Home / Cidades do Brasil / Cabo Frio

Cabo Frio

*Fotos e Informações de: Divulgação/Pref. Municipal de Cabo Frio

Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem suas belezas naturais. As praias são famosas pela areia branca e fina. O clima tropical, onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente este turismo praiano.

Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil, Cabo Frio vem mantendo as características que a destacaram no cenário econômico e turístico do estado do Rio de Janeiro. Caminhando pelas ruas, você se apaixona pela arquitetura.

Águas transparentes e areias brancas, são marcas registradas das praias de Cabo Frio. A mais badalada é a Praia do Forte, mas se você procura boas ondas, com certeza encontrará nas praias das Dunas, do Foguete e do Peró.

Cabo Frio é uma bela das mais belas cidades do Brasil, e com uma excelente estrutura, referência na Região dos Lagos. A cidade possui praias de água cristalina, areia branquinha, quiosques, bares e restaurantes, casas noturnas e uma grande completa estrutura de hospedagem e aluguéis de temporada.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Praça das Águas
A Praça das Águas fica localizada em frente a praia do forte se localiza no calçadão da Praia do Forte, a praça possui um cenário lindo e paisagístico são aproximadamente 1.600 m² de área e um lago com 1,5 milhões de litros de água.

Você pode ver ao redor da praça, 28 postes com lâmpadas de LED controladas por computador que ficam alternando vários tons de cores que liberam um brilho diferenciado na água. Além disso a praça possui um chafariz iluminado, grandes pedras, vegetação, pequenas passarelas e bancos.

Bairro da Passagem
O Bairro da Passagem, é um lindo e charmoso bairro de Cabo Frio que fica localizado à margem direita do canal de Itajuru, é o marco na história de Cabo Frio. No local é possível encontra diversos prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, como a igreja de São Benedito.

Morro da Guia
A Capela do Morro da Guia, também conhecida como “Capela de Nossa Senhora da Guia” está localizada em cima de um morro, de pode-se contemplar onde uma linda vista panorâmica da cidade. Para acessar a capela é preciso seguir pelo Largo Santo Antônio, onde inicia uma escadaria íngreme que leva ao mirante.

Canal do Itajuru
O canal do Itajuru possui 6 km de extensão, faz a ligação da laguna de araruama e o oceano Atlântico. Possui um lindo cenário inspirador e calmo, onde pode-se ver todo o trânsito de barcos. O canal conta com um amplo calçadão, é cercado por restaurantes, feira de artesanato, é ponto de partida dos passeios de barco e ponto de vista de um belo pôr do sol.

Rua dos Biquínis
Para você que ama praia e moda praia, você não pode deixar de visitar a rua dos biquínis. São mais de 70 lojas especializadas em moda praia e de diversas fábricas instaladas na cidade. A rua fica do outro ado do canal do itajuru e funciona como um shopping a céu aberto é coberta com imensos toldos em formato de lírios, conta com calçadão, jardins e passarelas de madeira com iluminação especial.

Ilha do Japonês
A Ilha do Japonês é uma atração incrível. Localizada no Canal do Itajuru, é um paraíso ecológico de águas calmas, rasas e quentes, ideal para relaxar, é um local muito procurado por praticantes de stand up e caiaques. A ilha é muito frequentada por turistas com suas lanchas e jet skis que circulam pelo canal e param lá.

Convento Nossa Senhora dos Anjos
O Convento Nossa Senhora dos Anjos é um dos mais expressivos exemplares da arquitetura colonial no Brasil. Os destaques ficam por conta das pinturas no teto da capela-mor, dos painéis dos altares laterais e do piso de lajotas de barro.

O Convento abriga ainda uma capela e cemitério da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência/São Francisco das Chagas. O convento levou dez anos para ser concluído, sendo inaugurado em 1686. Mais tarde, sugiram o cemitério, as celas, a igreja, a sacristia, o claustro e os pátios internos. Edificação típica do século XVII, em formato quadrangular, com pequeno claustro. Destaca-se o Cruzeiro de Santo Antônio, em frente ao convento, provavelmente construído na mesma época da igreja.

Fazenda Campos Novos
Implantado numa pequena colina circundada por um amplo descampado, o sítio histórico é remanescente da antiga fazenda de propriedade da Companhia de Jesus. O conjunto arquitetônico do final do século XVII, composto por casa-grande, igreja de Santo Inácio e cemitério, forma uma quadra com claustro interno nos moldes da arquitetura jesuíta dos primeiros séculos da colonização.

Em 1982, durante a presidência do General Figueiredo, as terras da Fazenda Campos Novos foram desapropriadas para reforma agrária. A Prefeitura de Cabo Frio instalou a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento no local e o salão principal da sede passou a abrigar a Biblioteca do Araçá, primeira coleção pública de livros no distrito rural de Cabo Frio.

 

Forte São Mateus
Localizado na Praia do Forte, é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1956, época em que passou por uma série de restaurações. A fortaleza foi construída no século XVII, entre 1616 e 1620, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses.

Havia no litoral brasileiro mais de 130 “bocas de fogo” armadas para proteger a colônia portuguesa. O Forte São Mateus fazia parte dessa estratégia de defesa e foi construído depois do desmantelamento do antigo Forte de Santo Inácio do Cabo Frio, cuja localização e fortificação eram consideradas demasiadamente vulneráveis a ataques.

 

■ PRAIAS

Praia Brava
Cercada por escarpas de 20 metros de altura e com 400 metros de extensão, a Praia Brava tem águas claras e muito agitadas. A praia é a favorita dos surfistas e bodyboarders da cidade. Tem à sua frente a Ilha dos Papagaios e do lado direito uma área é reservada para a prática do nudismo. A Praia Brava está situada entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete, no bairro Ogiva e para se chegar à praia o percurso deve ser feito a pé, por meio de trilhas.

Praia de Aquarius
Situada entre as Praias do Pontal e de Unamar, em Tamoios, 2° Distrito de Cabo Frio, a Praia de Aquárius possui cerca de 3 km de extensão e ondas de diferentes intensidades. É considerada a melhor praia dentre as três para a prática de surf, bodyboard e pesca de anzol e arrasto. Possui vários quiosques em toda a sua extensão.

Praia das Conchas
A Praia das Conchas, situada no bairro Peró entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, é uma das relíquias da Costa do Sol. A praia possui 600m de extensão em formato de concha, de onde originou seu nome, e largura de 30m. Com águas claras e calmas, é uma das favoritas dos turistas e famílias de Cabo Frio. Em sua extremidade direita, onde se encontra a Ponta do Arpoador, existem piscinas naturais formadas entre rochas. Faz limite com a Praia do Peró, à esquerda, e oferece uma bela vista das ilhas de Cabo Frio.

Praia das Dunas
Devido às correntes marítimas mais fortes e ondas maiores, a Praia das Dunas é a mais apropriada para a prática de esportes radicais como surf, windsurf, kitesurf e vela. É cercada por dunas de areias brancas e finas. O acesso pode ser feito pelo bairro Braga ou ainda seguindo até o fim da Praia do Forte.

Praia do Foguete
Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, localizada no km 4 da estrada que liga Cabo Frio e Arraial do Cabo, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada como a Praia do Forte. Por lá é comum a prática de windsurfe.

Praia do Forte
A Praia do Forte, no centro da cidade, é a mais conhecida de Cabo Frio. Mar de águas transparentes e cristalinas, é um dos mais belos cartões-postais do Estado do Rio. Sua extensão litorânea é de 7,5km e a areia branca e fina é uma característica ímpar. Em seu extremo esquerdo fica o Forte São Mateus, construção portuguesa do século XVII, e à direita, duas outras praias a limitam: Praia das Dunas e Praia do Foguete.

Praia das Palmeiras
Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do centro, a Praia das Palmeiras fica na Lagoa de Araruama e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem encontram-se muitas embarcações de pesca. No local existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo. Também podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.

Praia do Peró
Com 7 km de extensão litorânea, a Praia do Peró caracteriza-se pelos quiosques à beira mar, nos quais é possível provar deliciosos peixes e frutos do mar (camarão, lula, mexilhão, lagosta), entre outros petiscos, acompanhados da tradicional cervejinha. Praia de águas límpidas, com ondas constantes e temperatura em torno de 22º C é também procurada pelos aficionados em pesca de arremesso, que lá encontram anchovas, tainhas e badejos. Caracteriza-se ainda pelas dunas de areias finas encontradas principalmente em seu extremo esquerdo: as Dunas do Peró.

Praia do Pontal
Localizada em Tamoios, a Praia do Pontal é de importante contribuição para a pesca local, pois é onde o Rio São João deságua, sendo a passagem dos pescadores para alto mar. Das três praias de Tamoios é considerada a melhor para as crianças e idosos, devido à tranquilidade de suas águas. Porém, requer um cuidado especial, pois possui uma correnteza instável em certos pontos. Os quiosques oferecem o melhor pescado da região.

Praia de São Bento
Praia de São Bento é um prolongamento do Canal Itajurú, localizado no Centro da cidade. É uma praia artificial, de 400 metros, criada por aterro. O recanto atraia casais de namorados, principalmente durante a noite, por ser pouco movimentada e bem segura, por estar localizada próxima ao Boulevard Canal.

Praia do Siqueira
Localizada a 5 km do Centro, a Praia do Siqueira concentra a pesca e o comércio do camarão. A praia é lacustre e imprópria para o banho devido ao excesso de salinidade da água e a movimentação dos barcos de pesca. Situada às margens da Lagoa de Araruama, a orla possui calçadão iluminado e quiosques com música ao vivo ao longo dos seus 2 km de extensão. As águas têm temperatura entre 24° C a 26º C. No entorno da praia se encontram a Igreja de São Pedro e a Praça Júlia Fonseca. O pôr do sol é um dos mais belos da cidade.

Praia do Sudoeste
Próxima ao Aeroporto de Cabo Frio, a Praia do Sudoeste faz parte da Laguna de Araruama. É própria para piqueniques e por ser bem rasa o banho é propício para as crianças. No entanto, o cuidado com a pele na exposição ao sol nunca é demais, pois a salinidade da água é bem alta.

Praia de Unamar
Por ser a mais longínqua do encontro do Rio São João com o mar, a Praia de Unamar, em Tamoios, é a que possui maiores ondas e correnteza mais forte. Estende-se por cerca de 8 km, sendo assim a mais longa da cidade.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem da capital do Rio de Janeiro, seguir pela Ponte Rio-Niterói, posterior rodovia Niterói-Manilha (BR-101), rodovia Rio Bonito-Araruama (RJ-124), Via Lagos (até São Pedro D’Aldeia) e RJ-140;
Para quem vem de Macaé e Campos, acesso pela RJ-106;

De Ônibus:
A Viação 1001 (www.autoviacao1001.com.br) faz o trejato para a cidade de Cabo Frio e Região dos Lagos;

De Avião:
Em Cabo Frio existe um aeroporto com voos regulares pela empresa Azul;

■ MAPA DA REGIÃO