Macuco

Macuco é um município do estado do Rio de Janeiro, distante 210 km da capital. Situa-se a uma altitude de 266 metros. A história de Macuco está intimamente ligada à linha férrea, que, em 1860, foi construída pelo Barão de Nova Friburgo, unindo suas fazendas cafeeiras Boa Sorte, Gavião e Laranjeiras, localizadas na região, conhecida como sertões do Macuco, de forma a facilitar o escoamento das grandes safras para o Rio de Janeiro.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça Professor João Brasil
Localizada no centro de Macuco, a Praça Professor João Brasil funciona como espaço cultural da cidade.
É palco de eventos como os Encontros de Folias de Reis e de Sanfoneiros, e também serve de cenário para apresentação de peças de teatro e exibição de filmes.

# 2 Gruta Pedra Santa
Localizada em um vale, entre montanhas de topos arredondados e cerca de 300 metros de altura, a Gruta Pedra Santa possui formação calcária e vegetação rasteira de gramíneas. As grutas calcáreas formam-se através da infiltração da água no subsolo. A ação química sobre a rocha dissolve-a, dando origem a túneis e salões.

■ EVENTOS

# 1 FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA
Tradição realizada há pelo menos 120 anos, a festa em homenagem ao padroeiro acontece no Centro da cidade, nas Praças Professor João Brasil e Nilo Peçanha. Entre as atividades destacadas em seus 3 dias de festa, diversos festejos religiosos e culturais: a tradicional Corrida Rústica (realizada há mais de 40 anos), apresentação de bandas (com destaque para a centenária Sociedade Musical São João Batista), desfiles escolares, procissão ao Padroeiro, shows de música religiosa e popular, exibição de fogos de artifício. São montadas também barraquinhas com comidas típicas, sendo realizados leilões e gincanas, numa festa que atravessa a madrugada, indo até a tradicional Alvorada, quando é servido café da manhã.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acessar a BR-116, seguir pela RJ-116 e posterior a BR-492 até chegar em Macuco.

De Ônibus:
O município é bem servido de ônibus, com linhas regulares para as cidades vizinhas e para Nova Friburgo.

■ MAPA DA REGIÃO