Home / Cidades do Brasil / Armação dos Búzios
Foto: Divulgação

Armação dos Búzios

Um dos lugares mais badalados do estado, Búzios recebe, durante todo o ano, turistas brasileiros e estrangeiros que procuram o balneário para conhecer suas belas praias, restaurantes e lojas sofisticadas. A vila de pescadores foi descoberta nos anos 60 pela atriz francesa Brigitte Bardot e entrou para o circuito internacional. Não é para menos. A cidade, que fica em uma península de 8 quilômetros de extensão cercada por um mar de águas cristalinas, reúne beleza natural, elegância, vida noturna, preservando ainda seu patrimônio imaterial. Em Búzios, pode-se encontrar a tradição do quilombo na praia Rasa, uma escola de Circo e uma filial da Escola de Música Villa-Lobos. A cidade também sedia um festival internacional de jazz e blues, um festival gastronômico e um festival internacional de cinema.O município conta com 23 praias, a maioria de rara beleza. Há praias próprias para esportes de verão, outras para o mergulho e também para a prática do nudismo. Entre as principais, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Tucuns, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para os naturistas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Rua das Pedras
Depois das praias, ela é o maior atrativo de Búzios. Reúne butiques de grifes nacionais e internacionais, restaurantes, sorveterias, bares e um centro budista. Seu nome se refere ao tipo de calçamento, feito com grandes pedras irregulares no estilo das antigas vilas do interior.

Em 1960, a Rua das Pedras era apenas uma passagem de terra batida para o mar. Búzios se resumia a poucas casas de pescadores e um armazém de secos e molhados.

Na década de 70, o empresário carioca César Thedim e o jovem arquiteto Octávio Raja Gabaglia resolveram calçar o chão batido para permitir a circulação dos raros carros de forasteiros que visitavam a aldeia. Hoje, a rua é fechada para automóveis e lotada de pedestres todas as noites.

Igreja de Sant’Anna
A história da Igreja de Sant’Anna começou antes de sua construção, quando uma imagem da santa foi resgatada no mar. Acreditava-se que ela teria naufragado na primeira expedição naval portuguesa de reconhecimento do litoral brasileiro. Sant’Anna ganhou uma capela, construída em 1740 no topo do morro entre as praias da Armação e dos Ossos. A Igreja é um marco para a cidade e em 2002 recebeu iluminação cênica em seu entorno. Aos fundos está localizado o antigo Cemitério dos Escravos. Do alto da igreja, pode-se apreciar uma das mais belas vistas da cidade.

Orla Bardot
Calçadão que liga o final da Rua das Pedras ao Cais dos Pescadores, na praia da Armação. Ostenta a escultura em bronze da atriz de cinema francesa Brigitte Bardot, que visitou Búzios na década de 60, atraindo o olhar da imprensa mundial para a isolada vila de pescadores da Região dos Lagos. Os pescadores também são homenageados no Calçadão com belas esculturas em bronze fincadas no mar. A Orla Bardot concentra ainda algumas das construções históricas da cidade. O litoral da cidade foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2003.

Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Búzios é uma das poucas cidades no mundo que abrigam uma capela dedicada à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, cuja devoção começou em 1700, na Alemanha. A capela foi inaugurada em 2001 e já recebeu centenas de visitantes. Conta com decoração do carnavalesco Mário Borrielo; painel de Sérgio Martinolli; dois anjos de Hildebrando Lima; madona de prata de José de Sá Peixoto; azulejos pintados à mão por Valquíria Young; painel de Hugo Dezmazière e nós de corda do artesão João do Nó.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO