Home / Cidades do Brasil / Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes é um município no interior do estado do Rio de Janeiro, situado no norte fluminense e possui uma população estimada de 507.548 habitantes. Em Campos dos Goytacazes existem lindas praias, todas com ondas fortes e desertas. São frequentadas por surfistas. Em algumas praias, há colônias de pescadores.

A cidade faz divisa com São João da Barra, Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu. Devido existir um grande número de usinas açucareiras e numa região onde há maior exploração de petróleo e gás natural.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 IGREJAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Campos é uma cidade de história religiosa, onde a passagem de diversos grupos católicos e a devoção dos fiéis deixou como herança um grande número de igrejas construídas em épocas e em estilos diferentes. A principal delas, a Basílica do Santíssimo Salvador, é um prédio de arquitetura neoclássica. Também se destacam o Mosteiro de São Bento, além das igrejas de São Sebastião, São Francisco, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Terço e Santo Amaro e a Paróquia de São Benedito. O acervo de arte sacra campista também é relevante e, recentemente, integrou o “Inventário de arte sacra fluminense”, levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) sobre a produção artística de cunho religioso no Rio de Janeiro.

# 2 PALÁCIO DA CULTURA
O Palácio da Cultura é sede da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e das bibliotecas Nilo Peçanha e Lúcia Miners. O espaço abriga, ainda, o Pantheon dos Heróis Campistas, que guarda os restos mortais de algumas figuras de destaque na história local, como José do Patrocínio, conhecido como “Tigre da Abolição” por sua luta contra a escravidão,

Saldanha da Gama e Nilo Peçanha. Construído em 1973, o prédio possui uma área total de 3.650 metros quadrados e está aberto à visitação.

# 3 TEATRO MUNICIPAL TRIANON
Inaugurado em 25 de maio de 1921, após dois anos de obras, e demolido em 1975, o então Cine Teatro Trianon era equipado com 156 frisas, 554 cadeiras na plateia, 290 balcões, 38 camarotes e 610 gerais para comportar 1.800 pessoas, além de possuir coxia com 25 camarins. O atual Trianon abriu as portas em 31 de julho de 1998, com uma apresentação da Companhia de Dança de Deborah Colker.

A casa, que antigamente abrigava o cinema, recebe espetáculos variados de companhias campistas e de todo o Brasil, com uma programação que abrange teatro, música e dança para 917 espectadores.

# 4 SOLAR DOS AIRIZES
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1940, o Solar dos Airizes foi residência de Alberto Lamego, um dos nomes mais conhecidos de Campos dos Goytacazes.

Construído no século XIX, o casarão está fechado para visitas e ocupação, mas a prefeitura tem projetos para instalar um museu do Açúcar ou da Cultura Popular no local.

# 5 IGREJA NOSSA SENHORA DA LAPA
A Igreja Nossa Senhora da Lapa foi erguida em 1748 na curva da Lapa, às margens do Rio Paraíba do Sul. Começou a ser construída por ordem do missionário Padre Ângelo Siqueira, em 1740, em conjunto com um casarão, onde foi instalado um seminário. Em seus primeiros anos, a igreja chegou a servir também como quartel para tropas e abrigou a sede do liceu provincial.

Em 1861, o conjunto foi entregue à Santa Casa de Misericórdia de Campos, e permanece sob sua administração até os dias atuais. Em 1864, funcionava como asilo para meninas abandonadas na Roda dos Expostos da Santa Casa.
A construção original contava com duas torres, sendo que apenas uma delas foi mantida. Hoje, tanto a Igreja quanto o casarão anexo passaram por reformas, e abrigam nas suas dependências o Instituto Profissional Nossa Sra da Lapa, em substituição ao antigo asilo.

# 6 SOLAR DO VISCONDE DE ARARUAMA
O Solar do Visconde de Araruama, como era conhecido José Carneiro da Silva, é uma das mais importantes edificações de Campos dos Goytacazes. Datado do fim do século XVIII, o prédio já sediou a Câmara Municipal e a Prefeitura. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1987, abriga, atualmente, o Museu Histórico de Campos.

# 7 MUSEU OLAVO CARDOSO
Conhecido usineiro e filantropo campista, Olavo Cardoso queria que sua residência, um prédio do fim do século 19, se transformasse em um espaço que resguardasse e divulgasse a memória de Campos dos Goytacazes. O desejo foi atendido em 2006, ano em que foi inaugurado o museu batizado em sua homenagem.

O espaço abriga a exposição permanente de um acervo que inclui maquetes de bondes, telefones antigos, artefatos usados durante a escravidão e fotos e quadros que pertenceram aos barões da região. Semanalmente, o projeto Terças no Museu promove palestras sobre a memória local.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Da capital Rio de Janeiro seguir pela BR-101 até cidade de Campos dos Goytacazes.

De Ônibus:
Auto Viação 1001
https://www.autoviacao1001.com.br , Faz o trajeto da Rodoviária NovoRio, até a cidade de Campos dos Goytacazes.

De Avião:
Aeroporto de Campos dos Goytacazes
Endereço: Campos dos Goytacazes – RJ
Telefone: (22) 2733-0144

O terminal fica a uma distância de aproximadamente 7 km do centro.

■ MAPA DA REGIÃO