Home / Cidades do Brasil / Duas Barras

Duas Barras

Duas Barras é uma cidade bucólica, com mais de 80 casas coloniais preservadas. Terra do café e do Carnaval, Duas Barras é também a cidade onde nasceu Martinho da Vila e cenário de algumas de suas músicas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 CASA DA CULTURA THEMIS ALVARES GOMES
A Casa de Cultura está dividida em quatro mini-museus com os mais importantes acervos da cidade: Martinho da Vila, Folclore, Arte Popular e Sociedade Musical 8 de Dezembro. Também abriga a Biblioteca Pública Municipal Themis Álvares Gomes, com acervo de mais de oito mil títulos, entre coleções, revistas, livros didáticos e literários.

Sala Martinho da Vila – Reúne todo o acervo de prêmios, troféus, medalhas, diplomas, fotografias, discos de ouro, discos de vinil, cds, livros, jornais, revistas e vídeos que registram a vida e a obra do cantor. Há cerca de 300 peças expostas, doadas pela família e por produtoras. A visita é guiada.

Sala do Folclore – Exibe peças doadas por dezenas de grupos de Folias de Reis que visitam anualmente a cidade, em janeiro, para participar de um grande encontro das agremiações. Instrumentos musicais, objetos de adorno, enfeites, adereços, máscaras e fantasias de palhaços, além de fotos, textos, publicações e recortes fazem parte do acervo.

Sala de Arte Popular – Exibe os trabalhos produzidos por artistas ilustres ou anônimos da região, em barro, tecidos, sucatas e madeiras.

Sala da Sociedade Musical 8 de Dezembro – Trata-se da primeira de Duas Barras, formada há 91 anos, e ainda em atividade na cidade. Também oferece cursos de formação para cerca de 140 alunos. No museu estão à mostra instrumentos musicais refinados, partituras, objetos e uniformes de época.

# 2 CINEMA CACÁ DIEGUES
Cinema popular que ocupa um prédio antigo, com acomodações para mais de 100 pessoas. O local também é utilizado para palestras, apresentações teatrais e cursos. O espaço foi criado em 2005 e homenageia o cineasta Cacá Diegues.

Em 2010, foi palco para o lançamento do documentário Filosofia de Vida – O Pequeno Burguês, sobre a vida e obra de Martinho da Vila, de Edu Mansur. Nos finais de semana, há sessões gratuitas para toda a população e turistas.

# 3 SOCIEDADE MUSICAL 8 DE DEZEMBRO
A Sociedade Musical 8 de Dezembro é a banda mais antiga de Duas Barras. Em 2012 completou 91 anos e seu aniversário faz parte do calendário festivo da cidade. Foi fundada pelo padre João Gonçalves de Barros e sua história está contada na Casa da Cultura Themis Gomes. Contemplada como Ponto de Cultura, a Sociedade promove cursos de iniciação musical, violino, percussão, instrumentos de metal e palhetas, e atende 140 alunos de 9 a 16 anos. A comemoração do aniversário da banda, no dia 8 de dezembro, inclui alvorada, apresentação no coreto da praça principal e desfile pelas ruas da cidade. Participam da festa tanto músicos veteranos como os alunos da Sociedade.

# 4 Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora de Conceição foi construída entre 1850 e 1855, custeada pelo comendador Francisco Alves Ribeiro. Entre seus ornamentos estão as imagens da padroeira da cidade, as do Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria, nas laterais do altar; a do Senhor dos Passos, de Nossa Senhora das Dores e do Cristo Morto. Destaque para o quadro em azulejos do batismo de Jesus Cristo por João Batista. Com arquitetura de transição entre o barroco e o neoclássico, a igreja já passou por seis reformas. A terceira, em 1966, substituiu as telhas feitas por escravos. A Igreja faz parte do núcleo histórico tombado da cidade.

# 5 Museu de Arte Sacra
Funciona no porão da igreja Nossa Senhora da Conceição. Abriga relíquias, imagens de santos e objetos que remontam ao século XVII, e que guardam a história e a cultura do município.

# 6 Estátua de Martinho da Vila
A estátua em homenagem ao filho ilustre de Duas Barras, o cantor Martinho da Vila, pesa quase 200 quilos e tem 1,74 m de altura. A escultura é assinada pelo cartunista Ique, responsável pelas estátuas de Michael Jackson, no Morro Santa Marta, e do Chacrinha, no Jardim Botânico, ambas no Rio de Janeiro.A estátua do sambista está encravada no mirante Vale Encantado, que é citado na música Meu Off Rio, escrita e cantada por Martinho da Vila. O mirante oferece uma bela vista da região serrana e seus vales.

# 7 Fazenda Cedro Grande
A fazenda também é sede do Instituto Cultural Martinho da vila, que oferece para adolescentes e idosos oficinas de música, teatro, informática, cidadania e artesanato, além da alfabetização de adultos. Também apoia ações de preservação das tradições culturais da região, como as Folias de Reis, o Mineiro Pau e os cantadores de Calango. O Instituto Martinho da Vila encontra-se temporariamente fechado.

# 8 Prefeitura Municipal de Duas Barras
A imponente sede da Prefeitura Municipal fica em um sobrado de dois pavimentos que no passado serviu de residência a fazendeiros de café da região do Rio Negro.

O prédio funcionou como cadeia, escola pública e, por fim, tornou-se sede do governo municipal. Na década de 40, foram inseridas platibandas com a inscrição “Prefeitura Municipal” e o desenho das armas da República. Destaca-se no interior do segundo andar o salão com teto feito de estuque, um tipo de argamassa, feita de pó de mármore, cal fina, gesso e areia, e com a qual se cobrem paredes, tetos e/ou se fazem ornamentos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso à cidade é feito pela RJ-144, a partir da localidade de Monnerat, pela RJ-116.

De Ônibus:
A viação 1001 em (www.autoviacao1001.com.br), faz o trajeto de várias cidades como Nova Friburgo e Rio de Janeiro até a cidade de Duas Barras

■ MAPA DA REGIÃO