Home / Cidades do Brasil / Itaocara

Itaocara

Itaocara é um município situado no noroeste do estado do Rio de Janeiro, com população estimativas em 23.234 habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Engenho Central Laranjeiras
O Engenho Central Laranjeiras foi herdado pelo advogado Péricles Corrêa da Rocha, que o administrou no período de 1930 a 1956. Péricles substituiu as moendas primitivas por um maquinário francês, ampliando a produção da usina de cana em 400 toneladas diárias de moagem. Construiu uma hidrelétrica na fazenda e passou a fabricar éter e álcool farmacêutico. O Engenho possuía uma grande lavoura de inhame, mandioca, legumes, hortaliças e arroz, e ali matava-se até oito bois por dia para o açougue. Tinha também 28 km de malha ferroviária própria conectada aos trilhos da Cia Leopoldina. E chegou a funcionar com até 1500 funcionários.

Foram criadas ruas e construídas 149 residências ao redor da sede para os funcionários. Um cinema foi erguido, em 1946, com 300 lugares, além de um clube de baile e uma banda de música formada por mecânicos da usina. O Engenho abrigou ainda um hospital com 22 leitos e uma farmácia. A maior excentricidade e prova da grandeza do Engenho Central Laranjeiras foi a autorização da Casa da Moeda para emissão de uma moeda que circulou internamente em Laranjeiras e era denominada “dinheiro próprio”. O Engenho não está aberto para visitação, mas é possível apreciar a bela fachada.

# 2 Igreja de São José de leonissa
A igreja foi construída em 1810, supostamente com a ajuda de índios da região, e remodelada pelos Padres Capuchinhos na metade do século XIX. Sofreu outra reforma no inicio do século XX e ganhou uma torre de forma pontiaguda, com quatro sinos antigos. O altar tem uma imagem talhada em madeira do santo italiano São José de Leonissa. Ela foi trazida da Itália, em 1809, pelo fundador de Itaocara, Frei Tomás de Castelo. Há um mural retratando a vida do santo, pintado pelo artista Henrique Resende, considerado uma das maiores pinturas feitas do santo.

# 3 Ponte Ary Parreiras
A ponte ergue-se sobre um dos trechos mais largos do Rio Paraíba do Sul e foi inaugurada em 1936. À época, figurava entre as maiores ponte da América Latina.

# 4 Ateliê Chácara de Pedra
O Ateliê está situado em uma área de Mata Atlântica, de 30 mil metros quadrados, onde acontecem oficinas de pintura. O dono do espaço e professor é o artista plástico Henrique Resende, que mantém ali o espaço Dercy Gonçalves.

Trata-se de uma exposição permanente de documentos fotográficos, reproduções de reportagens e esboços referentes à estátua de Dercy Gonçalves que Resende esculpiu em Santa Maria Madalena, cidade natal da atriz. O espaço exibe vinte pinturas e uma escultura da comediante em mármore carrara.

O Ateliê também recebe exposições de artistas de outras cidades. Na área aberta do Ateliê, que Resende chama de “Caminho Mágico”, Resende plantou mais de 500 mudas de árvores nativas e decorou com várias peças de arte.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acessar a BR-116 (RioxTeresópolis), em Teresópolis seguir pela RJ-130 (TeresópolisxFriburgo), em Nova Friburgo acessar a rodovia BR-492 até Cordeiro e posteriormente a RJ-160 até Cantagalo.

De Ônibus:
A Rodoviária Cel. Manoel Marcelino de Paula está localizada na Rua Getúlio Vargas – Centro – Cantagalo/RJ.

Auto Viação 1001 em www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO