Home / Cidades do Brasil / Umuarama
Foto: Agência de Notícias do Paraná

Umuarama

Com 110 mil habitantes, Umuarama é conhecida por sua receptividade e pelo carinho com que acolhe visitantes de outras regiões e até do exterior. O clima tropical é agradável e torna o município um ótimo lugar para se viver. A cidade atrai olhares de grandes investidores e está entre as 100 melhores para se investir no Brasil, segundo a revista Exame.

O povo, trabalhador e determinado, movimenta a economia local e regional por meio da agricultura, pecuária, indústria moveleira e comércio forte e diversificado. Polo universitário com grandes faculdades e universidades – incluindo um curso de Medicina –, Umuarama desponta ainda na área de saúde, com diversas clínicas e cinco grandes hospitais, entre eles o Hospital Regional Uopeccan, um dos maiores do Estado no tratamento do câncer, que chega a atender mais de 900 pacientes por dia.

  • CONHEÇA A RÉPLICA DA TORRE EIFFEL
    A réplica da Torre Eiffel fica às margens da PR-323, em Umuarama. O monumento tem 10% do tamanho original. Para se chegar ao topo, são 160 degraus. A visitação é gratuita.
  • CONHEÇA OS PARQUES DA CIDADE
    O planejamento urbano, a arborização – mais de 150 mil árvores e dois grandes bosques urbanos, o Bosque Uirapuru e o Bosque dos Xetá, além de dois lagos e reservas particulares –, largas ruas e avenidas, bem como canteiros e praças floridas e bem cuidadas, encantam os visitantes. Apesar do centro bem desenvolvido e verticalizado, a cidade ainda guarda a ternura do pacato clima de interior.
  • CACHOEIRAS E TRILHAS​​​​​​​
    Com fauna e flora preservadas, Umuarama tem diversas cachoeiras para quem gosta de curtir a natureza e fazer trilhas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Bosque Uirapuru
O bosque está localizado no centro na cidade, com área de 58.124,7 m², com trilha pavimentada para caminhadas, parques e quiosques para churrascos e festas, além de ATI – Academia da Terceira Idade – e atividades para a comunidade.

# 2 Parque Municipal dos Xetá
O bosque é localizado no centro da cidade, com área de 179.868 m². Possui trilhas pavimentadas de 2.300 m, com travessia em ponte, ATI – Academia da Terceira Idade – e memorial em homenagem aos índios Xetá. Atualmente, está instalado no bosque a Secretaria de Meio Ambiente.

# 3 Catedral Divino Espírito Santo
A Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo foi desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis. Com arquitetura contemporânea, foi solenemente dedicada e inaugurada em 7 de junho de 1987, na Festa do Padroeiro Divino Espírito Santo.

# 4 Lago Aratimbó
É um ponto de encontro nos fins de tarde e, principalmente, nos fins de semana e feriados. Por sua estrutura conter quiosques com churrasqueira, playground e uma grande área arborizada, proporciona entretenimento e diversão aos frequentadores e visitantes.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Saindo de Curitiba, pode-se chegar à cidade pela BR-376 e BR-487. São 554 km de viagem. De carro, o tempo é de cerca de 7 horas e de ônibus, de cerca de 10 horas.

De Ônibus:
nd

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO