Home / Cidades do Brasil / Araruama

Araruama

Araruama, fica localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Um paraíso marcado pelas suas belas praias oceânicas e lagoas de águas calmas. É que ali os ventos sopram perfeitos e a enorme Lagoa é considerada uma das melhores esportes náuticos. Séculos atrás, a região era habitada por nações indígenas que deixaram como herança uma aldeia com 2.200 anos, considerada uma das mais antigas pesquisadas no país. No mesmo local onde foi encontrada a aldeia, Morro Grande, zona rural da cidade, existe uma outra tribo. Já o Museu Arqueológico, com sede na fazenda Aurora, trabalha no resgate e na valorização da cultura das populações pré-coloniais. A construção é tombada pelo INEPAC, por ser um belíssimo exemplar da arquitetura do século XIX, em estilo Neoclássico, construído na época áurea do café.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 TEATRO MUNICIPAL DE ARARUAMA
Construído no final da década de 70, O Teatro Municipal Prefeito Graciliano Torres Quintanilha, ou Teatro Municipal de Araruama, é o único auditório da cidade. Por esse motivo, serve de palco para os mais variados eventos: palestras, seminários, ensaios de coral, cursos para terceira idade, encontro de grupos de teatro, entre outros.

Já recebeu artistas como Fafy Siqueira, Dercy Gonçalves, Lady Francisco com o músical Os Dálmatas, além de Rodrigo Sant’anna e o grupo de comédia Surto. O Teatro Municipal Prefeito Graciliano Torres Quintanilha, ou Teatro Municipal de Araruama, conta com 230 lugares e uma programação diversificada, que vai de espetáculos teatrais e musicais, a palestras, cursos e seminários. No Salão Iconográfico são realizadas exposições e lançamento de livros.

# 2 MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ARARUAMA
O Museu Arqueológico de Araruama conta, através de painéis e fotos, a história da ocupação da região pelos índios Tupinambás até serem dizimados. Parte do acervo descoberto no sítio arqueológico de Morro Grande encontra-se no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

O museu ocupa uma sala da Casa de Cultura de Araruama. Seu prédio, tombado como patrimônio material, abrigou em 1859 a Câmara Municipal, Júri e Cadeia e, em 1871, a antiga Prefeitura. Desde 2003 funciona como Casa de Cultura, onde acontecem exposições temporárias, eventos culturais, palestras e workshops. A Casa de Cultura abriga ainda o Centro de Memória Municipal, que reúne documentos e objetos da história de Araruama desde o período pré-colonial. O espaço também conta com uma pinacoteca e um telecentro.

# 3 IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
A igreja foi construída em 1867. A matriz original sofreu um incêndio em 1945 – as chamas destruíram toda a construção, restando apenas sua estrutura. e foi reconstituída. As obras de restauração não seguiram o estilo barroco original, modernizando a construção, que recebeu adornos característicos dos prédios públicos da década de 1940, além de uma varanda em estilo art-decó. Da época de sua construção, tudo que sobrou foram as palmeiras imperiais, que ainda enfeitam o pátio da Igreja.

■ PRAIAS

# 1 LAGOA DE ARARUAMA
Localizada entre a Restinga de Massambaba e a rodovia Amaral Peixoto, é a maior fonte de recursos naturais do município. Em suas margens estão situadas salinas. Formada pelas lagoas de Pitanguinhas, Vermelha e Pernambuca, a Lagoa de Araruama tem 220km de área e banha os municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. É muito utilizada como raia para a prática de esportes náuticos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem do Rio de Janeiro, acesso pela ponte Rio-Niterói, estrada Niterói-Manilha (até Rio Bonito) e RJ-124 (Via Lagos);
Para quem vem de São Paulo, acesso pela BR-116 e RJ-124;
Para quem vem de Belo Horizonte, acesso pela BR-040 e RJ-124;

De Ônibus:
A viação 1001 (www.autoviacao1001.com.br) possui ônibus partindo do Rio de Janeiro e Niterói em direção à Saquarema;

■ MAPA DA REGIÃO