Home / Destinos pelo Brasil / Tuneiras do Oeste
Divulgação / Pref. Mun.

Tuneiras do Oeste

A cidade de Tuneiras do Oeste foi fundada em 1960, possui extensão aproximada de 698 km 2. Está localizada na região Norte Paranaense, e de acordo com as estimativas do IBGE/2016, possui atualmente cerca de 8.800 habitantes.

O nome da cidade se dá devido ao fato da região possuir muitos cactos, conhecidos como “Tunas”. As cidades que fazem limites com Tuneiras do Oeste são Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Cianorte, Moreira Sales e Araruna.

Dentre os produtos que se destacam na região, encontram-se a produção de galináceos, rebanhos de bovinos, ovinos, equinos, caprinos, suínos e vacas ordenhadas. Dentre os produtos agrícolas se destacam o abacaxi, cana-de-açúcar, feijão, arros, mandioca, milho, café e uva.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Reserva Biológica das Perobas

Com área de 8.716 hectares, a unidade conserva as nascentes de dois afluentes do Rio Ivaí, protegendo ainda as últimas parcelas que ainda se encontravam desprotegidas da Floresta Estacional Semidecidual, um dos tipos de formação da Mata Atlântica. A reserva é considerada uma área de transição entre a Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Mista (Araucárias), onde há predomínio de peroba. A maior parte está implantada em terra pública, havendo no entanto regiões que se encontravam ocupadas por proprietários rurais, que foram desapropriados. A Reserva Biológica localiza-se na região noroeste do Paraná, municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste. A Reserva Biológica das Perobas abriga exemplares de perobas com mais de 30 metros de altura. Em suas trilhas também é possível observar algumas das mais de 120 espécies de aves já identificadas, como araçari, surucuás, urubus-reis, juruvas e jacupembas. Também podem ser avistados queixadas, catetos, veados-mateiros e antas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vem da cidade do Rio de Janeiro e região sudeste, pela rodovias BR-116 e posterior BR-374, com duração de 14 h 4 min e 1.196 km de distância.

De Ônibus:
Expresso Maringá
Telefone: (44) 3221-1100

De Avião:
Aeroporto de Londrina
Telefone: (43) 3027-9000, (43) 3027-9136 / 3027-9106, (43) 3027-9000

■ MAPA DA REGIÃO