Penedo

Penedo é um distrito do município de Itatiaia que está localizado na região sul do Estado do Rio de Janeiro e possui diversas cachoeiras. A região recebeu importante influência dos imigrantes finlandeses desde a década de 20, mantendo até hoje os costumes, a cultura e a arquitetura de seus fundadores. Além disso, o local também possui cachoeiras e trilhas naturais.

Atualmente, a principal movimentação econômica do local é gerada pelo turismo, que envolve atividades de ecoturismo, além da visitação da Casa do Papai Noel, a Casa de Chocolate, o Museu, seus centrinhos comerciais, restaurantes, e boa infraestrutura de pousadas que atrai uma diversidade de turistas, como casais, solteiros, famílias e aventureiros. De acordo com informações de 2015, Penedo costuma receber cerca de três mil turistas nos finais de semana, podendo chegar a seis mil visitantes em feriados. A proximidade e o fácil acesso de Penedo ao PN Itatiaia potencializam a visitação do parque, sendo utilizado como um ponto de visitação dos turistas da região.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional de Itatiaia fica a cerca de 19 km de distância da sede do Parque. Principal atrativo do município é o Parque Nacional do Itatiaia, a mais antiga Unidade de Conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. O Parque Nacional do Itatiaia é considerado entre os cinco melhores lugares do Brasil para observação de aves por possuir em seu território diversas espécies endêmicas (que só existem por aqui) atraindo observadores e pesquisadores de todo o mundo.

Casa do Papai Noel
Espaço usado para apresentação de grupos folclóricos, música, dança e teatro, a Casa do Papai Noel é uma atração à parte em Penedo. Inaugurada em 1993, o local é conhecido como a Pequena Finlândia, ou a morada do Papai Noel em terras tropicais. Toda feita de troncos, a casa segue o modelo de construção do interior da Finlândia.

Museu da Cultura Finlandesa
O Museu da Cultura Finlandesa guarda mais de mil objetos, entre obras de artistas de origem finlandesa, sejam imigrantes ou já nascidos em Penedo, documentos e fotos. O acervo, em sua maior parte, foi doado pela família Hilden e constitui um painel de boa parte da história da Finlândia e da imigração na região de Itatiaia.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
 O acesso para quem vem de São Paulo ou do Rio de Janeiro é pela Via Dutra (BR-116) até a saída 311, (entrada da RJ-163, entre as cidades de Itatiaia e Resende);

De Ônibus:
A empresa Cidade do Aço (www.cidadedoaco.com.br) possui rota da cidade do Rio de Janeiro até Penedo. Vindo de São Paulo, a viação Cometa (www.viacaocometa.com.br) faz a linha até Itatiaia. De lá, ônibus urbanos da Viação Penedo até o distrito de Penedo;

De Avião:
O aeroporto mais próximo fica no Rio de Janeiro, a 176 quilômetros de distância;

■ MAPA DA REGIÃO