil / Porto Real

Porto Real

A cidade de Porto Real foi a primeira colônia italiana no Brasil, o município foi fundado em 5 de Novembro de 1995 e uma  possui população em torno dos 18.500 mil habitantes, Porto Real é considerada uma cidade privilegiada por suas  características geográficas e históricas. A origem do município de Porto Real encontra-se ligada a de Resende, município ao qual pertencia até 1996, como distrito industrial. A principal atividade econômica da época da colonização era a agricultura, sendo a cana-de-açúcar o principal produto cultivado. Para beneficiar a cana produzida foi construída uma usina açucareira, a primeira indústria de Porto Real e que se tornou o ponto de partida para sua atual tradição industrial.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores
Construída em 1910, em estilo gótico bizantino, a igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, a padroeira da cidade, preserva os traços originais. A imagem da padroeira é a mesma trazida pelos imigrantes no navio Anna Pizzorna, no final do século XVIII.

Açucareira Porto Real
Prédio construído em estilo francês, em 1879, abrigou a primeira indústria de Porto Real. Já foi a Paille Finnie e Cia, o Engenho Central de Porto Real, a Cia Agrícola União. Foi em 1944 que a companhia passou a se chamar Açucareira Porto Real. Em 1946, foi fundada ali a Companhia Fluminense de Refrigerantes para aproveitar o tempo em que a mão-de-obra ficava ociosa na entressafra de cana-de-açúcar. A construção passou a ser conhecida também como a Fábrica da Coca-Cola.

Biblioteca Pública Municipal Áurea Lioi Macias
A Biblioteca Pública Municipal Áurea Lioi Macias tem um acervo de cerca de 6 mil livros, principalmente de literatura, dos mais variados gêneros. Além disso, tem uma coleção de livros em italiano cedidos pela Associação Vittorio Emanuelle. Fundada em 9 de maio de 1998, realiza em média 50 empréstimos por mês. A equipe da biblioteca periodicamente promove eventos externos como apoio a iniciativas da Secretaria de Cultura, participando por exemplo do projeto Cinema Na Praça. Nessas ocasiões, monta-se a “Tenda do Saber”, espaço para consulta de livros do acervo e de atividades para divertir e ensinar as crianças nas pracinhas. Além disso, em ocasiões especiais como o dia do livro infantil (18 de abril), alunos da rede pública são chamados para conhecer a biblioteca e um pouco de grandes nomes de nossa literatura, como Monteiro Lobato.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Via Rod. Pres. Dutra e BR-116, duração de 2 h 1 min e distância de 147 km;

De Ônibus:
Viação Cidade do Aço em: www.cidadedoaco.com.br

De Avião:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO