Home / Cidades do Brasil / Conceição de Macabu

Conceição de Macabu

Conceição de Macabu é conhecida como “Cidade Simpatia” e  ganhou esse apelido por ser uma acolhedora rota de passagem. Passageiros que tomavam o trem em Campos ou Macaé paravam na cidade para almoçar e se surpreendiam com a hospitalidade do povo, conta Marcelo Abreu, historiador respeitadíssimo do local e entusiasta da cultura macabuense. Bons representantes dessa simpatia são os seresteiros, que se reúnem em agradáveis encontros e reforçam o grande time de músicos da cidade.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Casa da Seresta
Inaugurada em 15 de março de 2008, a Casa da Seresta é o ponto de encontro dos músicos macabuenses. Antes dela, eles se reuniam em botecos, calçadas e varandas de casas seresteiras nos encontros semanais dedicados ao gênero musical mais tradicional de Conceição de Macabu.

Desde sua inauguração, as rodas de seresta, realizadas às sextas-feiras, são comandadas pelo Grupo Lua Cheia, o mais representativo da tradicional seresta macabuense. Junto desde 1979, o grupo também recebe convidados.

# 2 Praça Doutor José Bonifácio Tassara
Não há prédios tombados em Conceição de Macabu, mas há construções que já entraram em processo de tombamento a partir da lista de patrimônios materiais a serem restaurados e preservados. Todos são sugeridos pela Lei de Tombamentos e Registros Imateriais de Conceição de Macabu, de autoria do historiador Marcelo Abreu, ex-diretor municipal do Departamento de Cultura. Os mais importantes estão na Praça José Bonifácio Tassara: a Estação Ferroviária, a Igreja Matriz, a Casa da Cultura, o Edifício Leão XIII e a Câmara Municipal.

# 3 Casa de Cultura Professor Adelino de Campos Tavares
Criada em 2004, a Casa de Cultura funciona em um prédio que abrigou uma unidade de beneficiamento de grãos. No espaço de amplas instalações são realizados encontros culturais e exposições.

# 4 Museu Sociorreligioso Dom Clemente José Carlos Isnard
Fundado em 8 de setembro de 2007 pelo padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, o museu é mantido pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição e preserva importantes acervos histórico-religiosos, incluindo imagens, objetos, paramentos, móveis e documentos. O museu funciona no prédio da antiga Estação Ferroviária. Imagens, santos e objetos sacros já constam do inventário de Arte Sacra Fluminense-Norte/ Noroeste, do INEPAC.

# 5 Espaço Cultural Antônio Carlos Figueiredo
O Anexo da Câmara Municipal é considerado um importante espaço cultural da cidade. O auditório é o principal palco para apresentações artísticas e reuniões culturais, palestras e seminários. Entre outras manifestações culturais, abriga eventos de música, em especial as apresentações dos alunos da Escola Municipal Macabuense de Música e Arte.

# 6 Parque Natural Municipal do Piabas
Complexo de flora e preservação ambiental em uma área de 242 hectares. Nele, estão as principais nascentes do rio Macabuzinho , que é responsável por 70% do abastecimento de água da população macabuense. Não é procurado por turistas por não ter cachoeiras.

■ CACHOEIRAS

# 1 Cachoeira Amorosa
O município de Conceição de Macabu fica entre as bacias hidrográficas do Rio Macabu e do Rio Macaé, oferecendo parques naturais, serras e cachoeiras para nenhum amante da natureza botar defeito. Uma das cachoeiras mais famosas é a Amorosa, que tem altura aproximada de 15 metros e uma piscina natural com pouca profundidade. Fica na região do rio Carukango.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acesso pela BR-101 e posterior acessar a RJ-182 até a cidade de Conceição de Macabu.

De Ônibus:
Do Terminal Rodoviario Novo Rio na cidade do Rio de Janeiro, guichê da viação 1001.
Site: Viação 1001 – www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO