Home / Cidades do Brasil / Cantagalo

Cantagalo

Cantagalo possui uma população de apenas 19.830 habitantes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Palacete do Gavião
O Palacete do Gavião, de propriedade da família Clemente Pinto, foi projetado por Carl Friedrich Gustav Wehneldt, o mesmo arquiteto que idealizou o Palácio do Catete, onde viveu e morreu o presidente Getúlio Vargas.

Construído em 1860, em estilo neoclássico, o Palacete do Gavião possui doze colunas frontais que dão ao prédio suntuosidade romana. Os vários salões internos eram ricamente adornados com peças de mármore e prata, e do teto caiam belos candelabros. É um dos prédios mais imponentes da região. Por ali passaram o imperador dom Pedro II e sua filha, a Princesa Isabel, além de ministros, condes e barões.

# 2 Igreja do Santíssimo Sacramento
A Igreja do Santíssimo Sacramento foi criada em 1806 por ato do imperador dom Pedro I. O prédio foi construído por uma comissão presidida pelo Barão de Cantagalo, entre 1867 e 1876. O interior possui painéis com motivos sacros do artista italiano Antonio Maria Nardi.

# 3 Praça João XXIII
A Praça João XXIII possui um busto do escritor Euclides da Cunha, transferido da fazenda Saudade, onde Euclides nasceu. O memorial foi construído pela fábrica de cimento Mauá, proprietária da fazenda. O logradouro público também preserva um coreto, de planta octogonal, com oito animais aquáticos de cada lado, estilizados em cimento. O coreto e o lago em seu entorno foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

# 4 Casa de Euclides da Cunha
A Casa de Euclides da Cunha foi criada pelo governo do estado do Rio de Janeiro em 1965 em homenagem ao escritor, jornalista e engenheiro Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, que nasceu em uma fazenda no distrito de Euclidelândia. O acervo é formado por reproduções de documentos, desenhos e objetos ligados à vida e obra de Euclides, além da primeira edição dos livros Os Sertões e Contrastes e Confrontos.

A Casa de Euclides conserva uma curiosidade, o encéfalo do autor, preservado em um mausoléu, dentro de uma redoma de vidro, para a realização de pesquisa científica. Há também uma biblioteca extensa, com cerca de três mil obras, criada a partir do acervo original do escritor. Possui títulos literários nacionais e estrangeiros, livros didáticos, além de publicações que analisam Euclides e sua obra. A Casa de Euclides da Cunha conta ainda com auditório para 80 pessoas e o Cineclube da Cunha.

# 5 Câmara Municipal
A construção é de 1880. Já foi sede do antigo Hotel Fiaux, famoso na cidade, e da prefeitura. Desde 1902, é sede da Câmara Municipal.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Acessar a BR-116 (RioxTeresópolis), em Teresópolis seguir pela RJ-130 (TeresópolisxFriburgo), em Nova Friburgo acessar a rodovia BR-492 até Cordeiro e posteriormente a RJ-160 até Cantagalo.

De Ônibus:
A Rodoviária Cel. Manoel Marcelino de Paula está localizada na Rua Getúlio Vargas – Centro – Cantagalo/RJ.

Auto Viação 1001 em www.autoviacao1001.com.br

■ MAPA DA REGIÃO