Home / Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Varre-Sai

Varre-Sai é um pedacinho da Itália no Brasil, sua maior atração é o Festival do Vinho e Festa da Colônia Italiana. Além do vinho produzido em adegas artesanais, os nativos da terra de nome curioso e de clima serrano também se destacam como produtores de café. Além da produção cafeeira, …

Ver Mais

Sapucaia

Sapucaia é um município do estado do Rio de Janeiro. A população recenseada em 2010 foi de 17 504 habitantes. Um de seus principais distritos, além da sede, é Jamapará, na divisa do município de Carmo, no Estado do Rio, com Além Paraíba, em Minas Gerais. Os demais distritos são …

Ver Mais

Porciúncula

Porciúncula é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Conta com uma população de 18.248 habitantes (dapos IBGE 2017). Seu nome homenageia José Tomás da Porciúncula, primeiro governador do Estado do Rio de Janeiro eleito no período republicano. O município de Porciúncula é banhado pelo rio Carangola, sub-afluente …

Ver Mais

Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes é um município no interior do estado do Rio de Janeiro, situado no norte fluminense e possui uma população estimada de 507.548 habitantes. Em Campos dos Goytacazes existem lindas praias, todas com ondas fortes e desertas. São frequentadas por surfistas. Em algumas praias, há colônias de pescadores. …

Ver Mais

São Sebastião do Alto

São Sebastião do Alto é um município do estado do Rio de Janeiro. Fica a 575 metros de altitude. Conta com uma população de 8906 habitantes (2008). Sua sede fica no alto da “Serra do Deus Me Livre“, e revela uma pequena cidade onde a tranquilidade é excessiva, sem barulhos …

Ver Mais

Macuco

Macuco fica no estado do Rio de Janeiro, sua história está ligada à linha férrea, que, em 1860, foi construída pelo Barão de Nova Friburgo, de forma a facilitar o escoamento das grandes safras para o Rio de Janeiro. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 Praça Professor João Brasil Localizada no …

Ver Mais

Itaocara

Itaocara é um município situado no noroeste do estado do Rio de Janeiro, com população estimativas em 23.234 habitantes. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 Engenho Central Laranjeiras O Engenho Central Laranjeiras foi herdado pelo advogado Péricles Corrêa da Rocha, que o administrou no período de 1930 a 1956. Péricles substituiu …

Ver Mais

Cantagalo

Cantagalo possui uma população de apenas 19.830 habitantes. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 Palacete do Gavião O Palacete do Gavião, de propriedade da família Clemente Pinto, foi projetado por Carl Friedrich Gustav Wehneldt, o mesmo arquiteto que idealizou o Palácio do Catete, onde viveu e morreu o presidente Getúlio Vargas. …

Ver Mais

Cordeiro

Cordeiro é um município do estado do Rio de Janeiro. Sua população estimada em 21.158 habitantes. Cordeiro recebeu o título de “Cidade-Exposição“, devido ao Parque de Exposições Raul Veiga, que recebe concursos de animais, como bovinos e equinos de todos os cantos do Brasil, os grandes shows atraem milhares de …

Ver Mais

Nova Friburgo

Nova Friburgo fica na região Serrana do estado do Rio de Janeiro, sendo conhecida como “Suíça Brasileira” por conta de seus colonizadores que vieram no século XIX da Suíça. O clima ameno da serra e as belezas naturais encantam os visitantes. Nova Friburgo é também um local de belas construções, …

Ver Mais

Araruama

Araruama, fica localizada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Um paraíso marcado pelas suas belas praias oceânicas e lagoas de águas calmas. É que ali os ventos sopram perfeitos e a enorme Lagoa é considerada uma das melhores esportes náuticos. Séculos atrás, a região era habitada …

Ver Mais

Sumidouro

Sumidouro possui 14.168 habitantes e foi fundada em 1890. Tem como atrativos históricos, túneis construídos por mão de obra escrava da época do “Brasil-Colônia”, que serviam de passagem para a antiga linha férrea da cidade. Sumidouro possui casarões históricos, Capela Senhor dos Passos, construída em 1875, praças, entre outros atrativos …

Ver Mais

Conceição de Macabu

Conceição de Macabu é conhecida como “Cidade Simpatia” e  ganhou esse apelido por ser uma acolhedora rota de passagem. Passageiros que tomavam o trem em Campos ou Macaé paravam na cidade para almoçar e se surpreendiam com a hospitalidade do povo, conta Marcelo Abreu, historiador respeitadíssimo do local e entusiasta …

Ver Mais

Bom Jardim

Bom Jardim possui um clima serrano, uma paisagem de montanhas e cachoeiras, algumas construções históricas e manifestações de cultura popular. Pelas ruas de Bom Jardim, destaque para igrejas centenárias e alguns espaços culturais, como o Galpão, o Sobrado e o Cine Bom Jardim. A Festa do Inhame é uma tradição …

Ver Mais

São Fidélis

São Fidélis também é conhecida como “Cidade Poema“, devido às belezas naturais e ao seu grande número de poetas. Sua economia é baseada no cultivo da cana-de-açúcar e na agropecuária (gado de corte e pecuária leiteira). É banhada pelo Rio Paraíba do Sul e por dois importantes afluentes: Rio Dois …

Ver Mais

Duas Barras

Duas Barras é uma cidade bucólica, com mais de 80 casas coloniais preservadas. Terra do café e do Carnaval, Duas Barras é também a cidade onde nasceu Martinho da Vila e cenário de algumas de suas músicas. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 CASA DA CULTURA THEMIS ALVARES GOMES A Casa …

Ver Mais

São José do Vale do Rio Preto

São José do Vale do Rio Preto, fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O município é cortado pelo Rio Preto. O relevo acidentado de São José do Vale do Rio Preto é ideal para a prática de esportes radicais, como montanhismo e rafting. A cidade ainda …

Ver Mais

Trajano de Moraes

Trajano de Moraes é uma típica cidade do interior, com uma praça principal chamada de Nilo Peçanha, que é o ponto de encontro para os moradores e turistas. Trajano de Moraes possui trilhas para caminhadas ecológicas e locais ideais para prática de mountain bike, cavalgada e parapente. Trajano de Moraes …

Ver Mais

Quissamã

Quissamã é um município do estado do Rio de Janeiro, localizado no norte Fluminense. A região possui possui  praias, restingas e lagoas. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba ocupa 13% da área total do território de Quissamã. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 Parque Nacional de Jurubatiba O Parque Nacional de …

Ver Mais

Mangaratiba

Mangaratiba fica a cerca de 85 Km da capital do Rio de Janeiro, seu litoral possui águas calmas e paisagens deslumbrantes. São mais de 30 praias e vários passeios entre as ilhas do município para quem aprecia mar, sol e natureza em alguns dos lugares mais lindos do Brasil. São diversas …

Ver Mais

Armação dos Búzios

Búzios está localizada a 170 km da cidade do Rio de Janeiro, é uma das principais cidades turísticas da Região dos Lagos e recebe o ano inteiro turistas que procuram este famoso balneário para conhecer principalmente suas belas praias de águas cristalinas. A vila de pescadores foi descoberta nos anos …

Ver Mais

Petrópolis

Petrópolis ou “Cidade Imperial“, está localizada na região Serrana do estado do Rio de Janeiro, possuindo pouco mais de 310.000 habitantes. O clima ameno, as construções históricas e a natureza abundante são grandes atrativos que atraem turistas do Brasil e do Mundo. Petrópolis carrega em suas ruas, as heranças deixadas …

Ver Mais

Santa Maria Madalena

O município de Santa Maria Madalena, no Norte fluminense, fica cerca de 223 Km da capital do Rio de Janeiro. O relevo do município é bastante acidentado e apresenta várias montanhas com reservas florestais protegidas pelo “Parque Estadual do Desengano“. ■ PONTOS TURÍSTICOS # 1 Praça Coronel Braz Praça arborizada, …

Ver Mais

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá fica no alto no alto da Serra da Mantiqueira e abrange três vilas: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá. Visconde de Mauá, é distrito do município de Resende e distante cerca de 36 km do centro urbano de Resende. Possui locais esplêndidos para a prática de esportes …

Ver Mais

Penedo

Penedo é um distrito do município de Itatiaia que está localizado na região sul do Estado do Rio de Janeiro e possui diversas cachoeiras. A região recebeu importante influência dos imigrantes finlandeses desde a década de 20, mantendo até hoje os costumes, a cultura e a arquitetura de seus fundadores. Além disso, …

Ver Mais

Paty do Alferes

Paty do Alferes, como algumas cidades vizinhas do Centro Sul Fluminense, originou-se de Vassouras e dedicou-se à economia cafeeira. A cidade faz parte das cidades do Ciclo do Café. Seu nome está relacionado a grande quantidade de Patis (palmeiras de pequeno porte) encontradas no local. A cidade tem participação marcante …

Ver Mais

Vassouras

Vassouras possui um riquíssimo legado histórico, herança dos tempos áureos do café no “Vale do Paraíba“, Vassouras é considerada o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro. Parte desse legado se da pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até …

Ver Mais

Niterói

*Atualizado em 09/04/2019 Niterói está localizada do outro lado da baia de Guanabara, conectada com sua irma pela ponte Rio-Niterói, com mais de 500 mil habitantes. O comércio diversificado e a gastronomia de excelência apontam Niterói como destino turístico importante no cenário nacional. Por sua localização privilegiada entre as duas …

Ver Mais

Saquarema

Saquarema é conhecida como a “Capital Nacional do Surfe“, com 28 quilômetros de praias de areias finas e mar forte, que atrai surfistas de todo o país e até do exterior. Em direção ao mar, as dunas de Saquarema guardam vestígios de povos primitivos que habitaram a região há 4520 …

Ver Mais

Porto Real

A cidade de Porto Real foi a primeira colônia italiana no Brasil, o município foi fundado em 5 de Novembro de 1995 e uma  possui população em torno dos 18.500 mil habitantes. Porto Real é considerada uma cidade privilegiada por suas  características geográficas e históricas. A origem do município de …

Ver Mais