Conceição de Macabu

Conceição de Macabu é um município do estado do Rio de Janeiro, situado 227 Km da capital fluminense. Sua população estimada para 2020 é de 23.551 habitantes e está situado na região Norte Fluminense. É conhecida como a “Cidade Simpatia“, alcunha que lhe foi conferida pelo paisagista Roberto Burle-Marx em 1957.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Casa da Seresta
Inaugurada em 15 de março de 2008, a Casa da Seresta é o ponto de encontro dos músicos macabuenses. Antes dela, eles se reuniam em botecos, calçadas e varandas de casas seresteiras nos encontros semanais dedicados ao gênero musical mais tradicional de Conceição de Macabu.

Desde sua inauguração, as rodas de seresta, realizadas às sextas-feiras, são comandadas pelo Grupo Lua Cheia, o mais representativo da tradicional seresta macabuense. Junto desde 1979, o grupo também recebe convidados.

# 2 Praça Doutor José Bonifácio Tassara
Não há prédios tombados em Conceição de Macabu, mas há construções que já entraram em processo de tombamento a partir da lista de patrimônios materiais a serem restaurados e preservados. Todos são sugeridos pela Lei de Tombamentos e Registros Imateriais de Conceição de Macabu, de autoria do historiador Marcelo Abreu, ex-diretor municipal do Departamento de Cultura. Os mais importantes estão na Praça José Bonifácio Tassara: a Estação Ferroviária, a Igreja Matriz, a Casa da Cultura, o Edifício Leão XIII e a Câmara Municipal.

# 3 Casa de Cultura Professor Adelino de Campos Tavares
Criada em 2004, a Casa de Cultura funciona em um prédio que abrigou uma unidade de beneficiamento de grãos. No espaço de amplas instalações são realizados encontros culturais e exposições.

# 4 Museu Sociorreligioso Dom Clemente José Carlos Isnard
Fundado em 8 de setembro de 2007 pelo padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, o museu é mantido pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição e preserva importantes acervos histórico-religiosos, incluindo imagens, objetos, paramentos, móveis e documentos. O museu funciona no prédio da antiga Estação Ferroviária. Imagens, santos e objetos sacros já constam do inventário de Arte Sacra Fluminense-Norte/ Noroeste, do INEPAC.

# 5 Espaço Cultural Antônio Carlos Figueiredo
O Anexo da Câmara Municipal é considerado um importante espaço cultural da cidade. O auditório é o principal palco para apresentações artísticas e reuniões culturais, palestras e seminários. Entre outras manifestações culturais, abriga eventos de música, em especial as apresentações dos alunos da Escola Municipal Macabuense de Música e Arte.

# 6 Parque Natural Municipal do Piabas
Complexo de flora e preservação ambiental em uma área de 242 hectares. Nele, estão as principais nascentes do rio Macabuzinho , que é responsável por 70% do abastecimento de água da população macabuense. Não é procurado por turistas por não ter cachoeiras.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Amorosa
Formada pelo Rio Carukango, a cachoeira possui dois saltos paralelos, com cerca de 15 metros de altura. Esses saltos formam uma belíssima piscina natural, cenário de diversão, momentos relaxantes e, claro, lindas fotos!

O local conta com poços bem pertinho da cachoeira. São eles: do Bambú, área da prefeitura aberta à população; o Poço da Subida; da Jaqueira; Poço Sem em Fundo; da Jamaica, que é uma área de preservação ambiental, com corredeira e possui restaurante e pousada; Poço da queda, área com mesas, cadeiras, banheiros e espaço para churrasco.

Antes de chegar na Amorosa, os visitantes podem observar o Curral de Pedras, construído por escravos, e a montanha apelidada de Pão de Açúcar.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
As ligações da sede municipal são feitas por duas rodovias estaduais, a RJ-182 e a RJ- 196 ambas conectando-se com a BR-101, sendo que a RJ-196 também é a principal via de acesso ao segundo distrito, Macabuzinho. RJ-182, que faz a ligação com a BR-101, após 17 Km da sede municipal, é a mais usada para se chegar a Carapebus e Macaé, cidades vizinhas. Já a RJ-196, mais usada para se chegar a Quissamã e Campos dos Goytacazes. Já as ligações com a região Serrana, são feitas pela RJ-186 até a localidade de Dr. Loreti, onde esta conecta-se com a RJ- 174.

De Ônibus:
Do Terminal Rodoviario Novo Rio na cidade do Rio de Janeiro, guichê da viação 1001.
Site: Viação 1001 – www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO