Home / Cidades do Brasil / Cordeiro

Cordeiro

Cordeiro é um município do estado do Rio de Janeiro. Sua população estimada em 21.158 habitantes. Cordeiro recebeu o título de “Cidade-Exposição“, devido ao Parque de Exposições Raul Veiga, que recebe concursos de animais, como bovinos e equinos de todos os cantos do Brasil, os grandes shows atraem milhares de pessoas.

  • Fazendas Históricas
    Cordeiro possui pelo menos duas importantes fazendas, ambas em estilo colonial. A Fazenda Santa Clara pertenceu no século XIX à família Van Erven. Foi a primeira, da antiga região de Cantagalo, a receber os imigrantes portugueses que substituíram a mão de obra escrava a partir da abolição da escravatura, em 1888. A propriedade particular guarda móveis, candelabros, prataria e objetos decorativos dos séculos XIX e início do XX pertencentes à família Erven. Conserva os prédios da senzala, armazéns de café e outras benfeitorias centenárias. Já a Fazenda Bom Sucesso tem um pequeno lago à entrada e foi cenário do filme Quem tem medo de lobisomem, protagonizado pelos atores Reginaldo Faria e Stephan Nercessian. O casarão com muitos aposentos pode ser apreciado por entre imponentes palmeiras.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Pedra do Campanati
Pode ser vista de vários pontos da cidade, especialmente da estrada que liga as cidades de Cordeiro e Cantagalo. É utilizada para prática de esportes radicais, como parapente e rapel.

# 2 Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Com 48,57 quilômetros quadrados de área, a Baía de Guaratuba é um santuário de várias espécies de aves e animais. O local, onde deságuam 16 rios, é ideal para a prática de wakeboard, windsurf, mergulho e pesca. A bela paisagem natural convida a passeios de barco, balsas ou ferry-boat. Há marinas espalhadas ao longo da orla que prestam serviço de aluguel de barcos para a pesca de fundeio ou esportiva.

# 3 Parque Exposições Raul Veiga
O Parque é uma grande área de Mata Atlântica preservada no centro de Cordeiro. Além de abrigar uma das maiores exposições agropecuárias da região, é utilizado para caminhadas e para se apreciar a paisagem. Foi construído na década de 20, com seis pavilhões fechados de 850 metros quadrados e uma pista de desfiles de mais de sete mil metros quadrados. O Parque possui ainda um coreto e um pavilhão aberto. A inauguração aconteceu em maio de 1921, com a Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados, e contou com a presença dos presidentes da República, Epitácio Pessoa, e do Estado, Raul Veiga. Eles desembarcaram de trem em Cordeiro, acompanhados de uma comitiva do governo. A segunda edição da Exposição de Gado, em 1943, foi inaugurada pelo ex-presidente Getúlio Vargas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acessar a BR-116 (RioxTeresópolis), em Teresópolis seguir pela RJ-130 (TeresópolisxFriburgo), em Nova Friburgo acessar a rodovia BR-492 até Cordeiro.

De Ônibus:
Auto Viação 1001 em www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO